Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Muita gente não sabe que a música My way é, originalmente, francesa. A autoria é de Claude François, que foi um compositor francês que fez muito sucesso na década de 60 na França e morreu prematuramente eletrocutado em sua banheira. Cloclô, como era conhecido pelos franceses, sofria de distúrbio obsessivo compulsivo e passou desta para a melhor ao tentar alinhar uma lâmpada torta de dentro da banheira.
Entre tantas músicas, François compôs a chamada Comme d’Habitude, que mais tarde seria traduzida para o inglês e imortalizada na voz de gente como Frank Sinatra e Elvis Presley.
http://www.youtube.com/watch?v=n5BAXIcseak&feature=artist
http://www.youtube.com/watch?v=OlKJ-0bnxdA&feature=channel_video_title
Eu devo confessar, no entanto, que prefiro a versão em inglês da música, e que esta nem é a minha favorita de Claude François. O jovem talentoso Cloclô compôs sucessos muito mais divertidos do que este. Entre eles, os meus dois preferidos são os listados aí embaixo. A primeira, chamada de Belles, belles, belles!, tem um videoclipe ótimo que, pasmem, tem quase um milhão e meio de views no Youtube (isso para vocês entenderem a popularidade do cantor na França). A segunda é a deliciosa Belinda, que também tem um vídeo tão típico da década de 60 que chega a ser engraçado.
http://www.youtube.com/watch?v=xkogNUnvDAs&feature=channel_video_title
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
86 Comentários
Nilza Freire
Penélope, muito legal, me diverti demais com Claude Francois! Obrigada!
Cleide Garcia
Gosto de My Way com o velho e bom Sinatra, e fiquei surpresa de saber que a musica é de um frances, pois amo muito a França.
Joe
Outra música do Claude que fez muito sucesso por aqui foi “le telephone pleure” que alguém por aqui resolveu fazer a versão “o telefone chora” era engraçadissima a voz da menina ao telefone… boas recordações.
LuciaC
Muito bom, Penelope!
Eymard,
Belles belles belles é dos Everly Brothers!
“Girls girls girls are made to love….”
Primórdios do que chamavam Yé, Yea, ou Iê !
Bip Bip de Joe Dassin (inesquecível!) também não é do Erasmo.
Chama-se Road Hog é de um cantor/compositor americano que não lembro o nome.
O movimento rock, que no Brasil foi chamdo de Jovem Guarda, aconteceu no mundo. Tinha-se cantores e bandas de diversas nacionalidades unidos por novo estilo de música. Claude François e Johnny Hallyday (resiste) balaçavam Paris e a Riviera.
E com Beatles não tinha para mais ninguém!!!
Quem colocou a inspirada letra em inglês na melodia de Claude François
foi Paul Anka (Diana, Put your Head on my Shoulder etc). Contemporaneo canadense da turma. Então My Way transformou-se em hino.
Um hino que interpretado por Frank Sinatra é mais uma oração.
Nosso papagaio KéKé, por insitência minha, aprendeu e cantava:
prrrprrr prrrrrprrrr I did it myyyyyyyyway qrrrrqrrrrr querumaissssss, no
gatôtôtô chegueiiiiiii miauuuuuuu. Firmava a voz num myaaaaaaawayyyyyy bem musical e no tom certo. Aquele da certeza, o “my way” final….
Um ótimo fim de semana para todos!
Joe
O conexão está cada vez melhor, parabéns Penélope, parabéns Lina pela excelente aquisição (rssss), eu até já sabia que a canção era do Claude François, mas não tinha tido o prazer de ver o vídeo, achei muito legal, mas ainda continuo gostando mais da versão com o Sinatra. Parabéns novamente Penélope!
Maria Cristina-POA
Penélope,
quando morei um tempo em Paris me chamou atenção (visitando a Fnac e a Virgin, um de meus passeios preferidos!) o número de biografias e livros sobre o Claude François(não conhecia o apelido). Ele era um personagem bem dentro do figurino dos anos 60, que hoje acharíamos certamente brega. Mas ele fazia sucesso com suas canções, seu talento, suas coreografias. Foi muito vê-lo e ouvi-lo aqui em seu post. Valeu, Penélope. Bem-vinda!
eymard
Penélope, gostei do video de Belles Belles. Bem frances. Bem uma época. My way pra mim é com Sinatra. Imbatível. Emociona até hoje.
Maria Amélia P. Leal
Oi Lina.
Passei a acompanhar o seu blog (maravilhoso) através da minha irmã Ismênia, sua fã incondicional.
Passei agora 18 dias nessa cidade que amo, e segui algumas dicas suas, muito boas.
Muito interessante esta sua postagem. Adorei.
Gosto muito de música, e tb prefiro a versão inglesa.
Bjs
conexaoparis
Maria Amélia
Já tenho a Ismênia como uma amiga. Conheço pessoas maravilhosas aqui. Nossa comunidade é impressionante. Seja bem vinda.
Marcos Almeida
Eu era um dos que não sabia…
eduarda
Ótimas novidades aqui no Conexão Paris.Parabéns Lina, e bem vinda Penélope!
Já acompanhava seu Blog e fico feliz de ver vc colaborando por aqui.A propósito quem fez a versão francesa do Calhambeque bi-bi do Erasmo Carlos? Escutei no seu Blog e achei uma delícia.