Vários são os caminhos para se chegar até a Normandia.
Este que indico foi construido à partir das minhas melhores recordações.
Acho que a saida de Paris, mesmo com gps, é complicada e corremos risco de cair em engarrafamentos inesquecíveis. Sempre que é possível faço uma parte do trajeto de trem e em seguida alugo um carro.
O meu circuito teria como ponto de partida Paris/Rouen de trem. Este artigo já foi publicado pelo blog. Cliquem aqui. Neste post indico Rouen como um bate e volta. Agora aconselho dormirem uma noite na cidade e no dia seguinte sigam em direção à Etretat.
Se o interesse de Rouen reside na cidade, sua arquitetura e seus monumentos, em Etretat é a natureza que chama a atenção. Esta cidade é famosa pelas suas falésias recortadas em forma de portas.
Para realmente aproveitarem da beleza natural eu aconselho caminhadas pelas trilhas do litoral. Maravilhosas.
No site do Office du Tourisme de Etretat vocês podem imprimir mapas com as trilhas.
Rosana Heshiki esteve recentemente em Etretat e nos enviou as fotos acima. Rosana se hospedou no Dormy House Golf Club. Ele está situado no alto da falésia e a vista do restaurantes e de certos quartos é inesquecível.
Rosana gostou muito do hotel. Os quartos são confortáveis e as fotos publicadas pelo booking retratam a realidade. Ela gostou particularmente do restaurante gastronômico do Dormy House. No almoço eles possuem dois menus. O primeiro a 25 euros com entrada e prato principal e o segundo a 31 euros com entrada+prato+salada e queijos+sobremesa. Disponíveis somente no almoço e dias úteis. (preços em 2013)
As diárias começam em 100 euros para quartos sem vista, 138 euros para quartos standarts com vista até 320 euros para a suite prestige. (preços em 2013)
Para maiores informações sobre o hotel e reservas o Conexão Paris indica o site booking.com pois ele oferece segurança: cliquem aqui.
De carro vocês fazem o trajeto Rouen/Etretat em pouco mais de uma hora.
Ou vocês ficam uma noite em Etretat, programa completo com caminhadas, partidas de golf e jantares gastronômicos ou dão uma voltinha pelos pontos mais turísticos e seguem em direção ao pequeno porto Honfleur. De Etretat à Honfleur são 50 minutos de carro.
No próximo post destinos Honfleur, Trouville e Deauville.
Como ir de Paris até Etretat
- Trem: é preciso pegar o trem até Le Havre, a viagem tem cerca de 2h10 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços. Do Havre até Étretat: peguem o ônibus linha 24 (Fécamp – Étretat – Le Havre) na gare routière que fica junto à estação ferroviária do Havre. Baixem o PDF com os horários aqui. A viagem dura cerca de 50 minutos.
- Carro: a viagem dura cerca de 2h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta costuma ser a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem de ônibus até Le Havre tem cerca de 3 horas de duração. Do Havre até Étretat: peguem o ônibus linha 24 (Fécamp – Étretat – Le Havre) na gare routière que fica junto à estação ferroviária do Havre. Baixem o PDF com os horários aqui. A viagem dura cerca de 50 minutos. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
102 Comentários
Ricardo
Só mais uma dúvida:
Pernoite em Arromanches ou Caen ?
Ricardo
Amigo,
Estou com um roteiro para França pré-preparado. Paris, Normandia e Vale do Loire.Estou querendo dar alguns ajustes finais. E preciso de algumas dicas, tipo: Ficar em Le Havre ou Étretat ? Quais os melhores castelos para visitar na rota ? Etc. Poderia me auxiliar ?
Segue o roteiro:
1o dia: Paris / Rouen / Le Havre
Café da manhã e partida para Roeun com carro alugado. Passeio a pé em Roeun começando pela Catedral, uma obra prima da arquitectura gótica, a Igreja de St Maclou, Praça do Mercado Velho. Saída em direção a Le Havre onde iremos admirar o porto. Pernoite.
Distâncias:
– Paris / Rouen: 135 km
– Rouen / Le Havre: 91 km
Total: 226 km
2o dia: Le Havre / Honfleur / Deauville / Caen / Arromanches
Café da manhã e partida para Honfleur e Deauville, breve parada. Continuação para Caen e ida à Arromanches cujas praias testemunharam o desembarque dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial na Normandia (Dia D). Hospedagem.
– Le Havre / Honfleur: 25 km
– Honfleur / Deauville: 16,5 km
– Deauville / Caen: 61,5 km
– Caen / Arromanches: 39 km
Total: 142 km
3o dia: Arromanches / Mont St. Michel / St. Malo
Café da manhã e saída cedo para Mont St. Michel e visita a um dos monumentos mais emblemáticos de França, a famosa abadia gótica, conhecida como a “Maravilha do Ocidente”, patrimônio mundial da UNESCO. Continuação para a cidade Saint Malo, antiga fortaleza rodeada por imponentes muralhas. Passeio a pé pelas muralhas e parte antiga da cidade. Hospedagem.
Distâncias:
– Arromanches / Mt St. Michel: 135 km
– Mont St. Michel / St. Malo: 56 km
Total: 191 km
4o dia: St. Malo / Rennes / Angers
Café da manhã e saída para Angers, passando por Rennes. Dia praticamente só de viagem, vendo paisagem e conhecendo alguma coisa pelo caminho. Chegada a Angers e hospedagem.
Distâncias:
– St. Malo / Rennes: 69 km
– Rennes / Angers: 124 km
Total: 193
5o dia: Angers / Castelos Saumur e Azay le Rideau / Tours
Café da manhã e visita ao castelo medieval e a pitoresca cidade do século XIII. Continuação para Vale do Loire para visitar (exterior) os Castelos de Saumur e Azay le Rideau. Chegada a Tours. Hospedagem.
Distâncias:
– Angers / Tours: 128 km
Total: 128
6o dia: Tours / Castelos Chenonceaux e Blois / Paris
Café da manhã e visita de Tours onde podemos admirar a Catedral de São João Gatien, Palácio do Arcebispo, Torre de Carlos Magno, etc. Continuação da viagem passando pelos castelos de Chenonceaux, um dos mais belos do Vale do Loire. Castelo de Blois localizado no coração da cidade Blois. Chegada a Paris. Hospedagem.
– Tours/ Blois: 65 km
– Blois / Paris: 185 km
Total: 250
Rodrigo Lavalle
Ricardo, Étretat é mais bonito que Le Havre. Os melhores castelos para se visitar no Vale do Loire são Chambord, Chenonceaux, Amboise, Clos Lucé.
Abraços.
Lucas
Eu e minha namorada somos jovens e o carro somente para nos e caro e não sentimos muita confiança ao volante, tem como fazer de trem/coach sem que seja grupo de turismo?
Rodrigo Lavalle
Lucas, o transporte público nessa região não é muito prático. Vocês podem pegar um trem em Paris é ir até Deauville. Lá peguem o ônibus Bus Verte linha 20 até a cidade de Le Havre (veja o mapa das linhas dessa empresa de ônibus). Nesse trajeto vale a pena descer em Honfleur. Em Le Havre peguem um outro ônibus até Etretat.
Abraços.
Leonardo Kozlowski
Bom Dia,
Gostaria de saber se ir durante o inverno ( em janeiro) à Entretat, Trouville, vale de fato a pena? Tenho apenas 2 fins de semanas disponíveis e não queria me decepcionar com uma paisagem feia por conta do tempo ruim.
Obrigado
Rodrigo Lavalle
Leonardo, em qualquer época do ano, antes de programarmos um passeio, consultamos a meteorologia. Sobretudo no inverno. Se a previsāo for sol, dia lindo, mesmo no inverno o passeio vale a pena.
Abraços.
Aglaupe
Oi farei uma viagem sozinha e tenho muita vontade de conhecer o Mont-Saint-Michel, Étretat e Vale do Loire. De Paris até esses destinos como faço para chegar? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Aglaupe, você pode ir de 3 maneiras:
– trem (no caso do Vale do Loire o mais indicado é, chegando lá, alugar um carro);
– de excursão com a empresa Paris City Vision: http://www.pariscityvision.com/pt/?a_aid=4f665e0d06268;
– de motorista particular com uma das empresas de passeios que nós indicamos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/.
Abraços.
Eliane
Olá! Faremos uma viagem em 2015 para Europa. A ideia é conhecer a Bélgica, Luxemburgo, Amsterdã, Normandia, Vale do Loire, Dijon e finalizar em Paris. Desses que citei só conhecemos Paris. Ficaremos 28 dias. Gostaria de saber qual a melhor logística para seguir esse
roteiro, base, quantos dias em cada lugar e qual o melhor lugar para alugar o carro. Aguardo, abraços. Eliane
Rosana
Obrigada pela dica. Vi as fotos de La Rochelle e já me animei. Já está no meu roteiro.
Os castelos já tive oportunidade de conhecer em outra viagem. Se tiver mais sugestão, adoraria. Faltou eu parabenizar o site. Não consigo mais viajar sem “viajar” antes por aqui. Muito obrigada mesmo.
Rosana
Obrigada pela sugestão. E o que você indica de passeio entre a Ilha de Ré e Paris. Vou de carro e não queria ir direto para Paris.
Rodrigo Lavalle
Rosana, entre Paris e Ile de Ré fica o Vale do Loire, você pode visitar os castelos. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2008/07/16/como-visitar-os-castelos-do-vale-do-loire/. E quase chegando na ilha, Você visita La Rochelle.
Abraços.
Rosana
Estou indo para França e gostaria de conhecer Etretat, Port de Honfleur e ilha de Ré. Tem alguma outra parada que sugere fazer antes de retornar para Paris? Já tive oportunidade de conhecer Mont St. Michel ,Giverny , Douville e Tourville em outra viagem. Obrigada pelas dicas.
Rodrigo Lavalle
Rosana, nessa região há também Saint Malo: https://www.conexaoparis.com.br/2009/01/12/de-paris-ao-mont-saint-michel-via-saint-malo-1/ e https://www.conexaoparis.com.br/2009/01/14/de-paris-ao-mont-saint-michel-via-saint-malo-3/.
Abraços.
Renata
Boa tarde!
Em agosto farei uma viagem para a França, serão 9 noites no total, sendo as ultimas 5 em Paris.
Gostaria que me desse sugestão de um roteiro na Normandia. Qual a melhor cidade para fazer uma base? Começaria por onde? Chegarei por Paris! Você sabe me dizer se esta época, por ser verão, a região fica muito cheia e as estradas congestionadas? Agradeço desde já! Seu blog é muito útil e esclarecedor!
Rodrigo Lavalle
Renata, leia os nossos artigos sobre a Normandia: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regiao-oeste/normandia/. Eu ficaria em Deauville que é uma cidade linda e gostosa mas a região é bem diversificada. Se você pretende ir ao Mont Saint Michel fique em Saint Malo.
Abraços.