Como alugar um carro na França. Se quiser circular pela França de carro, voce deve se preocupar com 4 ítens.
Qual locadora
A França possui 4.200 agencias de locação de carro entre as agências internacionais e centenas pequenas agências independentes. Uma boa opção é começar sua procura pela Rentcars que é locadora e também site comparativo de preços das locadoras presentes na França.
Qual locadora
Para todos os casos os pontos importantes são:
– os contratos de seguro são evasivos e o problema é a franquia. Em caso de roubo ou acidente ela pode ser de 1.300 euros. Você pode pagar um suplemento de mais ou menos 13 euros e suprimir a franquia. O pagamento da locação com um cartão de crédito de alto nível suprime automaticamente a franquia em quase todas as agências. A quebra de vidros, pneus furados, choques em baixo do carro não são reembolsados. Por isto verifique bem o carro antes de aceita-lo.
– as surcharges, os suplementos cobrados a parte. Por exemplo, existe uma surcharge aeroporto (25 euros) para deixar ou pegar o carro no Charles de Gaulle; surcharge altitude, para aqueles que deixam o carro nas estações de esqui. Quanto aos equipamentos, cadeira para criança ou GPS, eles podem ser caríssimos. Certas agencias pedem 45 euros para um cadeira criança. O GPS está em torno de 13 euros.
Como dirigir
Viajar de carro pela França não requer somente as qualidades que definem um bom motorista. Conduzir em cidades ou estradas onde circulamos pela primeira vez requer também dominar regras locais. Por isso te aconselhamos ler o artigo dedicado às regras básicas para dirigir na França (clique aqui). E saiba também identificar os símbolos dos carburantes quando for abastecer o carro alugado (leia aqui).
Em quais circunstânias o carro é a melhor opção
Os conselhos básicos são:
. não alugue carro para conhecer médias e grandes cidades como Paris, Bordeaux, Lyon, Marseille, Nice. Todas elas estão com políticas de restrição de veículos no centro histórico. Todas as médias e grandes cidades sofrem com o problema dos engarrafamentos. E todas elas possuem excelentes metrôs, rede de ônibus urbanos e tramway.
. não alugue carro para trajetos entre Paris e suas regiões. A rede ferroviária é excelente gasta-se no máximo três horas de Paris até a Côte e d’Azur, Alpes franceses, Borgonha, Bordeaux, Alsácia, Bretanha, Normandia.
. não alugue carro para viagens entre Paris e algumas cidades européias. Para Londres, Genebra, Lausane, Amsterdam o trem é a escolha ideal. Para localidades mais afastadas escolha a via aéra.
. o carro é ideal para circular nas pequenas estradas do interior da França, para viajar com calma pelos vinhedos franceses, pelas pequenas cidades do litoral atlântico, pela Provence e em torno do Mediterrâneo.
Quais os documentos necessários para dirigir na França
Uma dúvida frequente dos leitores do CP é sobre a documentação exigida. Só a CNH ou não? Clique aqui e leia nosso artigo sobre esse assunto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
164 Comentários
Christina Canic
Olá, pessoas!!!
Gente, desculpe minha ignorânica… Mas o GPS que a gente tem aqui serve na França???? Basta baixar o mapa de lá? Tenho um e penso em levá-lo, se fôr o caso… E posso incluí-lo na minha mala normalmente ou tem que ser de alguma maneira específica, por ser um eletrônico, sei lá…rsrs…
Marinheira de primeira viagem…
O blog só nos ajuda, sempre!!!
Um beijo!!!!
Tuca
Vou alugar um carro em Paris e ir até a Normandia, Amsterdã, Belgica e chegar até Berlim, fica muito caro devolver o carro em Berlim e voltar de avião ou trem? ou seria melhor em Paris? obrigada.
conexaoparis
Tuca
Faça esse texte nos sites da locadoras. Normalmente devolver o carro em outra cidade fica quase o dobro do preço.
Glaucia
Lina,
Estou programando minha viagem para Fev/Março de 2012, e tenho consultado muito seu blog! Em breve aparecerei com algumas perguntinhas, mas agora apenas quero parabenizá-la pela sua iniciativa! Um abraço!
Mauricio Christovão
Beth: Só vi sua mensagem hoje. Concordo com você, alugar é mais fácil que o leasing e há mais variedade de escolha. De repente, aparece aquele “upgrade” na hora H…
Beth
Maurício
Eu prefiro alugar carro direto na Hertz.
De preferência, pouco rodado…
Já aluguei um MBenz (em Paris) com HUM mil kms rodados e ótimo preço…
Maurício Christovão
Tania: Para alugar simplesmente, pode ser por qualquer periodo. Como você mesma disse, foi feito um leasing de carro 0km, o que também é interessante para períodos maiores. As outras marcas francesas(Peugeot e Citroen) também têm ou tinham essa modalidade de leasing. Vou confessar que já tive uma agência de turismo no final do século passado e vendi muito desses pacotes de leasing de 0km. Parece que as montadoras têm uma vantagem fiscal(é claro…) e revendem esses carros quando são devolvidos.
Tania
Olá para todos!
Já viajei de carro pela França e é muuuuuuiiito tranquilo! As estradas são bem sinalizadas. Na época tb não falava francês mas mesmo assim não tive dificuldades. A quem interessar, o site renocar.com.br tem locações de carros da renault 0km. Dêem uma olhadinha. Eles são muito certinhos! Quando fui, peguei o carro na loja de Paris (pode pegar no aeroporto tb) e lá tem funcionários que falam português. Pode pegar o carro em outras cidades e devolvê-los tb. Não sei se é incoveniente, mas eles só alugam por 17 ou mais. Agora eles estão com uma prmoção tipo alugue 17 dias e ganhe mais 4 = total 21 dias. Fiz uma cotação para mim e meu marido com Passagem Aérea Air France, em classe econômica; * Leasing Renault * Seguro Viagem; Bolsa Viagem e saiu por 1477 euros + taxa de embarque. Aliás, a agência não é minha nem de parente nenhum meu… é só uma dica que vale a pena!
Maurício Christovão
Paulo: estamos em setembro/11 e você vai em maio/12. Até lá sugiro que você aprenda um pouco de francês básico. Existem livrinhos de conversação da Berlitz e/ou da Folha de São Paulo que me quebraram um galho aí em Paris. Sugiro também consultar o Via Michelin, que dá todas as dicas do percurso. Basta você entrar com a cidade de origem e a de destino e voilá!!! calcula as distãncias, os pedágios e ainda diz onde estão os radares… Multa em euros não tem graça!!! Aqui vai o link:
http://www.viamichelin.fr/
Beth
Paulo
Eu já viajei de carro pela Europa inteira, mesmo sem falar a lígua de alguns países. Já tentou falar sueco? risos.
Basta vc ter carteira de motorista, cartão de crédito e respeitar a lei…
Tem estacionamento, mas são caros e distantes…
Pedágio? É como aqui… Tem manual e automático.
Abs.
Paulo
Olá! Preciso de ajuda, se alguem puder colaborar…muito obirgado.
Em maio/12 vou ficar 5 noites em Nice (pretendo conhecer Menton, Monaco, Vence, Grasse, Cannes) e 4 noites em Aix (quero visitar Marselha e algumas pequenas cidades próximas a AIX).
Não sei falar ingles, muito menos frances. Já fui a Paris por quatro vezes e nunca tive problemas de comunicação, inclusive andei de onibus, metro, táxi, trem (para ir a Strasbourg, Giverny, Rouen).
Será muito complicado (sem falar o idioma) dirigir carro dentro das cidades (riviera e provance) em maio/12?? Nas cidades existem locais para estacionar? É muito caro? Nas estradas os pedágios são pagos diretamente para um funcionário das cabines??
conexaoparis
Paulo
Problema algum. Circule tranquilo.
Nas pequenas cidades vai encontrar sempre um estacionamento. Todos são caros, na França.