Texto de LuciaC
Michel Richart é um chocolatier designer ou designer chocolatier, com rica arte até no nome. Um legado de pai para filho, já que o seu era mestre chocolatier no Croix Rouge em Lyon.
Michel cresceu embalado por bombons e friandises. Foi educado na exigência da qualidade, no gosto para o belo, no amor ao trabalho bem executado e na paixão pelo chocolate.
Richart lança duas coleções temáticas anuais e nelas se aventura em complexas e exóticas combinações de sabores e aromas.
Ele mantem, nas suas lojas, 7 linhas chamadas de famílias, que classificam por sabor os seus bombons. Cada sabor contem 7 aromas que se materializam nos 49 Petis Richarts. São verdadeiras obras de arte apresentadas lado a lado em uma caixa branca, do tamaninho exato para serem levadas a boca de uma só vez e apreciadas com reverência.
Acredite, o requinte vai a tal ponto que nas decorações coloridas de suas coleções, aqueles com desenho em espiral indicam a melhor hora do dia para serem degustados.
Os com desenhos lúdicos são resultado de um concurso anual de desenho infantil, promovido por M. Richart, em que obras vencedoras são usadas para enfeitar seus bombons.
O processo criativo da multiplicação de sabores e aromas é intrincado, os detalhes levados a extremos, onde adjetivos como balsâmico não tem nada com o vinagre e sim com a qualidade balsâmica e relaxante de um chocolate com toques de baunilha.
Em contra partida o visual de sua loja no boulevard Saint Germain, para os lados da Tour Eiffel, é clean. De uma elegância moderna discreta é fácil passar por uma pequena galeria de arte. Caixinhas brancas quadradas e retangulares, um frasco, uma garrafa na vitrine e atendentes impecáveis e solícitas ao informar sobre o mestre e sua arte.
Os preços seguem de acordo com a exigência e requinte do artista.
Em caso de inevitável compra considere cada eurinho um investimento, uma viagem a um mundo de sensações nunca antes visitado.
Ah! existe para venda um pequeno armário climatisado que acomoda uma quantidade razoável de ballotins (caixinhas). Temperatura certa para acondicionamento do chocolate é absolutamente importante.
Ça c’est Paris!
Misturando os pincéis, os meus e os da LúciaC, uma última informação. Você pode comprar uma caixa com uma mensagem inscrita em uma placa de chocolate: Eu Te Amo, Boas Festas, Obrigada, Obrigada pela sua fidelidade…
258 Boulevard Saint Germain, 75007, paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
36 Comentários
Beth
Vera Maria
Como disse a LuciaC, agneau é para quem gosta de carne rosé, eu adoro! Caso contrário melhor pedir outro prato…
Quanto à sobremesa, a Ile Flotttante do Vagenende é uma das melhores de Pais, Lucia até mandou uma foto!
Bjs.
LuciaC
EYMARD,
a arte de Michel Richart é especial porque é diferente.
É elegante sem ser pretenciosa.
Seu sucesso em Paris, cidade famosa por sua especialidades e refinamentos em que qualidade e requinte são uma constante, deve-se a suas idéias inovativas, deliciosas e sedutoras.
Como bem falou HELENA, que, eu já soube, não deixa nada a dever aos chocolatiers franceses, são todos eles maravilhosos.
Ela diz que não há como eles, mas eu digo que há e pode haver.
O artista precisa do espaço para mostrar seu talento e o reconhecimento é seu incentivo
Facilita criar num ambiente onde a seduçao da arte sopra a favor.
MARIA DAS GRAÇAS
adoro este seu jeito gracioso de somatizar prazeres.
É adorável!
CAMILLA
por causa de sua pergunta para Lina descobri que atualmente Côte d’Ivoire é o maior produtor de caco do mundo.
São sortudos os chocolatiers franceses.
Sei que a Bahia pretende retomar seu lugar de destaque na pordução e exportação do produto. Torço por isto.
BETH LIMA
pois vá já planejando sua viagem de pesquisa ao mundo dos chocolatiers.
Tem um outro…que diz que… chocolate cura tudo! Utile Dulci!
Este fica para depois!
CLAUDIA OITICICA,
DODÔ é um conhecido e inspirado virtuose do repente.
Quando pega a viola da mente, não há quem se sustente!
Arrasa!
BETH,
não consigo esquecer minha Île Flottante!
De um requinte puro, é o ambiente belle époque descontraido e amistoso do Vagenende.
Garçons, exemplos típicos do serviço tradicional parisiense.
Escolhemos para almoçar no dia de chegada.
Praticamente abrimos os trabalhos do restaurante
Queria tando minhas Moules Frites para dizer: cheguei.
Adoro!
A companheira de viagem e amiga, que também é leitora
assídua do CP, tem uma enorme paciência comigo…
VERA MARIA
mantenha-se então afastada do Steak Tartare aux frites, prato típico de bistrots e brasseries na França. Seu agneau lhe foi apresentado como il faut. Para quem não gosta de agneau, como eu, é um martírio, o rosadinho. E no caso, se mal passado não sendo de seu gosto, imagine a carne bovina crua de um steak tartare. J
á este é um prato eu já amo de paixão.
Desta vez, aproveitando “Rs” saí à procura das Moules Frites perfeitas! Se resolver experimentar, fuja de Leon de Bruxelles, o MacDo belga dos mariscos.
Mergulhe nos chocolates. Michel Richart espera por você.
Aproveite muito Paris.
KIKA MELLO
Você é sempre muito gentil comigo.
Fico atenta as suas informações e percepções, sempre de especial sensibilidade.
.
SUELI OVB
Obrigada pelo carinho extra.
Não caia nesta!
Acredite, os grilés e os acidulés são de tirar do sério.
CLAUDIA OITICICA
mas… arte e cultura não são investimentos? lol
MADÁ
Eu também não concordo com o tratamento jóia dado ao chocolate.
Como arte ele toma uma consitência mais permanente enquanto derrete-se na boca. lol
JULIANA PAMPLONA
põe hmmmm nisto!
LINA
O Guia Conexão Paris 2, gastronômico,é uma evidência de seu apurado gosto, cultura e sensibilidade.
É especial, único. Sincero, elegante sem ser pretencioso.
É aí que está a diferença e é aí que mora o sucesso
Juliana Pamplona
hummmm
Claudia Oiticica
Dodô,
sua inspiração é sem limites e as sacadas as mais originais.
abs.
Claudia Oiticica
LuciaC,
primeira vez que escuto chocolate/investimento,rs. E se você diz que é, acredito piamente e agora não vejo a hora de conhecer.
Bjs.
Vera Maria
Beth, querida, gostei do Vagenende mas não amei a comida, talvez eu tenha pedido mal – foi um agneau com feijão branco (não lembro como se diz esse feijão em francês) e um prato de legumes na panela wok, os legumes estavam ótimos, mas a carne precisou passar mais um pouco porque não como nem meio crua, enfim, mas o garçom foi mega simpático. Havia uma família de três pessoas na mesa à minha frente e no final a senhora mais nova veio me dizer que a mãe, com seus 97 anos, pensava em comemorar o centenário ali – ela foi muito simpática, e pareciam ser velhos conhecidos do garçom, que brincava com eles bastante. Pedi uns sorbets de sobremesa, estavam ótimos, e é bonito o lugar, nesse sentido eu concordo com o que você já comentou por aqui.
Hoje fiquei encantada com a descoberta da rue de Buci, que fofa essa rua, amanhã quero andar mais por lá.
grande abraço,
Vera
Kika Mello
LuciaC
prazer redobrado ter esses belos e deliciosos chocolates emoldurados por texto tão elegante, daquela que sabe bem traduzir em palavras a bela história e as sensações tão sutis que os cercam.
Parabéns!
Sueli OVB
LUCIAC
Degustar esse seu texto é tão bom quanto os chocolates do Michel Richart.
Parabéns!
Beth
Vera Maria
Fico super feliz em saber que vc já está em Paris!
E esse pessoal aí realmente é muito chic, risos. Mesmo com muito frio…
Estou aguardando suas impressões do Vagenende.Pede uma Ile Flottante de sobremesa….
Um beijo
Helena Bauerlein
Enviei dois comentários e na hora do ”ENVIE”, desapareceram !
Agora é um teste para ver se vai acontecer o mesmo.
Que ódio que dá !