Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Muita gente não sabe que a música My way é, originalmente, francesa. A autoria é de Claude François, que foi um compositor francês que fez muito sucesso na década de 60 na França e morreu prematuramente eletrocutado em sua banheira. Cloclô, como era conhecido pelos franceses, sofria de distúrbio obsessivo compulsivo e passou desta para a melhor ao tentar alinhar uma lâmpada torta de dentro da banheira.
Entre tantas músicas, François compôs a chamada Comme d’Habitude, que mais tarde seria traduzida para o inglês e imortalizada na voz de gente como Frank Sinatra e Elvis Presley.
http://www.youtube.com/watch?v=n5BAXIcseak&feature=artist
http://www.youtube.com/watch?v=OlKJ-0bnxdA&feature=channel_video_title
Eu devo confessar, no entanto, que prefiro a versão em inglês da música, e que esta nem é a minha favorita de Claude François. O jovem talentoso Cloclô compôs sucessos muito mais divertidos do que este. Entre eles, os meus dois preferidos são os listados aí embaixo. A primeira, chamada de Belles, belles, belles!, tem um videoclipe ótimo que, pasmem, tem quase um milhão e meio de views no Youtube (isso para vocês entenderem a popularidade do cantor na França). A segunda é a deliciosa Belinda, que também tem um vídeo tão típico da década de 60 que chega a ser engraçado.
http://www.youtube.com/watch?v=xkogNUnvDAs&feature=channel_video_title
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
86 Comentários
Marcos
Lucia,
a despeito das interessantes informações sobre música, o ponto alto do comentário, com todo o respeito, é mesmo a história do Kéké, “le perroquet chanteur”!
conexaoparis
Marcos
Pedi a LuciaC para recuperar fotos do histórico Kéké.
Este animal só podia ser da Lucia.
Sueli OVB
Penélope, belo post.
Eu preciso adminitir que a vesão para o Inglês de Comme d’habitude, principalmente na voz do Sinatra, é perfeita, embora eu adore a original cantada pelo Aznavour, pela Mireille Mathieu e pela Lara Fabian.
Eu acho que o papagaio da Lúcia já está no céu. Ela fala dele no passado, mas se ele ainda estiver por aí desculpe minha interpretação, Lúcia, e grave o vídeo. Vai ser sucesso na certa!
Jane
Penélope
Eu não sabia…está sendo bom ler e aprender com os seus textos.
Cláudia Oiticica
Lucia, o máximo esse seu papagaio!!!!! Também, com uma professora do seu nível, não podia ser diferente. Segue a sugestão da Penélope.Vai bombar!
Beth
Lucia
É o meu hino também…
Cláudia Oiticica
Como falou a Lucia, “My Way” já virou hino na voz de Sinatra. A original francesa também tem seu charme, mas… Acho interessante esse poder que a língua tem de mudar o destino de uma música. “She” ( Tous les Visages de l’Amour”) só estourou depois que Aznavour lançou a versão em inglês. Na minha opinião, também bem melhor. Penélope, adorei o vídeo de Belinda!!
Jacqueline
Comme d’habitude nous sommes ici.
Antes de ler a continuação do texto, assisti ao primeiro video e pensava: “Gosto mais em inglês”. Em seguida, vi que Penelope declarava a mesma preferência. Também, como outros aqui, prefiro Sinatra. Mas Elvis também agrada.
Dos franceses dessa época, gosto de Joe Dassin que também morreu muito cedo, Assisti aí em Paris ao show montado por Julien Dassin em homenagem ao pai. Comovente.De quebra conheci o Folies Bergère. Lindo e precisando de uma restauração.
eduarda
Nossa… vendo o vídeo bem que achei que a nossa jovem guarda parecia cover deles, agora tenho certeza! Abçs
Penélope
Luciac,
É verdade! Pior é que eu já até sabia disso e sempre esqueço.
Conheci primeiro a versão de “Belles, belles, belles!” e cismei que ela era do Claude François.
Faz um vídeo do seu papagaio cantando “My way” que tenho certeza que vira hit no Youtube!
Eduarda,
Sua resposta está completa no comentários do Luciac que lembrou bem que a música “Calhambeque” é originalmente uma norte-americana.
eymard
LuciaC, comentário que, como sempre, deve ser incorporado ao texto principal! Uma Beleza!!!! abs e bom final de semana.