O Centro Pompidou – museu de arte moderna e contemporânea em Paris – lançou um divertido vídeo publicitário para atrair mais visitantes.
Sem sombra de dúvidas Paris é a capital mundial da cultura. Além, de todas as mostras, exposições, espetáculos, concertos e balés que nela acontecem durante todo o ano (pesquise aqui), a cidade possui cerca de 120 museus – entre públicos e privados, enormes e minúsculos – que versam sobre os mais variados assuntos (clique aqui e leia nosso artigo onde classificamos os principais museus de Paris).
Com essa vasta quantidade de opções, é difícil atrair a atenção do turista. Mesmo que Paris seja uma das cidades mais visitadas do mundo, o turista padrão não passa muito tempo na cidade e acaba visitando as grandes estrelas: Louvre, Orsay, Versailles.
O Centro Pompidou
No meio dessa luta por visitantes, o Centro Pompidou – museu de arte moderna e contemporânea – lançou na semana passada um vídeo publicitário que fez muito sucesso e, ao que tudo indica, cumpriu o seu papel na divulgação do museu, pois já teve mais de 500.000 visualizações. De forma divertida e leve, o museu começa dizendo que muitos dos turistas estrangeiros nunca ouviram falar do Pompidou e não sabem onde ele fica. Assista abaixo:
Verdade ou marketing?
Mas será que isso é verdade ou somente uma inteligente jogada de marketing? Segundo as estatísticas de frequentação dos museus parisienses em 2017, o Centro Pompidou foi o 2° museu mais visitado em Paris (3.337.000), perdendo apenas para o Louvre (8.022.300!) e ganhando do Museu Orsay (3.177.842) que, segundo os usuários do TripAdvisor é o melhor museu do mundo (leia aqui).
Além disso o prédio do museu não é nada discreto! Até hoje, 40 anos após sua construção, ele se destaca na paisagem urbana de Paris e atrai olhares de admiração e reprovação. Com certeza muitos dos turistas que dizem não saber onde fica o Pompidou já passaram em frente ao prédio mas não associaram o nome à pessoa.
O museu possui uma ótima coleção permanente que vai de Pablo Picasso a Olafur Eliasson, passando por Andy Warhol e Yves Klein; além de fotografias, móveis, objetos e filmes. Suas exposições temporárias são invariavelmente excelentes, cobrindo as artes, o design e a arquitetura e atraindo milhares de pessoas. Em 2017, a exposição sobre o pintor David Hockney foi vista por 620.945 pessoas. Atualmente está em cartaz uma exposição sobre o cubismo e outra sobre o arquiteto japonês Tadao Ando.
Nós também fizemos um vídeo sobre o Centro Pompidou – menos engraçado e mais conceitual – , veja abaixo. Leia também nosso artigo completo sobre o Pompidou, clique aqui.
E você? Já ouviu falar do Centro Pompidou? Já visitou o museu?
Centre Georges Pompidou: Place Georges Pompidou (rue Saint Martin), 75004 Paris. Metrô Rambuteau e Hôtel de Ville, linhas 1 e 11.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
4 Comentários
Daniela Arruda
É uma temeridade ir a Paris e não conhecer o Pompidou! Pra mim ele é uma continuação cronológica do d’Orsay. Além da citação da maravilhosa arquitetura do prédio, temos que lembrar da região em volta. Simplesmente sensacional!!
Rodrigo Lavalle
Daniela, exato. Na cronologia das coleções temos o Louvre, Orsay e Pompidou. Na sequência o Palais de Tokyo.
Rita Meireles
Muito divertido os “ambulantes” ensinando aos turistas o que é o Pompidou! Eu adoro esse museu, principalmente a lojinha com objetos design!
Rodrigo Lavalle
Rita, muito divertido!