Texto de LuciaC
Michel Richart é um chocolatier designer ou designer chocolatier, com rica arte até no nome. Um legado de pai para filho, já que o seu era mestre chocolatier no Croix Rouge em Lyon.
Michel cresceu embalado por bombons e friandises. Foi educado na exigência da qualidade, no gosto para o belo, no amor ao trabalho bem executado e na paixão pelo chocolate.
Richart lança duas coleções temáticas anuais e nelas se aventura em complexas e exóticas combinações de sabores e aromas.
Ele mantem, nas suas lojas, 7 linhas chamadas de famílias, que classificam por sabor os seus bombons. Cada sabor contem 7 aromas que se materializam nos 49 Petis Richarts. São verdadeiras obras de arte apresentadas lado a lado em uma caixa branca, do tamaninho exato para serem levadas a boca de uma só vez e apreciadas com reverência.
Acredite, o requinte vai a tal ponto que nas decorações coloridas de suas coleções, aqueles com desenho em espiral indicam a melhor hora do dia para serem degustados.
Os com desenhos lúdicos são resultado de um concurso anual de desenho infantil, promovido por M. Richart, em que obras vencedoras são usadas para enfeitar seus bombons.
O processo criativo da multiplicação de sabores e aromas é intrincado, os detalhes levados a extremos, onde adjetivos como balsâmico não tem nada com o vinagre e sim com a qualidade balsâmica e relaxante de um chocolate com toques de baunilha.
Em contra partida o visual de sua loja no boulevard Saint Germain, para os lados da Tour Eiffel, é clean. De uma elegância moderna discreta é fácil passar por uma pequena galeria de arte. Caixinhas brancas quadradas e retangulares, um frasco, uma garrafa na vitrine e atendentes impecáveis e solícitas ao informar sobre o mestre e sua arte.
Os preços seguem de acordo com a exigência e requinte do artista.
Em caso de inevitável compra considere cada eurinho um investimento, uma viagem a um mundo de sensações nunca antes visitado.
Ah! existe para venda um pequeno armário climatisado que acomoda uma quantidade razoável de ballotins (caixinhas). Temperatura certa para acondicionamento do chocolate é absolutamente importante.
Ça c’est Paris!
Misturando os pincéis, os meus e os da LúciaC, uma última informação. Você pode comprar uma caixa com uma mensagem inscrita em uma placa de chocolate: Eu Te Amo, Boas Festas, Obrigada, Obrigada pela sua fidelidade…
258 Boulevard Saint Germain, 75007, paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
36 Comentários
Vera Maria
Ah, e Dodô, grande repentista você está se revelando, e poeta dos bons também, na verdade, aqui só tem fera – de garfo, perna e pena ::)
abraços,
vera
LuciaC
MARIA DAS GRAÇAS
Não sei, depois do choque de não encontrar as Moules Frites à la Créme do Vagenende,…pergunte só a Beth, uma festa!
Em Paris voltei à procura.
Experimentei desta vez as do La Bourgogne, decepcionantes, raquíticas e descoloridas, tristes e afogadas. As frites nada croustillantes. Mas a varanda sob os arcos da Place de Voges estava adorável.
As melhores, simplesmente divinas encontrei desta vez em Nice no Cours Saleya, assim de repente.
Em Aix, serviam de chamariz numa cantina italiana. Desolé, terminé.
As do norte, região de St. Malo e baia de Mont Saint Michel, são imbatíveis provei faz anos atras no porto de Honfleur, passaram a servir como referência sempre aceitando sugestões.
Chego a concluir que a procura de “moules perfeitas” é um passatempo adorado pelo frances e assunto para opiniões e papos interminávieis. Proust sabia das coisas.
As de Toulouse com vista para Pont Neuf e La Garonne foram inesquecíveis de tao boas. Tres refeicões seguidas na brasserie de hotel charmoso.
Grandes marmites.
Passei mal. e atrapalhei o namoro.
Uma coisa é certa, esqueça Leon e se aventure em descobertas.
Elas ficam anunciadas nas ardósias de Outono na calçada dos bsitrots e nas bandejas das brasseries.
Olhe para elas, se sorrirem, entre e experimente sem medo!
LuciaC
VERA MARIA
pois é. é uma loja que passa quase despercebida no Saint Germain chique do 7eme..
Fico lisongeada com o fato de você ter gostado dos chocolates de M. Ricahrt tanto quanto eu.
Desculpe por não ter deixado um ponto de referência que agora fica registrado aqui: é ao lado da C.F.O.C , Compagnie Française de l’Orient et de la Chine, que chama atenção por seu vermelho ming da fachada, aliás loja muito interessante. Com “tesouros” chineses a preço Monoprix.
Nunca fique chateada em Euros! Se antene nas escolhas. eu corro dos boudins noirs e anduiettes (linguiças ugh!) mas gosto muito de “queue de boeuf” que não passa de rabada. C’est la vie!
De tudo a gente só pode saber se gosta depois de experimentar.
Exercite bastante esta liberdade de ir e vir, coisa já impossível para nós cariocas. Ande muito, muito, nunca é bastante.
Para os pés, se precisar, coloque-os de molho em água quente com sal ao chegar no hotel e não esqueça o conselho de Lina, o Compeed. Você encontra nas farmácias para o tamanho e formatos exatos para sua queixa.
Aproveite muito seu Paris!
XXX
eymard
Arrasaram os dois: LuciaC e Dodo.
Ganhamos nós! Belos textos e versos.
Um levanta, o outro corta
Isso é CP.
LuciaC
De quem sabe fazer verso
e também contar estória,
ganhei um poema!
Obrigada, DODÔ!
Eu não falei?
Arrasou!
Vera Maria
Lucia, nem pensar em steak tartare, e não como fritas,na verdade nem estava comendo carne vermelha, mas aqui em paris resolvi abrir o cardápio e veio aquela carne rosada horrorosa, fiquei chateada porque sei que os chefs nao gostam de gente que não come carne comme il faut, mas enfim ela foi e voltou um pouco melhor. Não lembrava dessa sobremesa, de outra vez vou pedir a tal ilha.
Agora, dona Lucia, os chocolates, dio mio, são tudo isso que vc diz e mais até. Eu andei muito até achar a lojinha, cheguei lá bem cansada (devo dizer que estou apanhando aqui em paris, andando como nunca fiz ou faço no rio de janeiro), mas valeu, viu, comprei duas caixinhas, comentei com a atendente que estava ali porque alguém havia dito num blog que aquele chocolate era o céu na terra. E é, terminei de degustar os últimos agora ha pouco, bons demais.
grande abraço,
vera
Maria das Graças
LuciaC, gosto das moules e frites do Leon e em Paris não tive oportunidade de comê-las em outro lugar. Diga-me onde encontrou as moules et frites perfeitas para que eu possa experimentar na próxima viagem.
Dodô
LUCIAC
Pegando o mote de frente
Se me inspira o chocolate
Fazer viola da mente
É o texto inteligente
Que me serve de acicate
É o bom gosto envolvente
Que me faz fingir de vate
Finjo tão completamente
Que Pessoa diferente
Me remete ao arremate
Bem-vinda ao olhos da gente
Narração que se apresente
Com sabor de chocolate!
conexaoparis
Dodô
Poeta também!
Dodô
CLAUDIA OITICICA
Para começar, obrigado pelo cumprimento, que está para o ego como o chocolate para o paladar…
E a questão do investimento é a seguinte:
a gente gasta com a sobrevivência e investe na vida.
Abs, Dodô
Beth
LuciaC
Este ano nós comemos moules no Vagenende e estavam divinas.
Não entendi o que aconteceu! Seria problema com o mês do ano?
Quanto à Ile Flottante, babei com a foto, vou mandar para Laurinha. Diz ela que tão boa quanto à do Vagenende só a da Fontaine de Mars. É a sobremesa predileta dela,..
Bjs,