Nas férias de verão, passadas nas casas de campo da minha infância, a máquina de descascar laranjas era peça fundamental. Vínhamos em bando fazer fila para pegar uma laranja no cesto ao lado, encaixa-la na ponta do aparelho, rodar a manivela e ficar observando a casca desenrolar e cair.
Outro dia encontrei objeto similar utilizado para descascar e cortar maçã. Enquanto descasca, o aparelho extrai o miolo da maçã e a corta em fatias. Ainda tentarei transformar este objeto parisiense no meu descascador mineiro. Mas temo que esta versão seja sofisticada demais e inapropriada para outras frutas.
Este épluche pomme pode ser encontrado nas lojas Kitchen Bazaar. Preço, 19.50 euros. www.kitchenbazaar.fr
Saltando da terra para o mar, neste verão na Córsega a peça fundamental é a poissonnière vendida nesta mesma loja. Esta maravilhosa panela cozinha o peixe inteiro à vapor, modo do cozimento extraordinário porque o peixe fica macio e não resseca. Em seguida, basta servi-lo com molho tipo rouille. A verdadeira rouille é complicada porque exige bater uma maionese. Usamos aqui a versão rápida, maionese ligth comprada no supermercado e perfumada com alho esmagado, açafrão, páprica e um pouquinho de azeite.
Encontramos no comércio a rouille pronta. Algumas são boas como a Puget e a Bénédicta.
A poissonnière custa 70 euros e a maior mede 60 cm. Confira aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Cláudia Oiticica
Essa maquininha de descascar laranja é um clássico, rs.
Achei o máximo essa de maçã, Lina!!
Maria das Graças
Sophia, culinária faz sucesso por aqui.rsrsrs
Uma variação na sua receita: uso gema cozida e bato a maionese no pilão(?) ou mortier pilon, de porcelana. http://www.fortunat.fr/mortier-pilon-porcelaine-p-2462.html. O pilão tem mil e uma utilidades e nos últimos tempos é fácil de encontrá-lo nas boas lojas aqui no Rio. A vantagem de ser em porcelana é que não mancha, não deixa cheiro e está sempre branquinho. É fácil de usar, rápido de fazer, não há desperdício e é facílimo de lavar.
Sophia
Pois bem, Lina, já que você pediu, aqui vai (vamos ter que trocar o nome do blog para “conexão culinária”):
250 ml de óleo (canola ou milho, preferencialmente, por serem mais neutros). Também pode fazer metade da medida de óleo e metade de azeite de oliva.
1 gema de ovo em temperatura ambiente (orgânico e de boa procedência, pois o comeremos cru).
1 colher de chá de mostarda Dijon. Pode se colocar um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da “força” da mostarda e das preferências dos comensais. Não use a l’ancienne, porque os grãozinhos não ficam bem na maionese.
Sal e pimenta do reino
Umas 8 gotinhas de limão (se for do amarelo, se for verde, que é mais ácido, pode colocar umas 6). Se gostar mais ácido, pode colocar mais, se gostar menos ácido, coloque menos.
Coloque primeiro a gema e a mostarda e ligue o liquificador ou processador. Vá colocando o óleo uma colher de sopa por vez. Faça assim: coloque uma colher do óleo, espere alguns segundos (segundos mesmo, não é força de expressão) para essa colher se incorporar com a mistura que já está no aparelho e aí coloque a outra. Vá fazendo assim, uma colher de sopa por vez, alguns segundos para incorporar, até acabar com todo o óleo. Coloque o limão, o sal, a pimenta. Mais alguns segundos e desligue o aparelho. Está pronta. Coloque num pote limpo e guarde na geladeira (dura entre 10 e 15 dias se colocar num pote esterilizado) ou já diretamente na sua receita (de salada de batata, por ex.).
Tenho amigas que têm preguiça de lavar o liquidificador ou o processador depois e fazem na mão, batendo com um fouet. Nesse modo demora um pouquinho mais, mas em 5 mins está pronta.
Lina
Sophia
Anotei tudo. Obrigada pela Conexão Culinária.
Maria Cristina
Nunca tinha visto essa máquina descascadora. Aqui no Sul não deve ser muito comum. Na minha infância a torcida era ver quem conseguia descascar a laranja (de umbigo) de uma tacada só, deixando a casca toda inteira. Até hoje sinto uma emoção que me remete à infância ao conseguir fazer isso.
Lenna
Um viva às maravilhosas máquinas que facilitam nossas vidas! Mas, queria uma “poissonnière” já na minha cozinha…
Maurício Christovão
Esse descascador de laranjas me remeteu à minha infância em Itaperuna/RJ….Obrigado, Lina!!!
Sophia
“A verdadeira rouille é complicada porque exige bater uma maionese”.
Mas desde quando bater uma maionese é difícil? Só se for na mão: com liquidificador ou processador, fica pronta em 1 minuto e é infinitamente mais saborosa do que as industrializadas. Ah, e mais saudável: sim, mais saudável! Apesar de mais calórica, não tem todos os conservantes, corantes, espessantes e outros “antes” do produto que vêm dentro do potinho.
Lina
Sophia
Ah! então me ensina esta maionese fácil.
Amélia
Boas dicas!!
Marcia Lube
Lina, adorei .
Também tinhamos em casa o descascador de laranjas.
E na minha última viagem a Barcelona, comprei o descascador de frutas que faz um sucesso enorme na minha casa. Descasco macãs e peras que, depois de cozidas , valorizam minhas saladas e sobremesas. .
Queria comprar outros para presentear amigas que ficaram apaixonadas pelo gadget.
E você já me passou o mapa da mina . Que legal !
Lina
Marcia Lube
Mais uma chef, grande cozinheira, aqui no blog. Parabéns.
Camila
Amei esses produtos! Super práticos!