Este circuito é para aqueles que já conhecem o essencial e querem flanar em outros bairros de Paris.
Eu o faço regularmente e ele faz parte das minhas caminhadas matinais para compensar os exageros gastronômicos da véspera.
Após uma volta na praça Madeleine e um olhar rápido nas vitrines deliciosas do Fauchon, da Hédiard, da Maison de la Truffe, dos maravilhosos lustres Baccarat e dos trench coats Burberry, sigo o boulevard des Malesherbes até o Parque Monceau.
Gosto desta avenida elegante, dos seus prédios que datam do Barão Haussmann, do seu comércio clássico e com ares de tempos passados. Entrar na loja de chás Betjeman & Barton ou na Mettez, a marca especializada em roupas para caça, é fazer um retorno acelerado ao século XIX. Aliás, os impermeáveis Mettez são maravilhosos e me lembram personagens da literatura inglesa.
Eu atravesso a praça Saint Augustin e sua igreja e ando ainda 4 ou 5 quarteirões até a primeira entrada do Parque Monceau, situada na pequena avenida Vélasquez.
Este é um dos parques mais agradáveis de Paris. Faz parte do sonho de cada parisiense ser proprietário de um apartamento com acesso direto aos seus jardins.
Monceau possui falsas ruinas romanas, detalhe bizarro que aumenta o charme.
No final do dia temos o ritual da última saída das babás e crianças antes do jantar em família.
Após uma volta completa, retomo a mesmo caminho e, se tenho tempo, entro no Museu Cernuschi situado na mesma avenida Vélasquez ou no Museu Nissin de Camondo, pertinho também. Estes dois museus nos revelam o interior das mansões das grandes famílias francesas da época da construção do parque.
O Museu Cernuschi foi a mansão do italiano, residente em Paris, Henri Cernuschi. Após sua morte, a Prefeitura de Paris herdou o imóvel e sua coleção de arte asiática. Este museu, inaugurado em 1898, é um dos mais antigos museus parisienses, o segundo museu de arte asiática da França e o quinto museu de arte chinesa da Europa.
Retorno pela avenida Malesherbes e, de tempos em tempos, viro boulevard Haussmann à direita para dar uma passadinha nas Caves Augé.
Aproveito para citar esta cave, uma das melhores de Paris. O proprietário, Marc Sibard, ex sommelier do Fouquet’s, se tornou o defensor de pequenos produtores que trabalham uma viticultura que produz vinhos deliciosos e longe dos sabores vigentes no mercado internacional.
E se, no caminho do retorno, a fome aperta tenho inúmero opções, entre elas um chocolate Pierre Hermé do boulevard Malesherbe.
Ou almoço na Maison de la Truffe que propõe um menu por 29 euros com amuse bouche, prato do dia e café gourmand.
Este circuto é pequeno e o faço em 1h15m. Uma variante mais longa seria sair do Parque Monceau pelo boulevard de Courcelles, andar até a praça Ternes, em seguida pegar avenida Wagram até o Arco do Triunfo na Champs Elysées. Duas horas de caminhada. Mas vale a pena!
Mettez, 12 boulevard Malesherbes 75008.
Betjeman & Barton, 23 boulevard Malesherbes 75008.
Musée Cernuschi, 7 avenue Vélasquez 75008.
Musee Nissin de Camondo, 63 Rue de Monceau, 75008.
Caves Augé, 116 boulevard Haussmann 75008. Aberta de sábado à domingo das 10h ás 19h.
Pierre Hermé, 89 boulevard Malesherbes 75008.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
Stéfani
Olá! O que acham dessa região para hospedagem? Consegui um apartamento que fica bem próximo ao parque Monceau, mais exatamente na Rue Mederic, perto do metrô Courcelles. Alguma dica de transporte? E sobre a região como um todo? Não se acha muita coisa sobre essa área específica! Obrigada
Rodrigo Lavalle
Stéfani, essa região é segura e sofisticada, pouco turística e mais residencial. Super agradável para se hospedar. Ela Fica um pouquinho afastada do “centro turístico” da cidade mas isso se resolve fácil com o metrô (no seu caso a linha 2 na estação Courcelles). O Arco do Triunfo e a avenida Champs Élysées ficam a cerca de 20 minutos de caminhada.
MARLI
Obrigada Lina, adoro suas dicas !!!!!
Abs
rose
Morei na Hoche e sempre levava meu primo p/passear no Parc Monceau…mas nunca fui à Madeleine p/Courcelles …vou fazer esse roteiro na próxima viagem !!!!!
Priscila
Alguém sabe até quando vai a feira que está tendo no Parque Monceau? Vou receber visitas em 3 semanas e queria saber se dá tempo de levá-las lá!
Rodrigo Lavalle
Priscila, a qual feira você se refere? Aconteceu um festival de antiguidades lá até o da 1° de junho.
Abraços.