Neste artigo, Edu, nosso amigo e blogueiro, revela para os leitores do Conexão Paris um belo circuito pela região do champanhe incluindo as principais cidades, os segredos dos vilarejos, dicas de degustação de champagne e de um bonito hotel.
Por Edu do excelente blog Da Cachaça Pro Vinho
Depois de conhecer Reims, capital da região, hoje seria o nosso último dia na região na Champagne.
Rumamos pra Champillon, tecnicamente o povoado onde fica o nosso hotel, o Royal Champagne.
É uma cidade até que moderna para os padrões da região e a sua rua principal, a rue du Paradis, que atravessa as videiras, descreve bem o que ela realmente é.
Além do mais, Champillon oferece grandes vistas panorâmicas de todo o vale do rio Marne.
Na seqüência, fomos conhecer Hautvillers.
Ela é conhecida como o berço do champanhe e a sua abadia é uma referência mais do que indicada.
Foi nela que Dom Pérignon viveu e onde criou, segundo a lenda, todo o processo de fabricação do champagne.
Inclusive, dizem que quando provou pela primeira vez o resultado das suas experiências, ele gritou: “estou bebendo as estrelas!”.
Vimos também o túmulo deste grande “inventor”.
Outra coisa curiosa, são as placas de ferro que descrevem o que os moradores das casas originalmente faziam.
Aproveitamos pra almoçar no Au 36, um bar à champanhe que fica exatamente na rue Dom Pérignon, no número … 36!
Experimentamos 6 flutes de champanhe (pela ordem, Chardonnay, Meuniere, Pinot Noir, Millesime, Assemblage e Rosé) …
… além dum prato com comidas típicas da região.
Dali, partimos para Epernay e sua avenue du Champagne.
Segundo Churchill, é a “avenida mais bebível do mundo”.
Logo após e na volta pro hotel, decidimos dar mais uma voltinha de carro pelas pequenas cidades próximas.
E foi aí que conhecemos lugares pacatos, bonitinhos e lídimos representantes da região da Champanhe.
Fomos a Saint-Imoges…
Romery, Comoyeux e Fleury-la-Riviere.
Enfim, é claro que num bate-volta você consegue ter uma ideia de como é a região de Champagne, mas se dispor de alguns dias (três talvez seja o ideal), você conseguirá sentir realmente tudo o que as borbulhas podem te proporcionar.
Santé.
Observações do Conexão Paris:
- Em razão da sua reforma, as visitas com degustação de champagne à cave da Dom Pérignon (que se situa nas caves da Moet Chandon) estão canceladas até outubro. Porém, começando em junho, é proposto um atelier seguindo os passos de Dom Pérignon com degustação de 5 tipos de champagnes. Duração de 5 horas (14h00-19h00) e valor de 600€ por pessoa. Informações no telefone: 03 26 51 23 32.
- Leia nossos artigos sobre Reims, a principal cidade da região Champagne aqui e aqui. O primeiro explica como ir a Reims de TGV e quais caves visitar. O segundo fala sobre os principais monumentos a serem visitados na cidade.
- Além do TGV, também é possível ir de carro e ônibus até Reims:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
24 Comentários
Gabriela
Bom dia Rodrigo,
estou querendo ir em março e para ficar 2 dias inteiros e 1 noite qual seria sua sugestão??
Rodrigo Lavalle
Gabriela, no 1º dia fique em Reims e visite a catedral e algumas de suas caves. No 2º dia visite a cidade de Dom Perignon, citada acima, e Épernay. Leia esses artigos:
https://www.conexaoparis.com.br/2015/08/04/champagne-nao-se-esqueca-da-catedral
https://www.conexaoparis.com.br/2014/04/28/caves-de-champagne-de-reims-e-epernay/
https://www.conexaoparis.com.br/2011/05/02/degustacao-de-champagne-rota-do-champagne-reims-e-epernay/
Na nossa agência online Minha Viagem Paris oferecemos um passeio super interessante, com almoço e degustações, à região de Champagne com um guia-sommelier brasileiro. Veja aqui mais detalhes: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-arredores-paris/tour-champagne.html.
Priscila
Ola quero fazer a região de champagne e gostaria de saber se da pra fazer bate e volta num dia só?
Rodrigo Lavalle
Priscila, indo de trem você consegue visitar as cidades de Reims e Épernayno mesmo dia. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv.
O Conexão Paris oferece um passeio de um dia, semi-privativo, de carro com motorista brasileiro. Veja aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/passeios-turismo-paris/passeios-arredores-paris/passeio-a-reims-e-as-caves-da-regi-o-da-champagne.html.
Abraços.
Rafaela
Boa tarde Lina e Rodrigo, estou querendo ir para a região de Champagne, Borgonha, Vale do Rodano, Provença em janeiro, mas tentamos reservar alguns hotéis e constatamos que eles estarão fechados em janeiro devido ao inverno. Assim, gostaria de saber se isso é comum na região, e se prejudica a viagem a ponto de ser preferível mudar de região. Por ser inverno, o frio prejudica a viagem? as vinculas, restaurantes e comercio funcionam?
Desde já agradeço,
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Rafaela, o inverno é imprevisível. Pode nevar e as estradas ficarem fechadas. Alguns restaurantes e hotéis fecham. O mais seguro seria ir para o sul, Provence. Temperaturas mais amenas.
Abraços.
Juliana
Olá Rodrigo,
Gostaria de saber se existe lockers na estação “Champagne Ardenne TVG” para guardar as malas, se eles são seguros, e se vale a pena chegar na região por volta das 10hs da manhã, fazer as visitas e retornar para Paris as 20hs. Poderia me ajudar?Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Juliana, o site oficial dessa estação não menciona a existência de guarda-volumes. Sempre que existem guarda-volumes eles são mencionados.
Abraços.
Cassia
Muito obrigada, Rodrigo! Já consegui.
Abraços.