Quais são as coisas que os franceses fazem melhor do que todo mundo? Não sou autora da listinha abaixo. Ela foi criada pela CNN e os americanos adoram provocar os franceses. (Veja a lista da CNN aqui).
- O queijo. São os melhores do mundo. Apesar de adorarem os queijos franceses, os americanos proibiram a importação.
- O Shopping. CNN considera que um dos charmes de Paris são as pequenas e encantadoras lojas que oferecem seleção rigorosa de produtos de alta qualidade. Sobretudo as lojas de bairro, algumas vendendo objetos inesperados como a Deyrolle e seus animais empalhados. Diante da invasão das marcas internacionais como Zara, H&M, Uniqlo, os franceses souberam se defender muito bem da uniformização.
- Os museus. A França possui o museu mais famoso do mundo, o Louvre. Como se não bastasse, o interior do país é cheio de castelos maravilhosos mobiliados e decorados com obras de alta qualidade. A França atualmente exporta seu savoir faire nesta área.
- O trem Alta Velocidade. A CNN se esqueceu que os japoneses construíram um mais rápido. Não tem importância. O TGV francês é realmente maravilhoso. Do centro de Paris até o centro de Marseille, na costa do Mediterrâneo, bastam 3 horinhas passadas no vagão/bar com algumas taças de um bom vinho regional.
- Os engarrafamentos. Coitados dos franceses. Não merecem! Os americanos exageram. É verdade que, em Paris, os proprietários de carros sofrem nos engarrafamentos urbanos. Mas os transportes coletivos, os ônibus, possuem faixa própria com fluxo quase normal o tempo todo.
- A polidez. Apesar da fama de mal educado e grosseiro, o francês é distindo e elegante nos gestos. Concordamos com a CNN. Se os estrangeiros respeitassem as normas da politesse francesa os parisienses não seriam grosseiros. E o conselho é o mesmo que damos aqui no Conexão Paris. Todo contado deve começar imperativamente por um bonjour (bom dia) e terminar por um merci (obrigado).
- A sensualidade. De acordo com a CNN tanto os homens como as mulheres franceses gostam de seduzir. A língua, a joie de vivre e a indolência francesa contribuem para o mito do francês sedutor. Será que os americanos nos colocam na mesma panela? Porque a descrição dos americanos à respeito dos franceses corresponde exatamente à visão dos franceses em relação aos brasileiros.
- O luxo. Claro. A França, para o mundo inteiro, é representada pela Vuitton, Dior, Chanel, Cartier e Moet & Chandon. A CNN considera que o luxo francês não se esgota nas grandes marcas. Encontramos também uma sofisticação extrema no interior do país, em hotéis e spas onde o cliente é tratado de tal forma que se sente um milionário.
- A lista acima, claro, é uma brincadeira. Tudo que inclui é verdade e tudo que exclui prova que se trata apenas de uma pequena provocação americana.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Elenir
Concordo. Eles falam baixo, são discretos,polidos e atenciosos. As palavrinhas mágicas: bom dia, boa tarde, por favor e obrigado funcionam sempre e acho que não custa nada aprendê- las no idioma do país que vc pretende visitar, é simpático e educado.
Dora
Quero também dar meu ponto de vista. Nestes últimos anos, tenho ido à Paris anualmente e existe pessoas que me perguntam por que gosto tanto de um pais onde as pessoas são tão arrogantes e mal educadas? Eu costumo responder que antes de querermos conhecer qualquer pais, nós devemos por obrigação estudar sua Cultura e Respeitar suas regras.
Se você se aproxima de um francês para perguntar onde fica um endereço, e se ele não souber ele vai dizer que não sabe, bem diferente do brasileiro que mesmo não sabendo ele te informa qualquer coisa e muitas vezes você está pretendendo ir ao Brás e acaba indo parar em Osasco.
O que observei é que os franceses não gostam muito quando você chega em uma fila enorme para comprar alguma coisa e quando chega a sua vez, você ainda não sabe o que vai comprar. Isso deixa o francês irritado. Visitar a França, é sempre um prazer pois lá é um país onde tudo funciona. O que me deixa triste é o grande numero de imigrantes, que ali se instalam e sentem-se dono tentando levar vantagens, como por exemplo os golpistas. Em 2013 quando estive lá, presenciei uma brasileira tentando me aplicar o “golpe da aliança da ouro” rsrsrs.
Apenas uma dica: antes de criticar o melhor mesmo é ir ver pessoalmente, vale a pena …. recomendo, dou dicas se precisar e assino em baixo.
Nádia
Minhas estadas em Paris sempre foram maravilhosas, os franceses sempre polidos e extremamente elegantes. Quanto a grosseria não presenciei nada anormal, o que acontece é que eles não gostam de pessoas mal educadas e sem polidez.
lisiane
Concordo. E tbm nao vejo a tal grosseria que muitos reclamam. Acho os franceses muito reservados, mas muito mesmo, talvez isso faça confusao em alguns.
Elisa
Também desmistifiquei a grosseria como característica francesa. Acho que existe sim uma diferença cultural, especialmente em relação aos brasileiros, mas nada que os torne rudes ou descorteses.
No mais, concordo com seus comentários sobre a lista.
Arlindo Vilhena Santos
Estive em Paris ano passado (junho) e adorei tudo e todos, essa estória de grosseria por parte dos franceses, confesso que não presenciei. Acredito que, como foi ventilado aqui, uma boa educação, funciona em qualquer lugar, e na França, comigo e minha esposa, não foi diferente. Um abraço a todos.
Marcy
Acho q eles fazem quase tudo bem feito. O perfume é insuperável!!! Concordo tb q educação e civilidade cabem em qquer lugar e c quem quer q seja, o americano tb usa mto o – por favor e obrigado – a (já morei lá) – é regra de civilidade e respeito e o brasileiro educado o faz. Acredito q o parisiense seja meio estressado, mas sempre fui bem tratada e o interior (o pouco q conheço) é adorável.
A língua francesa é linda, musical – um charme!
Marta Martins
Muito obrigada, Rodrigo Lavalle
Ariane
Ah, os queijos….
“Rata”, do jeito que sou, eis um dos motivos de minha grande ansiedade para que minha viagem chegue logo. Não vejo a hora de experimentar vários!! Hmmmm… Água na boca, só de pensar! rs
Bjs!!
carlane
Na minha modesta opinião, acho que se confude “grosseiria” com não transgrida as regras!o que me parece ,muito forte para os franceses.
Em determinadas situações, observamos que algo não nos agradou, por que, diferentemente, daqui( BRASIL), o estrangeiro , não está acostumado com “jeitinho”!!
Eu, particularmente, nunca fui destratada ou tratada com grosseirias, na França, mas já observei que existem regras bem básicas para conviver com os franceses.
Quando vamos a um café, geralmente, pagamos antes de receber o pedido.
Com relação aos restaurantes e bistrôs, já temos a exata informação dos preços e horários de funcionamento, afixados nas entradas.
Assim, como nas lojas e galerias, os vendedores não costumam abordar o cliente, só quando solicitado, o que difere muito do nosso hábito brasileiro.
Por isso , a fama de grousseiros dos franceses( o que pra mim não procede), não deve ser mais enfatizado, do que as belezas e delícias da França. Abraços LINA, a mais brasileira, das francesas!! Parabéns ao CP!!