Como é a casa francesa? Como vivem os parisienses? Em parceria com a Air France, apresentamos hoje o apartamento de Orlane e Pierre, um casal jovem e antenado que mora em Paris, num lindo apartamento de estilo haussmaniano.
Pierre e Orlane são um jovem casal, na faixa dos 30, sem filhos. Ela é designer de interiores, ele tem como hobby transformar antigos objetos em luminárias. O resultado é um apartamento cheio de charme, com móveis garimpados em mercados das pulgas e brechós. A iluminação, claro, é assinada por Pierre, e dá um toque ainda mais pessoal à casa.
Como todo bom francês, Pierre e Orlane adoram viajar e descobrir novas culturas – Brasil (eles adoram), Cambodia, Marrocos… A decoração conta também um pouco das andanças do casal por países distantes.
No video abaixo, o casal convida você a conhecer o apartamento onde moram em Paris:
O apartamento haussmaniano
Pierre e Orlane têm sorte – eles moram num apartamento de 120m2, um latifúndio para os padrões parisienses, sobretudo para um casal jovem.
Além de espaçoso, com 2 amplos quartos, o apartamento tem características típicas dos clássicos apartamentos parisienses no estilo haussmaniano.
- amplas janelas em todas as peças;
- uma pequena varanda;
- pé direito alto;
- lareira (em mármore);
- piso de madeira maciça;
- teto e paredes emoldurados.
Pierre e Orlane não conhecem a data exata da construção do edifício, mas sabem que foi entre 1850 e 1900. Ao contrário de muitas casas construídas nessa época, o apartamento do casal sofreu poucas modificações e ainda guarda muitas das características originais.
Construídos durante a gestão do barão Haussman, prefeito que re-urbanizou Paris no século 19, os edifícios haussmanianos têm arquitetura padronizada. Tratam-se dos típicos edifícios parisienses, que tanto caracterizam a cidade. Todos eles seguem um mesmo padrão, imposto na época pelo barão:
- Fachadas em pedra lavrada.
- Os prédios de um mesmo quarteirão têm a mesma altura, que nunca ultrapassa 6 andares.
- Com frequência, há varandas no segundo andar (considerado na época o andar nobre do prédio).
- No último andar, há pequenas janelas que antes eram reservadas para os quartos dos empregados domésticos. Hoje, estes espaços deram origem a grande e luxuosos lofts.
- Grandes janelas, sempre alinhadas ao longo de todo o quarteirão.
Banheiros, lavabos, banheiras, duchas e afins
- Há um lavabo, onde se encontra o vaso sanitário;
- há ainda um banheiro, onde o antigo proprietário instalou uma banheira, fazendo um puxadinho para dentro de um dos quartos.
- e há uma terceira peça, minúscula, apenas com um chuveiro.
E não existe área de serviço!
Pierre acharia lógico instalar a máquina de lavar roupas na cozinha (!). Mas como não há espaço, a solução foi deixar no banheiro. Para secar as roupas, é preciso comprar uma máquina de lavar que também é secadora. Ou, como faz a maioria, abrir varais portáteis no banheiro e nos quartos.
O bairro
A grande Paris tem 7 milhões de habitantes. Destes, apenas 2 milhões moram dentro do perímetro urbano de Paris. Os outros 70% estão nos distritos periféricos (onde a oferta é maior e os preços, bem mais acessíveis).
Mas Pierre e Orlane são super parisienses – morar fora da cidade não era uma possibilidade. Eles então optaram por morar no 9˚ distrito de Paris – um bairro tradicional, que nos últimos anos vem sendo ocupado por jovens.
A renovação da população trouxe uma certa gentrificação ao bairro, que rapidamente foi tomado por restaurantes da moda, pequenos hotéis de charme e lojinhas estilosas. Para se ter uma ideia do aumento dos preços do imóvel, hoje o valor do metro quadrado na região está em torno de 10 mil euros (acima da média parisiense). No ano 2000, girava em torno de 3 mil euros.
A casa parisiense
O apartamento de Pierre e Orlane representa a síntese da casa parisiense clássica. Confortável, mas sem nenhum luxo. Espaçoso, mas com uma planta improvisada – apesar de ter 3 “banheiros”, há apenas 1 vaso sanitário, 1 banheira e 1 chuveiro. E, ainda que o prédio e o apartamento sigam um padrão bem especifico, a decoração é cheia de personalidade, refletindo o gosto pessoal e o estilo de vida do casal.
Para saber mais sobre o estilo de vida do casal, siga Orlane no Instagram.
O Chez Moi é uma série especial sobre a casa francesa, produzida pelo Conexão Paris, em parceria com a Air France.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Jaqueline Berto Yocota
Que sonho! Que delícia de matéria e vídeo!
Rodrigo Lavalle
Jaqueline, obrigado!
SONIA MARIA
Amei!
Sempre tive curiosidade em saber sobre o interior dos apartamentos em Paris…Parabéns a série Chez Moi, veio com grandiosidade nos satisfazer a curiosidade e ao mesmo tempo nos dar vivência…Obrigada e muitíssimo sucesso!
Rodrigo Lavalle
Sonia, obrigado por nos acompanhar.
Angela Santana
Que delícia essa matéria. Parabéns! Tão bom ver e saber sobre Paris ! Amoooo.
Rodrigo Lavalle
Angela, obrigado pelo elogio e por nos acompanhar.
Cristina Fonseca
Amei a matéria. Super. Vida longa a série. Parabéns para toda a equipe do Conexão Paris.
Rodrigo Lavalle
Cristina, obrigado pelos votos e por nos acompanhar.
Ricardo Ferreira Fontes
O chez moi é verdadeiramente interessante,pois mostra como vivem os parisienses e revela a beleza arquitetônica interior dos apartamentos Haussmanianos ,revelando este estilo clássico e informando os leitores sobre arquitetura francesa.O conexão Paris sempre com suas matérias deslumbrantes.Parabéns a toda a equipe.
Rodrigo Lavalle
Ricardo, obrigado pelos elogios. Ficamos felizes que você tenha gostado.
Renato Monteiro
Qual é a maior livraria parisiense?
Responda, por favor. Obrigado.
Renato / Curitiba
Rodrigo Lavalle
Renato, a maior livraria parisiense se chama “Ici” (25 Boulevard Poissonnière, Paris).
MARIO GURGEL
La Vache !!!!
Que matéria interessante !!! Por ser Arquiteto, achei a melhor do site, seguida do vídeo então … Super explicativa, interessante e abrangente. Parabéns Lina e equipe.
Rodrigo Lavalle
Mário, obrigado!
Rosane
Amei a matéria!! Nossa filha morou 2 anos num studio na Boulevard Diderot, bem pertinho da Gare de Lyon. Uma graça!! Tinha tudo sempre à mão…
Parabéns, Conexão!!!! Gosto demais de seguir vocês!! Sucesso sempre!!
Rodrigo Lavalle
Rosane, obrigado por nos acompanhar!
Taís
Simplesmente ADOREI!!! Estava ansiosa por está série. Acho lindo os prédios parisienses e sempre tive curiosidade em relação a decoração dos mesmos. Vida longa a Chez Moi.
Rodrigo Lavalle
Taís, ficamos felizes que você tenha gostado! Obrigado pelos elogios e por nos acompanhar.