A Cité Universitaire de Paris é um lugar que merece uma visita. Situada numa grande área ao sul, cercada de árvores e áreas verdes, a Cité tem aquele ar acadêmico-festivo que faz o charme dos campi universitários – o que, aliás, ela não é.
A Cité é destinada exclusivamente a hospedagem e recebe, por ano, cerca de 10 mil estudantes, cientistas e artistas do mundo todo. Uma verdadeira Babel.
São 40 maisons – a maioria dedicada a um país – e também teatro, cinema, restaurante, espaço para conferências e práticas esportivas, entre outras atividades. Um dos grandes destaques, sem dúvida, é a Maison du Brésil.
O prédio de 5 andares inaugurado em 1959 é uma ode à moderna arquitetura e tem a assinatura de ninguém menos que Lúcio Costa e Le Corbusier. Um mix de concreto, pedra e muita cor, a Maison du Brésil é considerada uma das obras arquitetônicas mais marcantes do século XX e, desde 1985, faz parte dos monumentos históricos parisienses.
A Maison já foi residência temporária de Joaquim Pedro de Andrade, Jaime Lerner, Zuenir Ventura, Sebastião Salgado, Zózimo Barroso do Amaral, Artur Moreira Lima, Antônio Abujamra, entre outros ilustres.
E o interessante é que, para promover a integração, uma porcentagem dos residentes de cada Maison tem que vir de outros países – são mais de 120 nacionalidades representadas. Além dos alojamentos para residentes, a Casa do Brasil dispõe de auditório, área de exposições, biblioteca, sala de informática e sala de reuniões.
Durante o governo FHC, a Maison fechou para restauração e foi reinaugurada no ano 2000. Todas as etapas dessa restauração e um pouco da história da Maison podem ser vistos numa exposição permanente no hall de entrada, onde também estão obras de pintores e escultores brasileiros. Escolha um dia ensolarado e faça uma visita. Vale a pena.
Acesso:
- Por trem (RER B): estação Cité Universitaire
- Metrô: estação Porte d’Orléans
- Tramway T3
- Ônibus: linhas 21, 88 e 67
Maison du Brésil: 7 L, boulevard Jourdan, 75014 Paris. Informações: [email protected]
Leia também:
- Hospede-se na Cidade Universitária de Paris
- Refeição por 6 euros em Paris, com entrada, prato principal e sobremesa
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
Renata
Lina, boa noite!
Eu leio seu site praticamente todo dia, adoro seus posts, ainda mais agora, que estou em Paris, no coração dessa cidade maravilhosa que eu comecei a amar sem saber porque. Mas que eu escolhi como minha segunda casa. Eu vim estudar o mestrado na minha área, farmácia, em Châtnay-Malabry. Estou na casa de uma amiga francesa, mas ela vai se mudar e eu não posso ficar aqui porque o aluguel é caro demais pra mim, que ainda não consegui bolsa. Eu queria saber, se é possível você me ajudar, se você conhece alguém que esteja alugando um quarto ou studio, meu orçamento é pequeno, por isso estou tendo muita dificuldade em achar, tenho 430 euros por mês para o aluguel, mas não me importo em ficar fora da cidade, perto da minha faculdade. Eu resolvi vir aqui solicitar sua ajuda em última instância, pois sei que é chato esse tipo de coisa. Me desculpe, é praticamente um ato de desespero! Mas se puder me ajudar será de grande valia, eu já tente as maisons, que estão lotadas e as residências estudantis também. Mandei e-mail para os diretores do mestrado e estou esperando resposta, mas não sei se eles podem fazer algo, já que tudo está lotado.
Rodrigo Lavalle
Renata, realmente nós não conhecemos ninguém que no momento que esteja alugando quarto ou studio. Sugiro que você procure no site http://www.appartager.com/.
Boa sorte.
Mario Botelho
Olá, pessoal!
Vou iniciar um Doutorado em Latim na UFRJ e pretendo pesquisar em Paris e, é óbvio, tentar me hospedar na Maison du Brésil. Alguém pode me dizer o que devo fazer primeiramente para conseguir uma vaga?
Um forte abraço a todos!
Lina
Mario
Acho que você deveria contatar a Maison, não? Nós aqui não temos esta informação.
Diniz Maciel de Sena
Muito interessantes os comentários sôbre a Casa do Brasol na Cité Universitaire de Paris.Para mim especialmente, por que me trouxe boas e inesquecíveis lembranças, pois fui residente da casa de 1962 a 1964. Só me resta fazer um pedido a quem ler esta mensagem: Estou escrevendo minhas memórias e seria muito útil para mim, ter uma lista dos residentes da casa no período de 1962 a 1964.
Se poderem me fornecer esta lista, eu ficarei muito grato.Na época foram diretores da casa, Dr. Lisantis Dr, Lacombe.
Maurício Azenha
Para os amantes de arquitetura, vale a pena conhecer a Ville Savoye, de Le Corbusier, em Poissy, pertinho de Paris.
Escrevi um artigo sobre minha visita para um site de arquitetura:
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/03.029/1539
Vale a visita.
Luciana
Consegui ficar como convidada de uma amiga que fazia pós doc em dezembro de 2010, passei um mês e amei, os encontros na cozinha são mesmo muito legais, e toda a cité é bárbara. Acompanhei vários eventos, entre eles um musical de Natal na casa da Finlândia, um luxo! Fora a troca cultural, quando nevou, por exemplo, enquanto os brasileiros se encolhiam os suíços caíram na farra brincando de guerra com bolas de neve e construindo bonecos. Inesquecível experiência!
Silvana
A Casa do Brasil é o máximo, e além de Costa e Corbusier, tem os interiores desenhados pela Charlotte Perriand. (https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/09/charlotte-perriand/
Tentei morar lá uma vez, não consegui pois estava lotada e passei três felizes meses na Casa de Mônaco, bem bacana, mas outro estilo.
A Cité é mesmo só para bolsistas ou professores em pesquisa ou pós-doc. Os parisienses acham longe de tudo, mas nem é (pelo menos não para quem vem de São Paulo): em dias ensolarados eu podia caminhar até a minha École, que ficava no bd Raspail, e tudo fica na frente de um lindo parque.
Marcela
Eu e meu marido estamos tendo esta experiência de viver na Maison du Brésil. Realmente a casa e as pessoas são acolhedoras, mas já estamos aqui há mais de um mês e não rolaram muitas festas ainda!! Mas as confraternizações na cozinha e as amizades que fazemos por aqui são ótimas para continuar a sentir o conforto do carinho brasileiro. Esse não tem igual!
eduardo
..uma dica boa na cite eh comer no restaurante..ainda mais para quem tem
carteira de estudante..pode ser internacional..vale a pena conferir..
IVETE DE PORTO ALEGRE
Maria Cristina,
Muito obrigada pelo carinho da tua mensagem! Acredito mesmo que a imagem do nosso querido professor Monsieur Roche enternece qualquer um. Ele é muito especial. Lamento que esteja afastado do seu Instituto por problemas de saúde.
Muito obrigada por ter visitado o meu despretensioso blog, Maria Cristina.
Hoje, o Conexão Paris acariciou o meu ego, pois na primeira hora seguinte ao comentário que fiz aí acima, houveram 50 acessos no meu blog. Amei!
É muito bom escrever um blog mas sabê-lo lido por tanta gente, é indescritível !
Bjs
Kátia Becho
Muito obrigada por ter prestigiado o meu singelo blog com sua visita.
Carinhos em você!
Maria Cristina
Ivete,
eu tb. tive a sorte de morar na Cité por 01 ano. Fiquei na Maison des Provinces de France em 2008 e adorei. Um studio de 22m2 com tudo o que eu precisava, do pequeno box ao fogão elétrico de 02 bocas, um frigo, uma boa cama de casal e uma bancada e prateleiras para guardar os livros e trabalhar. A propósito, uma delícia ler o teu blog. Reconheci ali uma pessoa muito querida, o M.Roche, meu querido professor. Também sou de POA e tb. tenho paixão pela França e, em especial, por Paris.
Valeu!
bj.Maria Cristina