Texto de LuciaC
Michel Richart é um chocolatier designer ou designer chocolatier, com rica arte até no nome. Um legado de pai para filho, já que o seu era mestre chocolatier no Croix Rouge em Lyon.
Michel cresceu embalado por bombons e friandises. Foi educado na exigência da qualidade, no gosto para o belo, no amor ao trabalho bem executado e na paixão pelo chocolate.
Richart lança duas coleções temáticas anuais e nelas se aventura em complexas e exóticas combinações de sabores e aromas.
Ele mantem, nas suas lojas, 7 linhas chamadas de famílias, que classificam por sabor os seus bombons. Cada sabor contem 7 aromas que se materializam nos 49 Petis Richarts. São verdadeiras obras de arte apresentadas lado a lado em uma caixa branca, do tamaninho exato para serem levadas a boca de uma só vez e apreciadas com reverência.
Acredite, o requinte vai a tal ponto que nas decorações coloridas de suas coleções, aqueles com desenho em espiral indicam a melhor hora do dia para serem degustados.
Os com desenhos lúdicos são resultado de um concurso anual de desenho infantil, promovido por M. Richart, em que obras vencedoras são usadas para enfeitar seus bombons.
O processo criativo da multiplicação de sabores e aromas é intrincado, os detalhes levados a extremos, onde adjetivos como balsâmico não tem nada com o vinagre e sim com a qualidade balsâmica e relaxante de um chocolate com toques de baunilha.
Em contra partida o visual de sua loja no boulevard Saint Germain, para os lados da Tour Eiffel, é clean. De uma elegância moderna discreta é fácil passar por uma pequena galeria de arte. Caixinhas brancas quadradas e retangulares, um frasco, uma garrafa na vitrine e atendentes impecáveis e solícitas ao informar sobre o mestre e sua arte.
Os preços seguem de acordo com a exigência e requinte do artista.
Em caso de inevitável compra considere cada eurinho um investimento, uma viagem a um mundo de sensações nunca antes visitado.
Ah! existe para venda um pequeno armário climatisado que acomoda uma quantidade razoável de ballotins (caixinhas). Temperatura certa para acondicionamento do chocolate é absolutamente importante.
Ça c’est Paris!
Misturando os pincéis, os meus e os da LúciaC, uma última informação. Você pode comprar uma caixa com uma mensagem inscrita em uma placa de chocolate: Eu Te Amo, Boas Festas, Obrigada, Obrigada pela sua fidelidade…
258 Boulevard Saint Germain, 75007, paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
36 Comentários
Helena Bauerlein
Lindo texto que traduz a beleza do trabalho desse artista chocolatier.
Lindos pedacinhos mágicos, lúdicos, deliciosos !
Como os chefs chocolatiers franceses não há !
Minha eterna fonte de inspiração .
Aqule transfer de bolinho, provavelmente desenho de alguma criança, me ”inspirou” a solicitar à PCB ( empres francesa que faz a maioria dos decors e tranfers para os melhores artistas de doces) algo parecido para minhas noivas.
Estou encantada !
E você, D. Lúcia , é uma artista das palavras.
Parabéns para minhas duas arteiras.
Bjks
Vera Maria
Lucia, lindo texto, dá vontade de ir lá agora para ver e provar essas maravilhas. Agora não dá, mas quem sabe amanhã?
Pois é, cheguei aqui hoje de madrugada, estou ainda me recompondo do voo, mas esse lugar onde estou é demais, super sofisticado, as senhoras e senhores são chiquíssimos, e Beth, está f rio mesmo, de verdade, e pensando em você – e em mim ::), fiz uma reserva pra amanhã no Vagenende, pensarei em todos os bons conselhos dados pelo amigos daqui.
Lina, querida, estou ainda lendo o guia, depois entro em contato por email.
Grande abraço a todos e todas,
Vera
Dodô
LuciaC,
Seu texto é o próprio parfait de chocolat. Nem a Juliette Binoche entrou no tema com tanto brilho…
Abs,
Dodô
Madá
LuciaC e Lina,
Que delícia. Assim como a Ma. das Graças tbem me lembrei com alegria de quando lá estive. Gostei muito de saber da tradição familiar. O que eu achei legal é que os chocolates estão mais para arte do que para jóia e, ao contrário de outros concorrentes, a loja não assusta potenciais clientes com ostentação.
Beth
LuciaC
Que requinte de chocolate e de texto!
Bjs.
Beth Lima
LUCIAC e LINA
Esse post está uma delícia só de pensar, imaginem degustando cada bombom… E com toda essa descrição detalhada é de dar água na boca!
Ai… pena que não estou aí.
Da próxima vez irei à loja correndo pra conferir.
Obrigada por mais essa maravilha.
Beijos e bom final de semana.
camilla
oi, lina. estive em paris semana passada e segui varias dicas do seu blog. adorei.
fiquei curiosa com a populacao do Boulevard Rochechouart, em montmartre, quando passei pelo local no open tour bus no domingo…seria um reduto dos imigrantes das ex-colonias francesas?
obrigada
conexaoparis
Camilla
A população de Paris é assim. Resultado de passado colonial, da abertura ds fronteiras aos imigrantes.
Quando se sai dos pontos turísticos a verdadeira Paris aparece. Gosto dela.
Maria das Graças
LuciaC, que beleza. É mesmo um belo presente de sábado como disse o Eymard. Um mimo esses chocolates do Michael Richart. Volto no tempo e até revivo o prazer que senti quando estive na loja.
Acabei de almoçar e como não estou lá e nesse momento não tenho nada parecido ao meu dispor, vendo essas fotos, sinto aquelas pontadas abaixo das orelhas, que sinto sempre que estou diante de uma comida e bebida que gosto muito. Malvadeza! Parabéns LuciaC e Lina.
Dodô
Lina,
Que bom ter você de volta. O dia que eu passar pela loja vou encomendar chocolates com a inscrição:
” Conexão Paris. Bem-vindo quem merece”
eymard
LuciaC: que espetaculo de texto, de imagens e de trabalho. Acho fantastico o trabalho desses artistas. Cada bombom é pensado e trabalhado como se fosse unico. Uma sensaçao unica. Nao é simplesmente comer chocolate. E essas caixinhas, com as peças individuais “do tamanho certo para levar a boca” me lembra o trabalho de “ourives” dos mestres do sushi. Lucia e Michel Richart, um presente de sabado da Lina. Obrigado e bom final de semana.