As fotos e o texto deste artigo são de autoria de Kátia Becho.
Andar de Vélib’ é uma das melhores formas de se conhecer Paris: fácil, rápido, barato e lúdico. Funcionando desde o verão de 2007, as Vélib’ (união das palavras vélo + liberté) caíram no gosto dos turistas e dos parisienses e provocaram o aumento das vendas de bicicletas comuns na cidade. Já são mais de 20.000 Vélib’ e mais de 1.400 estações por toda Paris. A cada 300 metros, segundo a prefeitura, há uma estação.
As estações são tipo auto-serviço, ou seja, a pessoa chega e faz toda a operação de aluguel através de um totem computadorizado. É preciso ter um cartão de crédito com chip, pois os totens não funcionam nem com cartão de tarja magnética nem com dinheiro.
Há duas formas de se comprar o passe Vélib’: para uso por 1 ou 7 dias e para uso o ano todo. A primeira meia hora é gratuita. A dica é trocar de bicicleta antes de vencer a primeira meia hora (a cada 29 minutos). Dessa forma, com um único pagamento de 1,80 euros, dá pra rodar o dia todo.
Clique aqui para ler outro artigo com o passo a passo de como alugar uma Vélib’.
As Vélib’ são bicicletas resistentes e possuem 3 marchas. Há, por toda a cidade, indicação no asfalto dizendo onde deve-se andar de bicicleta e onde deve-se atravessar a rua. Nos grandes boulevards e avenidas, geralmente a ciclovia é a mesma pista reservada aos ônibus. Os motoristas costumam ser gentis com os ciclistas, mas é bom tomar cuidado e sempre indicar com o braço antes de virar uma esquina. O ciclista deve evitar andar na contramão. Outro dia eu fiz isso e uma ‘tropa de choque’ de 3 policiais de bicicleta me cercaram. A policial feminina me encarou bem brava e falou dura que eu estava errada. Ela viu que eu era turista mas, se fosse uma local, pagaria uma multa na hora.
O site do Vélib’ tem opção do idioma em inglês ou espanhol, clique aqui.
Observações:
1- Leiam o comentário da leitora Alessandra Soraggi. Ela usou o Vélib’ em Paris e faz uma análise excelente do uso das bicicletas
2- Kátia Becho, a autora do artigo, passeou por Paris guiada por uma amiga parisiense. Por isto ela pode usar, sem problemas, o recurso de devolver a bicicleta antes de completar os 30 minutos. Desde que publiquei o artigo da Kátia, estou preocupada com este detalhe. Aconselho a não usarem este recurso. Melhor pagar os acréscimos a cada meia hora e passear pela cidade sem se preocupar com a troca de bicicletas a cada 29 minutos. Concordo plenamente com tudo que Alessandra disse.
Leia também:
- Alugar bicicletas em Paris: modificações do programa Vélib
- Mapas das pistas cicláveis em Paris
- Problemas na locação? Veja como solucionar.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
222 Comentários
Cassia
Ola Lina!
Hj acordei inspirada pra alugar uma bike mas não sabia como, e encontrei uma luz no fim do tunel. Adorei os posts, ate mais ”pessimistas”, digamos assim. Estou em Paris e ficarei aqui ate novembro, agora me sinto mais segura pra explorar essa facilidade.
Grande abraço, obrigada!
Lina
Cássia
Então vai conhecer bem Paris. Aproveite o máximo.
Daniela
Oi pessoal,
o passeio de velib é muito legal, contornar o rio, subindo e descendo as pontes é muito bom. Não consegui imprimir o ticket de devolução da bike, mas é só verificar a situação do seu cartão no totem que verá se a bike foi devolvida e as horas disponíveis para continuar usando o sistema. Já estou estou pensando em voltar e repetir a dose em Versalhes. Abç!
IAN
Oi,
A gente alugou 2 bicicletas em paris no dia 20 de outubro de 2011, e foi muito legal.
Da para comprar um ticket pelo website (pagar pelo website com cartao) e dai para retirar a bicicleta voce digita o codigo que voce recebe por email apos a compra.
a gente andou umas 3 horas
PS: acho que tem que devolver a bicicleta sempre antes da meia noite.
Eu nao tive nenhum problema com o cartao.
Custou menos de 8 euros cada bicicleta.
valeu a pena, adoramos.
Guilherme
Oi pessoal
acabei de chegar de paris com 150 deitados na minha conta. sao 7 dias mesmo ate entrar a grana d novo?
eu usei a bike por 2 horas e fui o mais cuidadoso, pra ouvir o clic e a luz verde. no meu extrato vi q foi debitado em alguns minutos que peguei a bike, pois comprei um ticket de 01 dia. e peguei a bike antes da meia noite e devolvi la pelas 2. no estrato foi debitado no dia q peguei a bike.
vamos ver se a grana volta.
Dayane
Olá Maria Lina,
Primeiro, adoro seu blog.
Eu tenho um blog sobre nossas viagens mundo afora, iria escrever um post sobre o uso das Vèlib, mas procurando masi informações cai no seu blog (novamente) e vou fazer um post indicando o seu blog para buscar diretamente nele esta e outras informações, porque este post da Vélib está super completo e não poderia preparar melhor. Claro, com todas as referências necessárias. Espero que não se importe.
Um abraço!
conexaoparis
Dayana
Obrigada pelo o uso correto das referências e boa sorte no seu caminho de blogueira.
HELOISA
Muito boas as dicas do Velib, porém estarei em Paris em agosto proximo com meu marido e minha filha de 5 anos e gostaria de alguma dica para locarmos bicicletas com a opçao de cadeirinha, já que ela ainda nao sabe andar de bici sem rodinhas e cansaria muito ao ter que pedalar pela cidade ou mesmo caminhar. Agradeço se alguempuder me ajudar.
conexaoparis
Heloisa
Olhe se encontra aqui.
http://www.parisvelosympa.com/location_velos_tandems.html?gclid=CMTZ5LnP_qkCFdkz3wodNUyz1A
Eduardo
Lina,
Como falei no post anterior, escrevo aqui um relato sobre o aluguel de bicicleta em Paris no programa Vèlib:
1- É extremamente simples, seguro e prático;
2- Você se dirige a um dos inúmeros Totens espalhados pela cidade;
3- “Examina” uma bicicleta, para ter certeza que não está quebrada;
4- Em um dos lados dos Totens, tem um visor com um teclado em baixo, e um local para colocar o cartão de crédito;
5- Na tela do visor tem a opção de escolher o idioma (não tem português) apertando a tecla “3”;
6- O próximo passo é escolher se você já tem um cartão Vèlib com identificador (já é assinante) que lhe permite alugar as bicicletas ou se você se irá adquirir um naquele momento(será um assinante);
7- Optando em adquirir um cartão Vèlib, você escolhe se quer um cartão válido por 7 dias (8 euros) ou válido por 1 dia (1,7 euro);
8- Nesse momento ele pede para você criar uma senha de 4 digitos para sua conta de assinante Vèlib que está sendo criada e pede para você inserir seu cartão de crédito com chip, informando que será feita uma pré-autorização de 150 euros no seu cartão como uma caução;
9- Após isto, o totem imprime seu cartão de assinante, onde consta o número (8 digitos) da sua conta Vèlib criada;
10- O totem volta a tela inicial e depois de escolher o idioma, escolha a opcão de JÁ SER UM ASSINANTE;
11- Ele pede o número do seu cartão de assinante (8 digitos) e sua senha pré-cadastrada ( 4 digitos), abrindo sua conta.;
12- Nesse momento você escolhe a opção: Alugar uma bicicleta;
13- O totem pede para vc inserir o número da bicicleta em questão (localizado ao lado de cada bicicleta) e destrava a bicicleta escolhida, você ouvirá um “clique”;
14- É só puxar a bicilceta para trás e sair pedalando por Paris…;
15- A cobrança é da seguinte forma: a primeira meia-hora grátis, a segunda meia-hora 1 euro, a terceira meia-hora 2 euros, da quarta meia-hora para cima 4 euros, vai se somando: ou seja 2 horas seguidas custará 7 euros, já 2horas e 10 minutos custará 11 euros;
16- Para devolver: se dirija a qualquer Totem, encaixe a bicicleta até ouvir 2 “cliques” e a luz ao lado do número ficará verde;
17- Para sua segurança, se dirija ao totem e acesse sua conta como explicado acima e terá a opção de imprimir o ticket de devolução;
18- Você usára este cartão de assinante durante o período para o qual você comprou (1 ou 7 dias) quantas vezes quiser; repetindo o mesmo procedimento a partir do item 10 acima;
19- Essa sua conta criada expirará ao término do período pelo qual você adquiriu seu cartão de assinante deo Vèlib;
Dica: Se for pedalar por muito tempo, troque de bicicleta com menos de 2 horas para nao sair muito caro;
Em nenhum momento você verá a pré-autorizacao no seu extrato do cartão, ao expirar a conta a Vèlib debitará o que vc usou de aluguel;
Por isso sempre imprima seu ticket de devolução para ter certeza que ela foi computada e até como forma de garantia;
Abraços
Eduardo V.
Eduardo
Lina,
Estou em Paris, querendo alugar uma bike, porém com uma duvida:
Vi no site da velib, que o passe pra um dia custa 1.7 €
Já nos totens a partir da 2 meia hora adicional o valor chega a 2€.
Nao entendi essa diferença….
Obrigado…
P.s: obviamente estou utilizando muitas dicas do seu site, escrevo posteriormente um pequeno relato.
conexaoparis
Eduardo
Como não ando de bike não sei te explicar a diferença.
Realmente no site o ticket de 1 dia custa 1.70 euros.
ANTONIO
Galera não tenham medo de utilizar o cartão de débito ou crédito no vèlib.Morei lá e utilizei bastante sem nenhum problema.Mesmo com bronca eles devolvem o dinheiro com facilidade, basta ligar(pode ser em espanhol, ingles ou frances) que não tem burocracia. E outra DICA PARA EVITAR DÉBITOS INDEVIDOS, TODA VEZ QUE VOCÊ DEVOLVER UMA BIKE EM UM PONTO, VÁ AO PAINEL QUE TEM UM OPÇÃO DE SITUAÇÃO QUE INFORMA RESUMO DA SITUAÇÃO, TIPO– BICICLETA DEVOLVIDA–NÃO HA DEBITOS— ETC NÃO DEIXEM DE CURTIR ESSE´PASSEIO QUE É MASSA, POIS DEBITOS INDEVIDOS SÃO RAROS.