A Unesco acabou de inscrever a Borgonha e a Champanhe na sua lista de Patrimônio Mundial da Humanidade. O organismo internacional reconhece o valor universal único destas duas regiões e de seus vinhos.
Mas não se trata do reconhecimento destas duas áreas na sua totalidade e sim das casas, das caves, dos túneis, e dos “coteaux” (declive da colina ocupado pelo vinhedo) da Champagne e dos “climats” da Bourgogne.
Na Champanhe, a Unesco reconhece o valor de um conjunto que começa nos vinhedos, passa pelo sistema de produção do vinho até a fascinante vida subterrânea da região com seus túneis, caves e as antigas minas hoje dedicadas ao envelhecimento do champanhe.
A compreensão do coteaux é fácil, trata-se do lado da colina ocupado pelo vinhedo. Mas a noção de climats da Bourgogne é mais delicada, nem mesmo os franceses sabem do que se trata.
Os climats da Borgonha são parcelas de terra bem delimitadas e que possuem condições geológicas e climáticas particulares. Um exemplo: uma parcela situada em um declive da colina com orientação norte terá menos sol que outra orientada sul. Cada vinho da borgonha é resultado de um climat específico e cada um deles terá um gosto diferente.
De Dijon até Santenay existem 1.247 climats. Entre eles os famosos Romanée-Conti, Clos de Vougeot, Chambertin, Corton, Montrachet.
A noção de climat começa com a terra, claro. Mas ela não se esgota aí. O termo engloba também os homens que aí trabalham, a maneira como trabalham e toda a tradição cultural da Borgonha.
A Unesco reconhece que os bourguignons criaram um tipo de viticultura que se tornou um modelo universal. E motivo para muito orgulho.
Com este reconhecimento os defensores da Bourgogne esperam preservar as características que marcam a região há mais de 2.000 anos e proteger um equilíbrio frágil ameaçado pela tecnologia e pela globalização.
Sempre que a Unesco inscreve uma região ou uma atividade na sua lista, a consequência imediata é o aumento da atividade turística. As regiões vinicultoras francesas já recebem 8 milhões de visitantes por ano e deverão receber o dobro até 2030.
A Borgonha já é muito conhecida e possui estruturas turísticas sólidas.
Já a Champagne é uma região rica e não precisa do turismo para sobreviver. A procura mundial pelos seus champanhes é tal que o turismo não se encontra no centro das preocupações dos habitantes e responsáveis. Com esta classificação, está em estudo um centro de acolhimento dos turistas para que eles não atrapalhem o funcionamento econômico da área.
Leia também os nosso artigos específicos sobre essas duas regiões:
Como ir de Paris até Dijon, a capital da Borgonha
- Trem: a viagem tem cerca de 1h40 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem tem duração média de 3h30. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: esta é a opção mais barata, mas também é a mais longa. A viagem tem cerca de 5 horas de duração, mas pode variar dependendo da época e dia da compra da passagem. Preços a partir de 12 euros por pessoa. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1 Comentários
Maria Cristina
Mais uma vez, Parabéns, Conexão Paris, por trazer informações que nos deixa encantados.
Não sou apreciadora de vinhos, mas me encanta tudo o que envolve sua história. Tenho muita vontade de conhecer essas regiões na época em que os “pés” estejam carregados de uvas; vocês sabem dizer quando isso acontece?
Grata.