Diante dos últimos eventos, Dodô – marido da Beth – (tenta) explicar o comportamento dos franceses. Em recente debate na TV, inúmeras personalidades parisienses tentavam o mesmo exercício. As contradições levantadas por Dodô foram as mesmas deste debate. Bravo Dodô.
Texto de Dodô.
. De Asterix a Sarkozy, os franceses passaram por tantas coisas que parecem estar para sempre vacinados contra o sentimento da estranheza. Um soberano que atendia pelo codinome de Rei Sol decidiu que o Estado era ele? C’est normal.
. Poucos anos depois de terem decapitado um casal real e quase toda a nobreza, em nome da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os cidadãos, enfim livres, coroam imperador um general autoritário, que cria uma nova corte a partir da própria família e de companheiros de caserna? C’est normal.
. O filósofo Descartes, esquarteja a realidade para tentar entendê-la e remonta-la como um quebra-cabeças de cimento-armado (embora eu nunca tenha conseguido entender o porco a partir da feijoada) ? C’est normal.
. Pelo direito de transar nos dormitórios da universidade, os estudantes dão início a um movimento contra os valores de Papai De Gaulle, e que veio a se transformar na primeira rebelião edipiana da história? C’est normal.
. Lançar a candidatura à Presidência da República de uma senhora xenófoba (apesar do tórrido romance em Búzios com um afro-descendente, que jogava basquete pelo flamengo, no tempo em que ela ainda fazia o papel de Brigitte Bardot)?. C’est normal.
. Manisfestar-se ruidosamene nas largas avenidas que Haussmann projetou com o propósito de facilitar o controle de manifestações ruidosas? C’est normal.
.Viver em estado de permanente impaciência numa cidade que convida ao ócio descontraído? C’est normal.
. Tentar compreender os franceses? C’est bizarre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
67 Comentários
Dodô
Hugo,
O que cai na rede é peixe. Sinta-se autorizado e incentivado a repassar o texto à vontade, como se fosse santinho de campanha. Só tenho a agradecer a honrosa iniciativa e os cumprimentos. Aproveito para uma segunda rodada de agradecimentos a todos que escreveram para me falar bem do que leram.
Abraços em rajadas.
Dodeaux, le presque normal
Rosane
Bom Dia,
Adoro o site, gostaria de saber sonbre ohotel que reservei o Bailli de Suffren, ficremos de 3 a 7 de Novembro, achamos a localizaçao boa, na Av Sufren 149 certo? ainda tenho tempo de cancelar.
Outra questão qual valor devemos levar em moeda por dia, no total da viagem ficaremos 18 dias (entre Paris e Paises Baixos).
Aguardo pitacos
abs
conexaoparis
Rosane
O hotel não conheço mas a localização é boa. Bairro chic e bonito.
HUGO F. DE CARVALHO
DODÔ
Já bem atrasado e deppois de uns 60 pitaqueiro já o terem feito, não posso deixar de cumprimentá-lo pelo bom texto. Se me permite, vou repassá-lo a uns amigos francófilos e francófonos, mas que não são frequentadores habituais do CP.
Difícil mesmo entender um povo culto, elegante, que leva seu cão ao restaurante mas fica horrorizado se lá encontrar crianças.
Beth
Ai meu teclado! A palavra correta é suicídio.
Beth
Luciana
Ontem a TV5 apresentou um documentário simplesmente estarrecedor sobre um problema seríssimo que está acontecendo na France Telecom: O suicpidio de mais de 27 funcionários por pressão gerencial. Só este ano já foram 7! Como o problema é com profissionais de nível médio (engenheiros, gerentes, etc) o problema é mais grave ainda.
Luciana Albuquerque
Por falar em greve, GNT… Hoje vi uma série inglesa onde os executivos passam-se por operários para conhecerem melhor suas empresas. Bem, apresentam operários muito conformados e “felizes” apesar das piores condições de trabalho possíveis. Não sei muito sobre os ingleses, mas há uma grande distinção nessa questão do trabalho e greves?
Fabiana - BEE
Mto bom!!
Uma frase que usam mto aqui e poderia ser trocada pela “C’est normal” é a “C’est pas grave”!! Brincando um pouco com as palavras..se c’est grave..c’est grève! =)
Abs!
Luciana Albuquerque
O GNT é muito bom realmente, também estão anunciando uma temporada do Alternativa Saúde pela Europa, estou aguardando.
Cláudia Oiticica
Luciana,
não sei se é o mesmo, mas já assiti um documentário sobre ela no GNT e adorei.
Luciana Albuquerque
Aproveitando o clima e o ótimo texto, o canal GNT vai apresentar no domingo um documentário sobre Carla Bruni. A chamada anunciando o programa é hilária, principalmente pela forma como ela se auto intitula: “apenas” a cereja do bolo, e humildemente diz tentar ser uma bela cereja! Como diria meu prof. Esteves da AF: “Toda modéstia é falsa!”
Vive la France!