Uma das muitas coisas que surpreendem os turistas brasileiros em Paris é o horário de funcionamento do comércio. A grosso modo as lojas fecham por volta das 19:00 e, salvo pela avenida Champs Élysées e pela região do Marais, elas não abrem aos domingos.
E como isso é possível na cidade mais turística do mundo? As respostas são as leis trabalhistas e sindicatos fortes misturados a um estilo de vida não totalmente focado no trabalho e no consumo.
Porém, a partir desse outono, isso começa a mudar. Paris passará a contar com 12 “zonas turísticas internacionais” (ZTI), nas quais as lojas poderão (não é obrigatório) abrir aos domingos e até meia-noite durante a semana. São elas: Saint-Germain; Rennes – Saint-Sulpice; Olympiades – Italie2; Saint-Emilion – Bibliothèque (região de Bercy); Marais (sem a Place de la République mas com a ilha Saint-Louis); Les Halles; Saint-Honoré – Vendôme; Montmartre; boulevard Haussmann, Maillot – Ternes; Champs-Elysées – Montaigne (o Triângulo de Ouro) e o centro comercial Beaugrenelle (próximo à Torre Eiffel).
Essas zonas são, em teoria, as mais frequentadas pelos turistas que, ao que parece, são a principal preocupação do governo. Áreas bem comerciais, porém menos turísticas como Passy e a rue du Faubourg Saint-Antoine, ficaram de fora das ZTIs.
A lei foi criada pelo Ministério das Finanças francês e, de acordo com o seu ministro Emmanuel Macron, visa o aumento do número de empregos e o crescimento da economia. Quem não ficou muito feliz com a novidade foi a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Segundo ela a decisão foi tomada sem ouvir as autoridades e os interessados locais e “com pouco conhecimento do tecido comercial parisiense“. Ela escreveu uma carta ao ministro citando, entre outras coisas, o “fantasma de uma cidade inteiramente dedicada ao consumo“. Errada ela não está.
Na prática, algumas grandes lojas, como as Galeries Lafayette, já começaram a abrir em alguns domingos, mas ainda não há um consenso geral entre elas.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
23 Comentários
Eliane
A região de Montmartre funciona que horas aos domingos?
Rodrigo Lavalle
Eliane, as lojas na região Montmartre costumam abrir aos domingos, pelo menos aquelas mais no entorno da Igreja Sacré Coeur.
Caroline Fernandez
Bom dia!
Essa é a minha preocupação… Iremos chegar em Paris dia 11/06 (domingo) e já o início da noite…
Como iremos ficar num apartamento, próximo a estação Censier – Daubenton, gostaria de indicação de algum Supermercado/Mercado que ficasse aberto aos domingos e com fechamento de noite?
Fiz uma pesquisa rápida na internet e não encontrei nada próximo!
Muito obrigada e todas suas dicas e vídeos foram muitos válidos na elaboração do roteiro da minha viagem.
Rodrigo Lavalle
Caroline, os supermercados que encontrei perto de Censier – Daubenton e que abrem aos domingos, funcionam somente até às 13:00. Sugiro que vocês jantem em algum restaurante na região e façam as comprar no dia seguinte. Ao redor do metrô Censier – Daubenton existem vários restaurantes.