Charlotte Perriand (1903-1999), designer de móveis, arquiteta, fotógrafa e parceira de Corbusier está sendo homenageada em Paris com uma exposição. Charlotte foi uma das primeiras a utilizar a foto como elemento da decoração e como um dos componentes do mobiliário.
A exposição foi organizada pelo Petit Palais e mostra 430 fotos e 70 móveis.
Uma ocasião para vocês conhecerem o Petit Palais e sua bela arquitetura.
Aconselho uma pausa/almoço nos jardins deste museu. Leiam artigo aqui.
Os móveis de Charlotte Perriand são editados hoje por Cassina.
Do dia 7 de abril até 18 de setembro.Petit Palais,avenue Winston Churchill 75008 Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
44 Comentários
Eduarda
Percebi agora que. na verdade, não foi nele que vi que ela esteve aqui no Brasil por um período até que longo, mas sim nesse outro link:
http://www.escoladacidade.edu.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=252:exposicao-charlotte-perriand&catid=23:acontece-na-escola-da-cidade
Nele há uma indicação que ela tenha ficado por aqui de 62 a 68.
Eduarda
No link que postei acima há referências sobre sua estadia aqui.
eymard
Sabia que Marcello Brito daria um show de informaçao por aqui. Complementado pelo Dodo. Perfeito!
Dodô
A autoria (individual ou compartilhada) da concepção arquitetônica do prédio do MEC talvez continue matéria de controvérsia nos próximos séculos. Mas quanto ao mérito pelo prédio NÃO ser um horror, viva Gustavo Capanema! Ministro da Educação na ditadura Vargas, Capanema deu uma de “tirano esclarecido”, vetou o projeto vencedor de concorrência pública e abriu as portas da cultura chapa-branca para a arquitetura moderna. Sem essa decisão, que não absolve o arbítrio em termos absolutos, mas questiona pontualmente o “politicamente correto”, talvez as fachadas de Brasília estivessem cobertas de murais marajoaras.
conexaoparis
Dodô e Eymard
Lancei um help ao Marcello. Vamos ver se ele aparece.
Beth
Marcello
Gortei!
Sabia da celeuma, mas não dos detalhes.
E onde entra o Afonso Eduardo Reidynessa estória?
Abs.
Marcello Brito
Embora seja um fã de Charlotte, nao tenho informações sobre alguma passagem dela pelo Rio. Mas vou pesquisar!
Le Corbusier sim. Ficou por aqui tempos. Veio umas duas vezes. Na primeira a estadia foi de meses e embora oficialmente não existam projetos dele construidos no Rio, isso é uma meia verdade, ou melhor, é uma das maiores mentiras da historia da arquitetura mundial.
Le Corbusier foi fundamental no planejamento do Rio Moderno e muito do que existe hoje por aqui saiu de sua cabeça e traço, embora nao creditado.
Foi ele que planejou o aeroporto santos dumont, inclusive o aterro sobre o qual ele se apoia. O projeto n é dele, mas todo o resto sim e ninguem sabe disso.
Pelo menos 70% da cidade universitaria tb é fruto da sua cabeça.
E sorry, Niemeyer e equipe, mas o predio do MEC é do Le Corbusier, inclusive toda a volumetria e muito do detalhamento.
O que a heroica equipe brasileira fez foi adaptar o projeto inicial para outro terreno. O mestre suiço queria o predio na beira mar.
Existem muitos outros projetos construidos por aqui inspirados nas ideias urbanas e de volumetria para o Rio de Le Corbusier.
A principio grandes amigos, a relação de L.C. com Niemeyer sempre foi dificil: L.C. se ressentiu de nao ser devidamente creditado no predio do MEC, e O.N. no projeto do predio da ONU em Nova York.
Oscar na realidade é o autor do predio da ONU, o projeto é dele. Le Corbusier e equipe fizeram apenas uns ajustes. Mas nesse caso LC levou toda a fama e Niemeyer nunca foi devidamente creditado como o autor do projeto.
Samuel
Lina, Jaqueline, Beth,
Agradeço as dicas; vou anotar para não dar vexame (rs). Acho que 5 euros por mala está de bom tamanho. Nos restaurantes, vou observar se a gorjeta está incluída na nota; se não estiver, faço o cálculo e deixo 5% então, a título de “pourboire” (?) rs.
conexaoparis
Samuel
A gorjeta estará sempre incluida na conta do restaurantes. È obrigado por lei.
Eliana Barbosa
Maria das Graças:
Aqui pelos meus lados (MS), o povo também aprecia muito uma rede, tanto na cidade, como nas fazendas e beiras de rio do pantanal…
Eduarda
Maria das Graças:
Concordo completamente com vc: pois além de tb ADORAR uma rede, minha Tonart tb está aqui em casa firme e linda desde o nascimento do meu primeiro filho (hoje com 21) que mamava e adormecia sempre nela! Mas que essa chaise longue tb é demais e, adicionalmente, me parece ótima para a coluna tb não posso negar!
Beth
Eymard e Maria das Graças.
Eu não sabia da importância da rede até conhecer melhor o nordeste!
No Ceará eu usei rede até como cobertor, risos. E olha que eu estou falando sério!
Abs.