Se você concorda que, em dias quentes, é mais prazeroso beber um copo de cerveja gelada que uma Perrier borbulhante, já deve ter se colocado a seguinte pergunta: é possível beber cerveja gelada em Paris? Pois é, grande questão. Pra nós brasileiros, servir uma cervejinha estupidamente gelada é ‘detalhe’ responsável por levar alguns bares ao Olimpo da fama ou ao Père Lachaise do ostracismo. Mas, em Paris, essa não parece ser uma questão de vida gloriosa ou de morte súbita. As cervejas – mesmo as excelentes belgas ou algumas deliciosas pressions servidas na cidade – chegam, no máximo, frias. Encucada com essa singela questão, perguntei aqui e ali e descobri uma dica preciosa: para encontrar cerveja gelada em Paris, vá a qualquer restaurante chinês e peça uma ‘Tsingtao’. E mesmo que você, como eu, não faça a menor ideia de como se pronuncia em francês uma marca chinesa, pode pedir só une bière que, fatalmente, lhe será servida uma Tsingtao geladinha. Essa marca, sozinha, é responsável por 50% de toda cerveja exportada pela China e pode ser encontrada em mais de 60 países onde há colônia chinesa. Posso garantir que o sabor é agradável e que ela desce muito bem enquanto você espera um pato laqueado.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
62 Comentários
Jane Curiosa
Katia, Eymard e Montenegro,para encerrar:
Swarovski,dragão chinês e “Sanguê de Boá”
Mesmo para uma população que ainda mistura vinho(de qualidade)a refrigerantes à base de limão e cola,o mercado interno de consumidores de vinho na China é promissor.
Há empenho do Ministério da Agricultura da China em estimular a produção bebidas não derivadas de cereais, garantindo que estes sejam destinados em maior quantidade para a alimentação do povo.
O mercado chinês recebe aportes altíssimos no setor de produção de vinhos,incluindo parcerias com empresas internacionais,caso da família austríaca Swarovski,que investiu em Shang-Li,onde cultivam ao menos 300.000 hectares de Merlot e Cabernet.
A Domaine Barons de Rothschields(Lafite) é outra que passa a produzir vinhos na China.
E não sómente vinhos ou cervejas,a China adentra ainda a produção de champagnes,em parceria com ninguém menos do que o grupo LVMH(Moët-Chandon) que se instala em uma zona muito pobre próxima ao deserto de Gobi.
A China continuará a produzir genéricos(e eu estou sendo benévola) com a qualidade do Sangue de Boi aí do título,isso é certo que va,i e não será sómente para o mercado interno,mas aos poucos deverá ir se desenvolvendo e ultrapassará, certamente, nos próximos anos muitos países aonde é tradição se produzir bons vinhos.
Tenho um amigo que fala que o “terroirismo” chinês não ultrapassará a barreira dos Balolos e Cabelnet.
Desde que não atinja meus preferidos Bourdeaux…
Já pensaram em beber um Cabelnet estupidamente gelado?
eymard
Jane e Montenegro: sim, a China esta produzindo de tudo! Inclusive uma estrondosa classe média, inserida em bens e produtos (comprando e consumindo nossos sapatos, por ex.). Voces se lembram que todos desdenhavam do vinho americano. Até que….
Katia: tenho saudade do guaraná antartica toda vez que viajo. (rs)
Katia Becho
Jane,
vinho chinês? Dessa vez eu passo.
Eymard, não tenho tantos anos assim de Paris. Tenho tido o privilégio de algumas temporadas e, numa dessas, deu até pra sentir saudade de guaraná Antarctica, rs…
abs.
Montenegro
Sensacional a resenha.
O Cham poderia explicar porque não se oferece muito cervejas belgas, alemãs e tchecas na França. Na República Tcheca é foi criada a Pilsen, em cidade quase homônima. Não deveria haver barreira fiscal (ou falta de) que justificasse a importação chinesa de cerveja…mas os chineses caminham, a passos largos, para onipresença e ubiquidade…
Vinho chinês? As uvas devem ser pisadas por mão-de-obra análoga à de escravo…
Jane Curiosa
Eymard e Katia
LIng,ling,ling…a China também está produzindo vinhos…
eymard
Katia, voce nao merece o destino de Maria Antonieta!!! (rs) Mas, no seu caso, tantos anos de Paris….uma cervejinha, mesmo que chinesa, gelada em dia de calor…claro que esta valendo. Mas, pense bem, temos dias…no maximo, semanas….para “degustar” o terroir….nao dá para desperdiçar….rsrsrs
Katia Becho
Eymard, eu jamais trocaria um ‘terroir perfeito’ por uma cerveja, mesmo que gelada. Minha troca se deu entre uma banal Perrier e uma exótica Tsingtao num dia de calor, rs… Tô perdoada, não tô? Ou vou ter o destino de Maria Antonieta por não ter pedido um rosé ou um champagne? 🙂
abs.
eymard
Dodo e Jane, desse jeito também vou-me embora para Pasargada! La quero continuar sendo amigo de voces e de todos voces. Precisa mais? Um cafe da manha no Mcdo (para lembrar de LuciaC) e uma cerveja chinesa estupidamente gelada para lembrar da Katia. Bem, essa (a cerveja gelada) tomo por aqui mesmo ou na Bavária ou…na China! Em Paris vou continuar em busca do terroir perfeito, como D2, em busca da batida perfeita ou Proust, em busca do tempo perdido!
Katia Becho
Jane,
quando puder, visite um dos Madame Shawn que indiquei. Um deles fica em frente ao Canal St. Martin, é bem aberto pra rua e decorado entre a tradição oriental e um clima retrô ocidental. Muito agradável. E tem esses aromas deliciosos no ar.
Abs.
Jane Curiosa
Katia
Puxa,muito obrigada!
Mexe comigo,mexe…adivinhona! Eu aprecio bastante a culinária thai.Inclusive gosto muito de prepará-la.
Arroz jasmin,cozido com algumas gotas de água de rosas,hummm?
E o sabor e o perfume de uma erva cidreira se espalhando pela cozinha… Eu adoro comida perfumada.Aliás,sou louca por especiarias.