Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Muita gente não sabe que a música My way é, originalmente, francesa. A autoria é de Claude François, que foi um compositor francês que fez muito sucesso na década de 60 na França e morreu prematuramente eletrocutado em sua banheira. Cloclô, como era conhecido pelos franceses, sofria de distúrbio obsessivo compulsivo e passou desta para a melhor ao tentar alinhar uma lâmpada torta de dentro da banheira.
Entre tantas músicas, François compôs a chamada Comme d’Habitude, que mais tarde seria traduzida para o inglês e imortalizada na voz de gente como Frank Sinatra e Elvis Presley.
http://www.youtube.com/watch?v=n5BAXIcseak&feature=artist
http://www.youtube.com/watch?v=OlKJ-0bnxdA&feature=channel_video_title
Eu devo confessar, no entanto, que prefiro a versão em inglês da música, e que esta nem é a minha favorita de Claude François. O jovem talentoso Cloclô compôs sucessos muito mais divertidos do que este. Entre eles, os meus dois preferidos são os listados aí embaixo. A primeira, chamada de Belles, belles, belles!, tem um videoclipe ótimo que, pasmem, tem quase um milhão e meio de views no Youtube (isso para vocês entenderem a popularidade do cantor na França). A segunda é a deliciosa Belinda, que também tem um vídeo tão típico da década de 60 que chega a ser engraçado.
http://www.youtube.com/watch?v=xkogNUnvDAs&feature=channel_video_title
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
86 Comentários
ORLANDO
Muito bom !
” Comme d’Habitude” …
Feliz semana a todos.
Dodô
Gente,
Neste forum sobre versões em inglês de letras francesas, há uma em que a original ganha de goleada: “Les feuilles mortes”, um poema de Jacques Prevert, musicado por J. Kosma, que na voz de Nat King Cole virou “The autumn leaves”.
O que poderia se comparar, em qualquer idioma, ao final
“… e la mer efface sur le sable les pas des amants desunis”” ?
Valeria
Olá Lina!
Mudando de assunto, gostaria de saber onde posso comprar aqui em Paris tapetes belgas.
Obrigada.
conexaoparis
Valéria
Nossa! Não sei. Vou ficar devendo. Se descobrir me conte.
Nilza Freire
Jacqueline:
Melhor dirá a Penélope, mas, para quem gosta do estilo punk, Sid Vicius eh um ícone britânico. Eu nunca o curti, mas recentemente vi uma exposição aqui no RJ (no Centro Cultural BB), intitulada Acid Punk, e havia umas fotos divertidas dele e sua patota. Punk nao combina nadinha com os belos clássicos da música universal, mas, para os rebelados (e sequelados tb), vale tudo para aparecer. Pelo menos a Nina Hagen, esta alema, outra punk antiga, tinha voz boa…
Quanto a Amy, nao sai do meu IPod, junto com Carla Bruni. Amo-as.
Jacqueline
Nilza Freire
Também tive a mesma impressão sobre o video. Eu nem sabia que havia existido um Sid Vicious. Aliás, não sou expert em músicas e músicos. Nem um pouco. Conheço os mais famosos. Escuto alguma coisa aqui e ali. Mas do que escuto dá para fazer algum juízo e, decididamente, não gostei de ver MY Way interpretado naquele deboche.
Pena, acho que esse Sid Vicious foi uma Amy Winehouse da sua época. Em todo caso, gosto da voz de Amy. Mas tanto ela quanto Sid parecem seres perdidos, deslocados no mundo, incapazes de lidar com a fama e de enfrentar a realidade.
Penélope
Jane Curiosa,
O Sid Vicious fez esta versão de “My way” em 1978. Seria impossível que ele tivesse comprado os direitos da música na década de 90 se ele morreu em 1979.
Sobre a primeira versão entitulada de “For me”, não sei se sua amiga está realmente certa. Em todos os lugares onde já pesquisei, “Comme d’habitude” aparece primeiro em francês com música de Claude François e Jacques Revaux e letra de Claude François e Gilles Thibaut. E todos os franceses com quem já conversei, confirmam esta história. Pode ser bairrismo também, não sei.
Em todo caso, adoraria ouvir “For me”. Será que a sua amiga consegue?
Achei este artigo aqui contando a história da música e tem até um (suposto) depoimento do próprio Claude François sobre como compôs “Comme d’habitude”, é bem legal: http://www.lexilogos.com/claude_francois/my_way.htm
Nilza Freire
Desculpem minha overdose de comentários, mas o que eh esse bizarro vídeo de Sid Vicius? Acabo de assistir a um pedaço, já que inteiro nao da, e achei um assassinato da música My Way com requintes de crueldade…
Beth
Alô pessoal
Mais Berlin no http://www.comensais.com.br
By Dodô da CP…
Nilza Freire
E, definitivamente, Piaf nao eh um porre, nunca vi ninguém dizer isso, muito ao contrário, homens e mulheres choram ate hoje com sua interpretação gradiloquente!
Nilza Freire
Jane Curiosa,
Impressionante o seu detalhamento sobre a “biografia” de My Way, coisa de especialista mesmo, consultando fontes e testemunhas (auriculares, nao oculares). Isso aqui eh tão “vicious” quanto Sid…
Minha família já esta dizendo que nos finais de semana eu só estou presente de corpo, a alma esta co CP e em Paris, bien sur!
Viu, Lina, ciúmes do CP, pode uma coisa dessas?
conexaoparis
Nilza
Meu marido morre de ciúmes do CP.