Como alugar um carro na França. Se quiser circular pela França de carro, voce deve se preocupar com 4 ítens.
Qual locadora
A França possui 4.200 agencias de locação de carro entre as agências internacionais e centenas pequenas agências independentes. Uma boa opção é começar sua procura pela Rentcars que é locadora e também site comparativo de preços das locadoras presentes na França.
Qual locadora
Para todos os casos os pontos importantes são:
– os contratos de seguro são evasivos e o problema é a franquia. Em caso de roubo ou acidente ela pode ser de 1.300 euros. Você pode pagar um suplemento de mais ou menos 13 euros e suprimir a franquia. O pagamento da locação com um cartão de crédito de alto nível suprime automaticamente a franquia em quase todas as agências. A quebra de vidros, pneus furados, choques em baixo do carro não são reembolsados. Por isto verifique bem o carro antes de aceita-lo.
– as surcharges, os suplementos cobrados a parte. Por exemplo, existe uma surcharge aeroporto (25 euros) para deixar ou pegar o carro no Charles de Gaulle; surcharge altitude, para aqueles que deixam o carro nas estações de esqui. Quanto aos equipamentos, cadeira para criança ou GPS, eles podem ser caríssimos. Certas agencias pedem 45 euros para um cadeira criança. O GPS está em torno de 13 euros.
Como dirigir
Viajar de carro pela França não requer somente as qualidades que definem um bom motorista. Conduzir em cidades ou estradas onde circulamos pela primeira vez requer também dominar regras locais. Por isso te aconselhamos ler o artigo dedicado às regras básicas para dirigir na França (clique aqui). E saiba também identificar os símbolos dos carburantes quando for abastecer o carro alugado (leia aqui).
Em quais circunstânias o carro é a melhor opção
Os conselhos básicos são:
. não alugue carro para conhecer médias e grandes cidades como Paris, Bordeaux, Lyon, Marseille, Nice. Todas elas estão com políticas de restrição de veículos no centro histórico. Todas as médias e grandes cidades sofrem com o problema dos engarrafamentos. E todas elas possuem excelentes metrôs, rede de ônibus urbanos e tramway.
. não alugue carro para trajetos entre Paris e suas regiões. A rede ferroviária é excelente gasta-se no máximo três horas de Paris até a Côte e d’Azur, Alpes franceses, Borgonha, Bordeaux, Alsácia, Bretanha, Normandia.
. não alugue carro para viagens entre Paris e algumas cidades européias. Para Londres, Genebra, Lausane, Amsterdam o trem é a escolha ideal. Para localidades mais afastadas escolha a via aéra.
. o carro é ideal para circular nas pequenas estradas do interior da França, para viajar com calma pelos vinhedos franceses, pelas pequenas cidades do litoral atlântico, pela Provence e em torno do Mediterrâneo.
Quais os documentos necessários para dirigir na França
Uma dúvida frequente dos leitores do CP é sobre a documentação exigida. Só a CNH ou não? Clique aqui e leia nosso artigo sobre esse assunto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
164 Comentários
Fernando Magalhães
Olá, eu e minha esposa queremos viajar pela Europa em maio, rogo informações se é interessante alugar um carro, ficaremos 16 dias, ou se mais benéfico viajarmos de trem, não temos nenhum conhecimento do antigo continente. Obrigado.
Lina
Fernando
Em Paris não alugue carro. Difícil estacionar. Paris é pequena e deve ser conhecida a pé. Para viajar pela França, alugar um carro vale a pena.
Pamella
Lina, eu e meu marido viajaremos final de Abril para a França, e gostaríamos de conhecer a Provence e Côte D`Azur em carro, alugando um em Avignon e devolvendo em Nice. Segundo a tua dica, entrei no site da agencia sncf, porém fiquei em dúvida sobre a passagem de trem. Dá para imprimir algum voucher? É confiável passar o número do cartão? Pq qnd somos redirecionados ao site em português, as passagens chegam a dobrar de preço…
Lina
Pamella
Se for o site voyages-sncf ele é de toda confiança. Pertence ao Estado francês. Ou você compra a e-passagem e não precisa imprimir mais nada ou escolhe retirar a passagem na estação. Neste caso imprime o email que confirma a compra. E leve também o cartão de crédito com o qual efetuou o pagamento.
Valéria Afonso
Lina, boa noite!
Eu e meu marido vamos para Paris no fim de abril e gostariamos de conhecer o Vale do Loire. Gostaria de saber os principais lugares a visitar, pois teremos apenas 4 dias para isso. Gostaria também de saber se é melhor ir de trem ou de carro alugado, e qual a melhor empresa para alugar carro. Grata.
Lina
Valéria Afonso
Acho 4 dias no Vale demais. Depois de visitar 4 castelos (dois por dia) estará cansada de castelo.
Vá de trem até Tours. Alugue carro lá com a Avis que se encontra ao lado da gare (estação ferroviária).
Visite Chambord, Chenonceau, o castelo de Tours e volte de trem para Paris.
Arthur
Oi! Estou indo para França em novembro e pretendo alugar um carro para rodar na normandia e até Mont Saint Michel por 5 dias. Vi as dicas postadas aqui e verifiquei o site voituredelocation.fr. Tenho as seguintes duvidas:
Qualquer das agências tem no terminal 1 do Charle de Gaulle?
Qualquer uma delas tem pessoal que fala inglês?
As Taxas estão incluidas?
Se alguém já reservou e usou o serviço de EU$0,00 franquia, vale a pena?
Bom, minha experiência anterior foi positiva com a Hertz, tenho certo receio de arriscar outra agências…..
Obrigado,
Arthur
Lina
Arthur
Te aconselho então alugar com a Hertz. Mais seguro. Com toda certeza eles possuem carros nos aeroportos. No site da Hertz France você deve obter esta resposta. Na Hertz os funcionãrios, sobretudo nos aeroportos, falam inglês.
Irene
Obrigada pelo conselho, Lina. Queria ir já com tudo pago, mas, sendo assim, vou deixar para ver como estará o clima em dezembro. Aliás, quero parabenizá-la pelo seu excelente trabalho aqui. As matérias, suas orientações e as dicas que os leitores deixam me ajudaram a montar o meu roteiro de 20 dias de férias na França. Muito obrigada, de coração! Beijão!!!
Irene
Vou à França em janeiro/2013 e pretendo alugar um carro, entre os dias 07/01 e 13/01, para ir de Paris ao Monte Saint-Michel e ao Vale do Loire. Gostaria de saber se neva por lá nesse período. Estou com receio de nevar no trajeto, pois, como nunca dirigi com neve, acho que acabaria ficando perigoso e aí eu optaria por trem+ônibus. Se alguém puder me dar uma dica, agradeço imensamente.
Lina
Irene
Te aconselho seguir a meteorologia quando chegar na época da sua viagem. Se o inverno for rigoroso com muita neve, não aconselho as estradas.
Fabio
Antonio Fabio: acabei de voltar da Europa e aluguei um carro em Paris e devolví em Roma, portanto rodei bastante por lá. Aluguei na Hertz uma mercedez bens série B180 que eles classificam como family collection. O carro é ótimo, com bom espaço interno, tudo eletrônico, com câmbio automático (o que é dificil, pois os carros mais populares lá são todos com câmbio manual) e tem o que você precisa que é o GPS em português que funciona diretamente no sistema multimidia do carro (excelente, pois você não precisa pagar o GPS a parte que também é caro).
Eu reservei e paguei tudo por aqui pela Hertz, ficando bem fácil por causa da lingua – lá eu só precisei pagar a taxa de retorno do carro pois eu devolví em um outro país, eliminando riscos de assumir taxas extras desnecessárias.
Esse carro é um dos mais baratos de sua categoria.
As estradas são ótimas, só tome cuidado com o excesso de velocidade – há pontos com limite de 90Km/h com muitos radares. abs e boa viagem.
Lina
Fabio
Muito obrigada pela ajuda.
Nunca me preocupei com a questão do GPS em português. Ainda bem que você pode ajudar.
antonio fabio
vou a frança em setembro. pretendo alugar u m carro em Tours para conhecer os castelos do vale do loair. Gostaria de aulgar em uma empresa que tenha GPS em português ou espanhol. Alguém saberia me indicar alguma empresa boa?
depois vou alguar um carro em toulouse para ir até Carcassonne e outras cidades do sudeste. A pergunta é a mesma, ou seja: Gostaria de aulgar em uma empresa que tenha GPS em português ou espanhol. Alguém saberia me indicar alguma empresa boa?
Lina
Antonio
Não posso te ajudar. Não tenho muita experiência com aluguel de carros. Quando alugo, escolho as maiores como Europcar, Hertz, Avis…
Lucia
Quero alugar um carro saindo de Paris para ir até a Provance e já comprei a passagem de TGV de volta para Paris .
Acredito que mesmo com a passagem já comprada ainda consiga alugar o carro com o desconto que você mencionou, certo?
Entrei no site e no passo a passo , depois de informar locais e de busca , entrega e o nº do trem, perguntam “une carte de redution?” e me dão algumas opções. Sabe me informar qual a correta, ou mais adequada?
Lina
Lucia
Você não deve ter carte de reduction.São cartas que os franceses possuem com validade de um ano e permitem reduções.
Mari
Gps funciona em qq lugar, desde que o mapa esteja nele carregado.