O champanhe é um vinho festivo. Ele é sempre a primeira taça servida em todas as celebrações francesas. Desde um pequeno e informal jantar entre amigos até uma grande festa de casamento, em qualquer ocasião de convivialidade e prazer o champagne é obrigatório.
O champanhe é um vinho delicado e ao mesmo tempo extravagante com suas bolhas efervescentes. Para ser apreciado, ele exige um cerimonial preciso.
O champagne não pode ser degustado geladíssimo. A temperatura ideal de degustação se situa entre 10º e 12ºC. Acima deste patamar, os aromas perdem sua vivacidade.
Para esfriar o champagne você pode guardá-lo durante pelo menos 5 horas nas prateleiras mais baixas da geladeira. Ou então, colocá-lo em um balde cheio de água e gelo 35 minutos antes de servir.
Ah! Nunca coloque gelo no champanhe. Isto pode funcionar, às vezes e pelo aspecto fun, no verão de Saint Tropez ou das praias brasileiras.
Para abrir a garrafa, não « estoure » o champagne senão a espuma partirá. Segure a rolha firmemente e com a outra mão vire a garrafa devagar, mantendo-a sempre inclinada.
Durante anos a elegante flûte, estreita e longa, foi a taça ideal para degustar o champagne. Hoje, este vinho é servido, de preferência, em taças para vinho branco cuja forma, dizem os experts, permite a expressão de todos os aromas. Eu continuo preferindo as flûtes.
Para servir o champagne, segure a garrafa pelo bico e encha a taça até 2/3, devagar e em várias etapas.
A grande tradição francesa é servir o champanhe no aperitivo, antes do jantar. Por isso dizemos que o champanhe inicia todas as festividades. Mas ele pode também ser o vinho que acompanhará todos os pratos, do aperitivo até a sobremesa.
Mas no Élysée, o palácio do governo francês, durante jantares para representantes de países estrangeiros, o champanhe é servido somente no final, durante a sobremesa.
O champagne é bom e apropriado em qualquer hora e em qualquer circunstância. Até no café da manhã, durante um brunch do final da semana.
Nas festas de fim de ano, o champanhe é um maravilhoso acompanhamento para o foie gras. Seu lado efervescente e um pouco ácido equilibra a gordura desta iguaria politicamente incorreta.
Com ostras, ele é também perfeito. Recentemente vi uma sugestão sublime de harmonização: pequenas ostras nº 5, em cada uma delas 3 g de caviar e uma taça de champagne blanc de blancs.
O champanhe é um luxo, mas luxo acessível. As grandes e internacionais marcas custam caro, mas nas caves parisienses podemos comprar um bom champanhe de pequenos produtores por 20 euros. Mas este vinho não será nunca um produto de mass market em função do longo tempo necessário para sua elaboração.
Para terminar, champagne é o segundo nome mais conhecido da língua francesa. Ele vem logo após bonjour – o famoso bom dia obrigatório quando você aborda ou entra em relação com qualquer francês. Duas vertentes fundamentais da cultura francesa.
E não se esqueça: a Lazenne oferece aos leitores do Conexão Paris um desconto na compra de malas e embalagens para transporte de vinho. Clique aqui para saber mais.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Anderson Pereira
O mercado brasileiro demorou para ofertar as “meia garrafas” de vinhos tranquilos. Demorou mas chegou (com qualidade). Agora falta o Champanhe, que na França, é normal para quase que todas as caves. Nada melhor que poder tomar a preços módicos, na França, uma meia garrafa quase que todo dia em uma viagem…
marcialube
Estive no 5e cru para festejar o aniversário da nossa querida Madá. Foi assim que conheci esse lugar super gostoso.
É lógico que saímos de lá, Vianney e eu, com alguns vinhos de pequenos produtores, sugeridos pelo sommelier Aymeric , ” le patron”, como diz o Alvaro.
E agora, assistindo ao video, anotando as sugestões e vendo Lina degustando essa taça maravilhosa, deu vontade de voltar.
Também quero uma malinha assim, cheinha de champagnes !!!
Carlos Eduardo
Boa tarde , qual a faixa de preço do Veuve Clicquot e do Moet? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Carlos, nos supermercados por volta de 30/35€.
Abraços.
jorge fortunato
Champagne, ostras e caviar…tudo que preciso neste verão carioca!