Hoje, o Conexão Paris e a Air France convidam você para conhecer a casa da Elizabeth, uma jovem parisiense que vive num pequeno apartamento de 15m², no 7˚ distrito de Paris, pertinho da Torre Eiffel.
Com a oferta limitada, os preços dos imóveis em Paris tendem a estar acima do orçamento. A solução é morar em apartamentos pequenos como o da Elizabeth – os famosos studios, que representam 32% das moradias parisienses.
O que são os studios?
Os studios são pequenos apartamentos compostos por uma única peça – que é sala e quarto ao mesmo tempo e, em alguns casos, também cozinha. É raro hoje em dia, mas pode ocorrer de o banheiro não estar dentro do apartamento. Com sorte, estará no mesmo andar. Em alguns casos, nem isso, é preciso subir alguns lances de escadas.
A lei francesa determina que um espaço só pode ser considerado habitação se tiver, no mínimo, 9m² (!); e pelos menos 2,20 metros de pé direito. Mas alguns studios são bem maiores, chegando a 30m², sem contar o banheiro e a cozinha.
Muitos desses pequenos apartamentos em Paris ocupam os últimos andares dos edifícios, onde antigamente eram os quartos dos empregados domésticos. Por isso, a altura do teto é irregular, o que traz charme ao apartamento – mas diminui ainda mais o espaço.
E, assim como no prédio de Elizabeth, muitas vezes não há elevador. Subir cinco lances de escada não é incomum para o morador parisiense.
A casa dos jovens parisienses
Na França, 24 anos é a idade média que os jovens saem da casa dos pais para morar sozinhos. Assim como Elizabeth, a grande maioria começa a vida adulta e independente nos studios. Em Paris, o valor médio do aluguel desses pequenos apartamentos é de 751 euros/mês.
É pequeno, é verdade. Mas, quando Elizabeth precisa de espaço, têm os cafés. E nos meses de calor, basta preparar o picnic e se instalar nas margens do Sena ou nos jardins da cidade. Não é tão mal assim, não é verdade?
O Chez Moi é uma série especial sobre a casa francesa, produzida pelo Conexão Paris, em parceria com a Air France.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
21 Comentários
Luciana
Que água marrom é essa que ela usa pra regar as plantas???
Rodrigo Lavalle
Luciana, são aditivos e fertilizantes diluídos em água.
Noêmia Puerari
Lindoooooo! Adorei! Gostaria muito de passar uns dias neste Studio!
Tem tudo que precisamos! A Elizabeth é uma fofa!
Paris é tudo de bom, mesmo em 15M²
Beijos
Cecília
Se fosse para morar em Paris … acho que moraria. Será? Elizabeth é uma fofa
Rodrigo Lavalle
Cecília, uma fofa!
Ana Girlane Menezes
Muito bacana Chez moi! conhecer os detalhes sobre a vida dos parisienses! Parabéns a você do Conexão Paris e cia por nos informar sobre esse povo lindo.
Rodrigo Lavalle
Ana, obrigado por nos acompanhar.
Madá
Mas que simpatia a Elizabeth 🙂 Amei o vídeo e o orgulho que ela tem de tudo que está lá.
Essa série é maravilhosa. Parabéns !!!
Maria Lígia
Q graça seu studio Elizabeth! Parabéns!
Rodrigo Lavalle
Maria Lígia, fofo demais!
Cristiane Pereira
Uma graça, a Elizabeth! Amei esse studette cheio de plantas, livros e discos!!!
Rodrigo Lavalle
Cristiane, fofo demais!
joao paulo
Muito legal o video e interessante conhecer um studio frances real !!
Vivian Camargo
Très mignon ce studio! Muito charmoso! Eu tenho ficado num de 19 m2 e me viro muito bem. Admiro a capacidade de aproveitar cada cantinho de forma muito inteligente. Nós nos acostumamos a morar em grandes ambientes, e o uso efetivo do espaço às vezes não passa de 10% do total!
Outra constatação é o aproveitamento e restauração de tudo, acho incrivel!
Rodrigo Lavalle
Vivian, exatamente. Eu, que já fui arquiteto, fico impressionado como cada centímetro quadrado em Paris é aproveitado.
Alcilene M. de Sousa
Adorei o espaçinho da Elisabeth. Queria um pra mim.
Rodrigo Lavalle
Alcilene, apartamento bem fofinho.
Alcilene M. de Sousa
E.T. Rodrigo, entrei no “alaparisienne”, mas nao aparece a opção de “stúdio”. Um abraço
Alcilene M. de Sousa
Bom dia, CP. Gostaria de alugar um studio no periode de 14 a 30.9 do corrente, em Montparnasse ou Saint Germain para uma(1) pessoa. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Alcilene, infelizmente só conhecemos a À la Parisienne. Tente em site como o AirBnb (clique aqui) e o Paris Attitude (clique aqui).
Phillipe
Esta série está saborosa. Curioso para conferir um apartamento de um senhorinha bem belle époque da rive droite hehehe