Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Muita gente não sabe que a música My way é, originalmente, francesa. A autoria é de Claude François, que foi um compositor francês que fez muito sucesso na década de 60 na França e morreu prematuramente eletrocutado em sua banheira. Cloclô, como era conhecido pelos franceses, sofria de distúrbio obsessivo compulsivo e passou desta para a melhor ao tentar alinhar uma lâmpada torta de dentro da banheira.
Entre tantas músicas, François compôs a chamada Comme d’Habitude, que mais tarde seria traduzida para o inglês e imortalizada na voz de gente como Frank Sinatra e Elvis Presley.
http://www.youtube.com/watch?v=n5BAXIcseak&feature=artist
http://www.youtube.com/watch?v=OlKJ-0bnxdA&feature=channel_video_title
Eu devo confessar, no entanto, que prefiro a versão em inglês da música, e que esta nem é a minha favorita de Claude François. O jovem talentoso Cloclô compôs sucessos muito mais divertidos do que este. Entre eles, os meus dois preferidos são os listados aí embaixo. A primeira, chamada de Belles, belles, belles!, tem um videoclipe ótimo que, pasmem, tem quase um milhão e meio de views no Youtube (isso para vocês entenderem a popularidade do cantor na França). A segunda é a deliciosa Belinda, que também tem um vídeo tão típico da década de 60 que chega a ser engraçado.
http://www.youtube.com/watch?v=xkogNUnvDAs&feature=channel_video_title
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
86 Comentários
Nilza Freire
Penélope, muito legal, me diverti demais com Claude Francois! Obrigada!
Cleide Garcia
Gosto de My Way com o velho e bom Sinatra, e fiquei surpresa de saber que a musica é de um frances, pois amo muito a França.
Joe
Outra música do Claude que fez muito sucesso por aqui foi “le telephone pleure” que alguém por aqui resolveu fazer a versão “o telefone chora” era engraçadissima a voz da menina ao telefone… boas recordações.
LuciaC
Muito bom, Penelope!
Eymard,
Belles belles belles é dos Everly Brothers!
“Girls girls girls are made to love….”
Primórdios do que chamavam Yé, Yea, ou Iê !
Bip Bip de Joe Dassin (inesquecível!) também não é do Erasmo.
Chama-se Road Hog é de um cantor/compositor americano que não lembro o nome.
O movimento rock, que no Brasil foi chamdo de Jovem Guarda, aconteceu no mundo. Tinha-se cantores e bandas de diversas nacionalidades unidos por novo estilo de música. Claude François e Johnny Hallyday (resiste) balaçavam Paris e a Riviera.
E com Beatles não tinha para mais ninguém!!!
Quem colocou a inspirada letra em inglês na melodia de Claude François
foi Paul Anka (Diana, Put your Head on my Shoulder etc). Contemporaneo canadense da turma. Então My Way transformou-se em hino.
Um hino que interpretado por Frank Sinatra é mais uma oração.
Nosso papagaio KéKé, por insitência minha, aprendeu e cantava:
prrrprrr prrrrrprrrr I did it myyyyyyyyway qrrrrqrrrrr querumaissssss, no
gatôtôtô chegueiiiiiii miauuuuuuu. Firmava a voz num myaaaaaaawayyyyyy bem musical e no tom certo. Aquele da certeza, o “my way” final….
Um ótimo fim de semana para todos!
Joe
O conexão está cada vez melhor, parabéns Penélope, parabéns Lina pela excelente aquisição (rssss), eu até já sabia que a canção era do Claude François, mas não tinha tido o prazer de ver o vídeo, achei muito legal, mas ainda continuo gostando mais da versão com o Sinatra. Parabéns novamente Penélope!
Maria Cristina-POA
Penélope,
quando morei um tempo em Paris me chamou atenção (visitando a Fnac e a Virgin, um de meus passeios preferidos!) o número de biografias e livros sobre o Claude François(não conhecia o apelido). Ele era um personagem bem dentro do figurino dos anos 60, que hoje acharíamos certamente brega. Mas ele fazia sucesso com suas canções, seu talento, suas coreografias. Foi muito vê-lo e ouvi-lo aqui em seu post. Valeu, Penélope. Bem-vinda!
eymard
Penélope, gostei do video de Belles Belles. Bem frances. Bem uma época. My way pra mim é com Sinatra. Imbatível. Emociona até hoje.
Maria Amélia P. Leal
Oi Lina.
Passei a acompanhar o seu blog (maravilhoso) através da minha irmã Ismênia, sua fã incondicional.
Passei agora 18 dias nessa cidade que amo, e segui algumas dicas suas, muito boas.
Muito interessante esta sua postagem. Adorei.
Gosto muito de música, e tb prefiro a versão inglesa.
Bjs
conexaoparis
Maria Amélia
Já tenho a Ismênia como uma amiga. Conheço pessoas maravilhosas aqui. Nossa comunidade é impressionante. Seja bem vinda.
Marcos Almeida
Eu era um dos que não sabia…
eduarda
Ótimas novidades aqui no Conexão Paris.Parabéns Lina, e bem vinda Penélope!
Já acompanhava seu Blog e fico feliz de ver vc colaborando por aqui.A propósito quem fez a versão francesa do Calhambeque bi-bi do Erasmo Carlos? Escutei no seu Blog e achei uma delícia.