O artigo sobre as exposições de arte contemporânea nos jardins e salões do Castelo de Versailles provocou uma discussão interessante entre os leitores do blog.
Aqui estão algumas fotos da exposição do artista inglês Tony Cragg no Musée du Louvre.
Já na entrada uma confrontação forte entre a cor viva, o material pesado da obra e a tranparência e fragilidade do vidro da pirâmide.
Em seguida o choque entre a escultura monumental francesa e as diversas cores e materiais usados pelo artista.
Musée du Louvre – até o dia 25 de abril 2011.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
mikaelli
irada essas fotos td q a arte mereci…. muitooo linda
André Lira
Adorei esta exposiçao ,apesar de serem esculturas modernas,elas estão em perfeita sintonia com o Luvre .Fantastica idéia dessa exposiçao.Bem diferente daquelas esculturas horrendas que colocaram em Versalhes ,que pareciam mais eram bonecos de desenho animado japones gigante.
Beatriz C
Eymard, assino embaixo.
Todo gênio traz as contradições do seu tempo dentro de si. E o artista as expressa com estética. Impossível calar estas vozes!
Eymard
Em toda manifestação artística tem muito lixo e arte de verdade! A arte de verdade e a q vai ficar. Ultrapassar décadas, séculos! O artista e aquele q consegue compreender o seu tempo e antecipar o futuro. E capaz de antever, intuir, ousar. Não esta preocudado em agradar ou desagradar. Ele tem necessidade devse expressar e o faz! Quando o artista se preocupa demais em ser criativo, chocante, novo, contemporâneo, perde a espontaneidade. Sua obra sera efêmera! Essas, das fotos acima, ao contrario, me pareceram belas desconstrucoes!
Beth
Pois é Samuel…
Mas não é por aí mesmo? Risos.
Eu pessoalmente adoro um hotel hausmanniano com todos os confortos da vida moderna…
Quanto aos “brinquedos” de plástico de Versailles, eles também tem um quê de pornô, rs. Até porque foram muito bem inseridos nos domínios de Maria Antonieta! Naquele tempo o pessoal também era bem avançadinho…
Abs.
Samuel
Rs rs rs
Pelo menos, o diálogo ficou um pouco mais aquecido.
Beth, eu também estou rindo da sua “intervenção”.
Que venham todos os confortos da vida contemporânea! Eu não abro mão de nem um deles; quero todos. Principalmente, banheiros individuais, torneiras com água quente e fria, banheiras, ar condicionado, purificador de ar, umidificador de ar, desumidificador de ar, enfim, isso aí e ainda um pouco mais.
Correto.
Se a cidade ficasse parada, poderia perder o calor, o movimento, tudo aquilo que a renova e que a mantém atraente.
Tenho uma amiga que sofre com a filha adolescente. Ela sempre quer passar as férias na Espanha ou França; mas a filha só pensa em
Miami e New York.
Agora, o charme da era Haussmann é, em minha opinião, o que tornou Paris única, inigualável, um facho de luz para o mundo.
É que eu penso que temos de tomar cuidado para não homogeneizar tudo; a globalização traz em si uma força quase invencível que padroniza costumes, gostos, parâmetros, modelos etc. É contra essa padronização cega que devemos resistir.
Em minha opinião, “modernizar” deveria servir para manter o contraste e destacar um elemento e outro; mas jamais impor um sobre o outro, apagando-o.
Agora, pensando melhor, revejo minha posição sobre aquela pirâmide. Apesar de horrível, ela serve criar um contraste que destaca o Louvre.
Mas, continua sendo horrível … de tão feia, pode até ser engraçada …
E, por fim, aqueles brinquedos de plástico em Versailles beiravam a pornografia …
Sei que lá vem paulada (rs rs rs).
josé rodrigues
Moderno ou ridículo?
Diferente ou incompetente?
Arte ou palhaçada?
Talento ou absoluta falta de talento?
Vai de cada um.
Às vezes tenho a impressão que qualquer coisa feita por qualquer um pode ser considerada arte moderna, basta alguém dizer que é e alguns dizerem que concordam, gostaram e pronto.
Quem contesta.
Ignorante, retrógrado, parou no tempo, insensível.
É uma daquelas discussões sem solução na minha opinião.
O problema, para mim, é colocarem estas “obras” em locais que são objeto de visita e sonhos para muitas pessoas que, na maioria das vezes, vão ver aquilo uma única vez, depois de anos esperando.
Nestes casos, acho um absurdo, uma falta de respeito e consideração pois impõe algo que a pessoa não queria em um lugar onde foi anunciado e prometido algo diferente.
Pelas fotos acima, não foi nada demais e até permite uma interação, em especial as esculturas, bem diferente de Versailles e os Pokemons onde houve uma imposição, as “obras” se sobressaindo de forma absurda sobre o ambiente.
Não havia contraste, havia agressão, afinal o que era colocado foi feito de modo a suplantar o que lá estava.
Não era diálogo, eram aquelas coisas berrando e as peças originais em silêncio diante dos visitantes indesejados.
Imaginemos uma situação destas substituindo as obras por pessoas, os visitantes seriam elogiados ou convidados a se retirar?
Preciso para com isso afinal aquilo tudo é dos franceses e eles fazem o que quiserem, sorte de quem pode escolher quando ir para evitar coisas que não quer ver.
Os demais, quem mandou nascer em outro país ou não poder visitar a qualquer hora.
Há, quanto á evolução cuidado, basta ver São Paulo onde o moderno está sempre substituindo o antigo, afinal novos tempos, evolução, gerando essa cidade tão linda e harmoniosa.
Abraços
Beatriz C
Beth, adorei a sua intervenção bem-humorada. É isso mesmo.
ô Samuel, manera um pouco nesse radicalismo!…
Concordo que a pirâmide de vidro foi um choque. Mas ela já se impôs.
Também temos nossa polemicazinha carioca sobre os Arcos da Lapa e a Catedral moderna. Eu gosto.
Tem uma coisa também: é uma maneira de envolver os jovens na Paris eterna. Tenho ouvido uns jovens muito influenciados pela cultura americana dizerem q não gostaram de Paris. Isto me preocupa. é preciso botar essa juventude no caminho de tudo aquilo q Paris representa e que queremos preservar. Abs.
Beatriz C
Que lindo Post Lina!
Valeu mesmo!
Jane Curiosa, deixei lá no post do dia da mulher um retorno às suas palavras. Abs.