Chamonix é mais do que uma das estações de esqui mais famosas da Franca – é um mito, destino obrigatório e sonhado pelos amantes da cultura da alta montanha.
Situada em um vale de onde se vê o Mont Blanc, teto da Europa com 4.810 m de altitude, e outros incríveis picos em forma de agulhas (Aguilles du Midi, Verte, des Grands Chamoz etc.), a cidade – ou melhor, a região – atrai turistas do mundo inteiro o ano todo. Já escrevemos aqui sobre as vantagens de visitar Chamonix no outono. Agora, vamos descrever Chamonix coberta de neve, quando a cidade é tomada pela agitação alegre do esqui e afins.
Vale a pena visitar Chamonix no inverno mesmo se você não esquia, nunca esquiou e não pretende esquiar. Ao contrário da maioria das estações de esqui, em que você pode sentir um alien idiota por não esquiar, em Chamonix há programas incríveis para todo mundo.
A começar pelas subidas de teleférico, usadas por esquiadores mas também acessíveis aos não-esquiadores, que oferecem as vistas mais espetaculares dos Alpes. A subida mais famosa é às Agulhas do Midi, que já descrevemos aqui.
Mas há outras. Você pode, por exemplo, pegar a telecabine até PlanPraz, a 2 mil metros de altitude, e em seguida, o teleférico até o Brévent, a 2.525 metros de altitude. Você estará na cadeia montanhosa face ao Mont Blanc e às Agulhas do Midi.
No topo de todos os teleféricos há restaurantes onde você pode almoçar (em alguns casos até jantar) nas alturas.
Além das subidas aos picos, a visita aos glaciares, que chegam a abranger uma área de 125 km2 em torno do vale, é obrigatória. O mais famoso e espetacular é o Mer de Glace (mar de gelo) – que também é maior glaciar da França com 7 km de extensão e 200 metros de espessura. A subida até lá dura vinte minutos a bordo do famoso e simpático trenzinho vermelho.
Ao chegar no vilarejo de Montevers, pega-se um teleférico até o início das escadarias que levam ao glaciar (é preciso fôlego e pernas!). Uma boa dica é almoçar no Hotel Montevers.
Lá embaixo, a cada ano, grutas são cavadas no gelo e podem ser visitadas. Ao entrar dentro do gelo, conseguimos ter a real dimensão do que é um glaciar e da espessura do gelo.
Todos os passeios acima não demandam nem uma gota de suor (com exceção das escadarias da Mer de Glace). Para os espíritos mais esportivos, a região oferece ainda caminhadas a pé por rotas balizadas (são 17 km de trilhas de inverno).
Há também os passeios de raquettes, espécie de sapatos em forma de raquete que você calça para caminhar por trilhas com muita neve. Há diversas rotas balizadas, das mais fáceis às mais difíceis.
Passe no ofício de turismo para pegar o mapa de trilhas ou baixe-o aqui. Ou, se preferir, você pode contratar um guia de alta montanha para levá-lo a trilhas não balizadas e às regiões dos glaciares. A companhia dos guias de Chamonix, a mais antiga companhia de guias do mundo, oferece passeios sensacionais para pessoas de todos os níveis e experiência.
Depois disso tudo, no fim do dia, hora de se esbanjar com a culinária alpina. Em vez da famosa fondue, aconselho experimentar a raclette. Assim como a fondue, trata-se de queijo (chamado raclette) derretido. Mas em vez de pão, come-se com batatas cozidas, embutidos e picles. O queijo é derretido na mesa e você vai comendo aos poucos, acompanhado por vinho branco da região.
E não se esqueça dos queijos: reblochon e tomme de savoie.
Nas próximas semanas, publicaremos outros posts sobre Chamonix incluindo informações para quem quer esquiar.
Como chegar
- O aeroporto mais próximo fica em Genebra, na Suíça, que está a menos de uma hora de carro de Chamonix (88km). Veja aqui as melhores ofertas da Air France. Há ônibus diários que ligam Genebra a Chamonix, clique aqui.
- De trem, a partir de Paris, a viagem dura em média 7 horas (com duas trocas). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- De carro, a viagem tem duração média de 6 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Mais sobre a região dos Alpes Franceses:
- Chamonix no outono
- Dicas de esqui em Chamonix
- Os Alpes Franceses: Annecy
- Courchevel, a estação de esqui mais luxuosa do mundo
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Paola
Oi Rodrigo,
Não consegui colocar o link, pois ele só aparece quando estou logada.
Mandei direct pelo instagram do conexao Paris com a foto.
Desde já agradeco
Paola
Boa noite,
Fui comprar os ingressos para espetáculo que será realizado na ópera garnier.
Os ingressos mais baratos infelizmente já esgotaram.
Irei comprar o de 121 euros (cat. 1)
Eles disponibilizam as seguintes categorias de assentos: (Categoria 1) -> 1st circle front boxes, balcony e orchestra stalls / (Categoria Optima) -> 1st circle front boxes, 2st circle front boxes e balcony
Não entendi muito bem o mapa de assentos que eles disponibilizam no site.
Questiono: qual o melhor local dentre os oferecidos?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Paola, não sei te responder somente pelos nomes. Preciso ver o mapa. Você poderia me enviar o link?
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Paola, qualquer assento na cat. 1 é bom. Eu escolheria os assentos da cat. 1 no primeiro setor (o mais perto do palco) porém nas últimas fileiras desse setor.
Abraços.
Paola
Muito obrigada pela resposta!
Paola
Acho q cortou a última frase: como vcs me orientam a adquirir os ingressos antes de eles esgotarem?
Rodrigo Lavalle
Paola, a única orientação e ficar acompanhando o site todos os dias.
Abraços.
Paola
Olá,
Li os seus posts sobre a compra de ingressos https://www.conexaoparis.com.br/2014/01/08/como-e-quando-comprar-por-internet-tickets-para-a-opera-de-paris/
Estou indo para Paris nos dias 04 a 09 de junho de 2015 e estou querendo comprar os ingressos.
Olhei o site http://www.operadeparis.fr/en/calendrier?month=2015-6 e fiquei com a seguinte dúvida: alguns espetáculos do dia 29.06 a 04.07, por exemplo, já não tem a opção “réserver”.
Para outros dias tem a opção “réserver” e queria saber se já dá para comprar, pois vi em algum lugar que só começam a vender 2 meses antes do espetáculo.
Como vcs me orientam a proceder para adquirir os ingressos
Rodrigo Lavalle
Paola, se o espetáculo tem a opção “réserver” você já pode comprar os ingressos para ele.
Abraços.
Eti
Oii. Sei que a minha pergunta não é sobre o post, mas se puder responder… Estou com viagem marcada para Paris para menos de um mês e estou mto preocupada com a situação atual, devo ir assim mesmo? Obrigada pela atenção
Rodrigo Lavalle
Eti, leia o artigo que publicamos hoje sobre o assunto: https://www.conexaoparis.com.br/2015/01/10/o-que-fazer-diante-da-ameaca-terrorista/.
Abraços.
mirella
Ola, estou em Paris, qual a melhor forma de chegar em Chamonix, gostaria de passar dois dias por la. Tem alguma agencia?
Rodrigo Lavalle
Mirella, você tem duas opções:
– avião: o aeroporto mais próximo fica em Genebra, na Suíça, que está a menos de uma hora de carro de Chamonix (88km). Há ônibus diários que ligam Genebra a Chamonix.
– trem, a partir de Paris, a viagem dura em média 7 horas (com duas trocas). Pesquise nesse site: http://en.voyages-sncf.com/en/.
Abraços.
Ana Luisa
Fiquei muito feliz com o post porque minha próxima ida a Paris inclui Chamonix no roteiro!
Mas tenho uma pergunta: ainda há neve no fim de março? Pesquisei algumas estações de esqui e vi que elas ainda estarão abertas. Há neve normalmente na cidade também ou só subindo para pistas ou no teleférico das Agulhas du Midi?
Obrigada
Mariana Berutto
Ana Luisa, a temporada de ski na região vai de dezembro a abril. Acontece que este ano está atípico – até o Natal, não havia nevado. E de lá para cá, a neve está abaixo do normal, há ainda pistas fechadas por falta de neve. Garantia de neve na cidade não há, o pico da neve é janeiro e fevereiro.
Marcia Lube
Já estive algumas vezes em Chamonix.
É uma cidade super simpática mesmo para quem não pratica esqui como eu.
Bons restaurantes e lojinhas interessantes.
Vale um passeio até lá .
VERUSKA
Gostaria que falasse um pouco como seria uma visita a Chamonix com crianca pequena .
Mariana Berutto
Oi Veruska, as crianças pequenas costumam adorar a neve. Há várias atividades para elas – além de ski (a partir de 3 anos), têm as descidas de luge por exemplo (veja aqui). Além disso, vc pode comprar uma luge de plástico para ela escorregar na neve, fazer boneco de neve etc. Basta agasalhar direito.