Stephane Jego era um dos assistentes de Yves Candeborde no La Régalade original, do 14˚ arrondissement. Ao lado de Candeborde, participou da criação da bistronomia e hoje é dono de um dos melhores bistrôs de Paris.
Trata-se do Chez l’Ami Jean. O décor rústico dá a deixa: estamos de volta às raízes, comida de terroir, cozinha regional do País Basco francês, terra de Stephane.
Os desenhos na parede revelam um pouco da personalidade do chef – divertido e boca suja, ele comanda a cozinha e o salão aos berros. Reza a lenda que Stephane agarrou um crítico do Michelin pelo colarinho e o expulsou, aos gritos, de seu restaurante. O chef rebelde faz parte de uma nova geração que tem ojeriza às famosas estrelas e vêm mudando a cara da culinária francesa.
No cardápio, os embutidos merecem destaque especial. De entrada, salames e uma maravilhosa terrine de campagne.
O ambiente é animado, descontraído, festivo. Os garçons, brincalhões. Mas a comida é coisa de gente séria. Tudo é farto e nada é leve. Aves, cordeiros, leitões são presença constante no cardápio. Stephane está sempre em busca dos melhores produtos, dos melhores produtores locais.
O chef Stephane Jego serve um cordeiro inteiro aos clientes. O clima do restaurante é sempre alegre e festivo. Foto tirada do Facebook do restaurante
De entrada, pedi uma sopa de parmesão a se tomar de joelhos.
Como prato principal, optei por algo menos selvagem – pedi um frango de “100 dias” com molho de mostarda e girolles (uma das minhas espécies prediletas de cogumelo) para acompanhar. Pulei os queijos e fui direto para a sobremesa. E, surpreendentemente, o arroz doce foi talvez a mais maravilhosa parte da refeição.
No almoço, o menu fixo com entrada, prato principal e sobremesa por 42 euros. Pedidos à la carte, com entrada e prato principal, por aproximadamente 45 euros.
Chez l’Ami Jean: 27 Rue Malar, 75007. Tel.: 01 47 05 86 89. www.lamijean.fr
Conheça também nosso guia Restaurantes e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha (aqui)
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
11 Comentários
Guilherme
Eles fazem reserva online 🙂 Oq é um alívio pra quem não é tão fluente no idioma… O curioso, é que no jantar só aparece disponível para reservas o horário das 19h no site. Alguém sabe dizer o porquê?
Rodrigo Lavalle
Guilherme, eles devem separar os outros horários para reservas por telefone.
Abraços.
Mara Beira
Eu estive no mês de fevereiro em Paris e no L’Ami Jean. Foi uma das melhores refeições que já fiz na cidade. O ambiente também é muito agradável e aconchegante! É imperdível!
Aproveito a ocasião para indicar uma trattoria minúscula, divina e imperdível também! Trata-se do Caffé dei Cioppi no11ème – 159, Rue du Faubourg Saint-Antoine(Bastille). O Chef prepara os pratos na nossa frente! Fecha aos sábados, domingos e segundas-feiras. Não percam!
Italo
Dica anotada.
Tentarei conhecer!
Pessoal,
que dica vocês dariam de restaurante para passar a véspera de natal(24/12) em Paris? Com qualidade e com um preço não tão elevado.
Agradeço e parabens pela dica!
Helena Bauerlein
Um dos meus preferidos em Paris.
Foi muito bem recomendado por um amigo querido.
Anderson Pereira
Recomendei ao meu irmão há uns dois anos. Ele foi com um amigo sem fazer reservas. Chegou na porta e estava lotado. O chef, sem ser chamado, chegou e perguntou se poderiam esperar um pouco. Disseram que sim. Logo após, escolheram um bacalhau. O chef chegou e pediu desculpas porque havia acabado, exatamente porque estavam sem reservas e tudo é meio que sob medida. Ofertou um salmão. Meu irmão aceitou e achou um espetáculo. Mas a maior surpresa: como não tinha o bacalhau, não cobraram o salmão. Que delicadeza e atenção. Eles vão longe!!!
Aparenta ser um bistro estilo Le Ami Louis, mas pela metade do preço.
Kariny
Ótima dica, local simpático e bem localizado. Valeu CP!!!
Lenna Ranghetti
Gostei muito do estilo e do cardápio desse chef. Parece que ele tem muita personalidade e não se deixa influenciar. Isso é muito bom… Além do ambiente agradável do bistrô.
jorge fortunato
Mais uma dica anotada. E o ambiente é muito descontraído. Gostei
Rosália Velloso
O L’Ami Jean é um dos meus restôs preferidos em Paris, tanto pela comida como pelo ambiente. Também sou fã do arroz doce de lá, que parece ser o mesmo do La Regalade. Aliás, ambos servem a terrine de entrada, e não cobram por ela, o que já é um começo muito simpático.
Mônica Silva dos Santos
Adorei ! uma delicia conhecer mesmo que de longe, a gênialidade de um grande chef …