Cenas do metrô parisiense: no centro da cidade, ao lado do Jardin des Tuileries, um homem entra no metrô com uma cabra.
Ontem pela manhã, um homem conseguiu roubar uma cabra do Jardim Tuileries – sim, tem cabras nesse jardim – e juntos pegaram o metrô.
As cabras do Jardim Tuileries
O jardim Tuileries possui algumas cabras que ajudam a manutenção do gramado. Enquanto a equipe de jardineiros corta a grama plana com máquinas poderosas, as cabras comem o gramado dos planos inclinados.
Cruzamos as charmosas cabrinhas com regularidade. Ignorando o burburinho e a agitação dos passantes, as cabras, amarradas à um ponto fixo, trabalham tranquilamente. A função delas é comer a grama que cobre o único vestígio de um palácio real que não existe mais. Do Palácio des Tuileries, incendiado e depois demolido nos eventos da Comuna de Paris em 1871. Como em quase todos os castelos antigos, um fosso o separava do seu jardim. No início do século 21, são cabras que mantêm a grama deste fosso cortada.
Uma das cabras do Jardim Tuileries (foto:
)O roubo
De acordo com testemunhas, a intenção do ladrão era de roubar duas cabras. A intervenção dos guardas do Tuileries impediu o roubo de uma delas. O homem conseguiu fugir das mãos dos agentes e entrar, com a vítima, na boca de metrô mais próxima. Com a cabra segura pelo chifre ele percorreu longos corredores, esperou calmamente a chegada do metrô, entrou e se assentou nos bancos.
Imagino que o condutor do metrô tenha dado o alerta: cabra a bordo!
No vídeo publicado no Youtube, vemos no início uma certa agitação entre os usuários do transporte público. Em seguida um agente chega correndo, o metrô para, tentam pegar a cabra, o ladrão fica agressivo e recusa sair do vagão. A RATP decide então interromper o tráfego entre as estações Châtelet e Concorde para intervenção da polícia.
Os agentes do Tuileries levaram a cabra – que permaneceu calma o tempo todo – para casa e o homem foi conduzido até a enfermaria psiquiátrica da Polícia de Paris.
Como diz um amigo, cena típica do mundo rural e absolutamente excêntrica em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
6 Comentários
Katia Becho
E a educação dos agentes públicos, apesar da visível tensão?
“Monsieur”, “désolé”, “bonjour”, “s’il vous plaît”…
Que saudade que dá!
Nilson Ramos
Muito engraçado! Coisas inusitadas de Paris!
Só uma correção, o Palácio des Tuileries foi incendiado e depois demolido nos eventos da Comuna de Paris em 1871 e não na Revolução Francesa.
Rodrigo Lavalle
Nilson, obrigado pela correção.
Ana Helena Martins de Barros
Realmente hilário,parabéns pelo comportamento da cabra,por sinal ele parece bem carinhoso com ela.
SARA PARENTE
DEVE TER SIDO HILÁRIO , PENSARIA QUE ERA CENA DE FILME
Dillemba
Me diverti muito ontem quando li essa notícia no Le Figaro. Se aqui no Brasil entrasse alguém com um porco num ônibus já choveriam os comentários: terceiro mundo, atraso, etc. Engraçado ser em Paris!