Quais são as coisas que os franceses fazem melhor do que todo mundo? Não sou autora da listinha abaixo. Ela foi criada pela CNN e os americanos adoram provocar os franceses. (Veja a lista da CNN aqui).
- O queijo. São os melhores do mundo. Apesar de adorarem os queijos franceses, os americanos proibiram a importação.
- O Shopping. CNN considera que um dos charmes de Paris são as pequenas e encantadoras lojas que oferecem seleção rigorosa de produtos de alta qualidade. Sobretudo as lojas de bairro, algumas vendendo objetos inesperados como a Deyrolle e seus animais empalhados. Diante da invasão das marcas internacionais como Zara, H&M, Uniqlo, os franceses souberam se defender muito bem da uniformização.
- Os museus. A França possui o museu mais famoso do mundo, o Louvre. Como se não bastasse, o interior do país é cheio de castelos maravilhosos mobiliados e decorados com obras de alta qualidade. A França atualmente exporta seu savoir faire nesta área.
- O trem Alta Velocidade. A CNN se esqueceu que os japoneses construíram um mais rápido. Não tem importância. O TGV francês é realmente maravilhoso. Do centro de Paris até o centro de Marseille, na costa do Mediterrâneo, bastam 3 horinhas passadas no vagão/bar com algumas taças de um bom vinho regional.
- Os engarrafamentos. Coitados dos franceses. Não merecem! Os americanos exageram. É verdade que, em Paris, os proprietários de carros sofrem nos engarrafamentos urbanos. Mas os transportes coletivos, os ônibus, possuem faixa própria com fluxo quase normal o tempo todo.
- A polidez. Apesar da fama de mal educado e grosseiro, o francês é distindo e elegante nos gestos. Concordamos com a CNN. Se os estrangeiros respeitassem as normas da politesse francesa os parisienses não seriam grosseiros. E o conselho é o mesmo que damos aqui no Conexão Paris. Todo contado deve começar imperativamente por um bonjour (bom dia) e terminar por um merci (obrigado).
- A sensualidade. De acordo com a CNN tanto os homens como as mulheres franceses gostam de seduzir. A língua, a joie de vivre e a indolência francesa contribuem para o mito do francês sedutor. Será que os americanos nos colocam na mesma panela? Porque a descrição dos americanos à respeito dos franceses corresponde exatamente à visão dos franceses em relação aos brasileiros.
- O luxo. Claro. A França, para o mundo inteiro, é representada pela Vuitton, Dior, Chanel, Cartier e Moet & Chandon. A CNN considera que o luxo francês não se esgota nas grandes marcas. Encontramos também uma sofisticação extrema no interior do país, em hotéis e spas onde o cliente é tratado de tal forma que se sente um milionário.
- A lista acima, claro, é uma brincadeira. Tudo que inclui é verdade e tudo que exclui prova que se trata apenas de uma pequena provocação americana.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
40 Comentários
nia
Me apaixonei pour um frances e axo que quéria sabe as sobre eles
Isa
Nossa lendo os comentarios vejo como as pessoas tem uma impressao errada em relaçao aos franceses somente as pessoas que vivem isso todos os dias aqui tem como dizer algo, porque é o que vivemos realmente e uma dura relidade nao sei de onde que tiraram que franceses sao educados e amorosos isso nao é verdade!!! Acho que nunca conheci no mundo pessoas mais frias e individualistas.
Isa
Carla Sivert, bom dia. Voce tem toda razao faço das suas palavras as minhas. Sou casada com um frances a sete anos e moro em Paris, vivo o preconceito das pessoas ainda por ter um sutaque brasileiro, em questao de respeito nao é o pais exemplo, eles debocham com uma facilidade das pessoas, sao racistas e se importam somente com eles, em questao de amor e gentileza se baseia somente nas seguintes palavras; bom dia, obrigada é tudo o que eles vao ter para te dizer e mesmo assim que eles estiverem de bom humor. Acham que para voce se enturmar e ser bem visto no grupo de amigos voce tem que beber se despençar uma bebida, nao sera compriendido, falam em liberdade mas a liberdade aqui nao existe, tudo o que é diferente aqui é mau visto nao é aceito. O amor para eles se resume em sexo e a falta de respeito com seus parceiros eles vao te faltar com respeito na cara com a maior naturalidade como se fosse normal…se juntam em torno de uma mesa somente para falar de trabalho e dinheiro e falar das programaçoes de ferias(viagens). E tudo muito estranho e desesperador.
Carla sivert
Sou casada com um Frances , nos conhecemos na copa do mundo no RJ , sou paulistana moro em Paris a 11 meses e na Minha opinião , as francesas e os gays me detestam! Acho que é pelo fato delas perceberem que sou brasileira ! Serio , no começo achei que era paranoïa minha ! Mas é nada! Meu marido é um frances muito bonito ! Beleza fora da média !!! Acho que elas não admitem o fato dele ir buscar uma esposa fora! Achei que vocês forma muito educados dizendo que eles Sao conquistadores! Kkkkkk elas são terriveis , passo um dobrado com elas aqui! A mulherada aqui Da encima mesmo! Na caruda , mesmo seu marido estando com você , você Ali , de maos dadas! Elas Dao o numéro do telefone anotado em um cartão! Fazem tudo pra chamar a atençao do maridão!! E eu , pais é lindo, paixão a Primeiro vista! tudo funciona, tudo é do bom e do melhor! O negocio é ser educada mesmo elas não sendo!!! E tomar cuidado porque em todas as refeiçoes se Côme com pão frances, vai virar uma orca! Sem dizer que só Côme mistura e depois ainda tem queijo!!! Hahahahaha!!! Sinto muita falta do nosso querido Brasil!! Arroz e feijão, bife, mocoto!!! Ah quando cozinho , eles comem rezando nossa comida brasileira!! A noite depois das 23:00 Paris fica maravilhosa! Poucos carros, poucas pessoas, a iluminaçao cenica ! Top 1 ! Pra mim Paris capital do mundo!!!
andre silva
eu vivo em Paris a pouco tempo nao sabia nada de frances so ingles mas por gestos e algumas palavras de frances como bonjour e merci eu gheguei la mas eles sao muito educados e gostam de ajudar os estrangeiros
Kátia Paz
Quem trata com educação e polidez recebe educação e polidez. Adoro a França e os franceses!!!
Etienne Nunes
É…talvez muitos brasileiros (sou brasileira, viu?!) tenham esquecido – e alguns nunca souberam – o que é “educação, cultura, elegância e respeito”…esses, então, acham que a perfeita conduta da imensa maioria dos franceses é grosseria.
Temos que reconhecer que nos falta ainda muita estrada para chegar onde eles chegaram e, infelizmente, do jeito que estamos caminhando, cada vez nos afastamos mais desse (im)possível nivelamento.
Enquanto vamos pensando em crescer um pouquinho mais no que interessa, recomendo que vão tanto quanto puderem à maravilhosa França e à incomparável Paris – vale cada passo dado naquelas calçadas de tanto tempo de glória ! Fui três vezes, e estou indo a quarta em Setembro, se Deus quiser! – agora para a também inigualável Provence.
Vive la vie! Vive la France !
Ely Machado de Sousa
Estou indo pela terceira vez em Paris, eu adoro a França, os parisienses são realmente polidos e educados e por isso também devemos seguir sua cultura, não vi grosserias, são impecáveis.