.
A cena se passa na lateral do Panthéon, no Quartier Latin.
.
É cedo, alguns bocejam, um está com frio. O sexo feminimo é predominante. O professor é corajoso.
Muitos escolheram Mac.
Por perto está o famoso liceu Henri IV, um dos melhores liceus de Paris. Não entra quem quer, mas quem pode.
Fotos: Francisco de Assis Andrade.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Cristiane Pereira/BH
Nusga!!! Escrevi demais, distraí, só vi quando publicou!
Desculpe, Lina, desculpe pessoal!
Cristiane Pereira/BH
Adorei, adoro ver essa Paris dos parisienses e suas cenas cotidianas!
E o passeio no Panthéon é uma aula de história, cultura e beleza. Depois, ir caminhando até os Jardins de Luxemburgo… um dia perfeito!
Socorro, estou com “parisite”!
Celma,
acho que para as moças parisienses, assim que o inverno acaba e aparece um solzinho, a regra é “liberdade para as pernas!”. Coisas da juventude, né? Mas acho que para nós, turistas, short, em Paris, só mesmo tendo menos de 20 anos.
Sobre a temperatura em abril, é como disse Jorge Fortunato – é mais amena, não faz muito frio mas também não faz calor ainda. E pode ter dias mais frios, sim. E lembre-se: em Paris, na primavera, é normal chover, e sempre veeeeenta… sabe o tal do “vento encanado”? Pois é, acho que ele mora em Paris!
Eu adoro as dicas do Rodrigo Lavalle aqui no CP sobre “o que vestir”, acho tudo muito acertado, vale vc conferir, ele sabe das coisas.
Apesar de não saber seu estilo, nem a duração da viagem, vou palpitar: acho que o melhor é fazer uma mala com roupas básicas, que te deixem arrumada e confortável, e que vc já use no seu dia-a-dia – para não te fazer perder tempo pensando “com que roupa eu vou?”. Não leve roupa nova, que vc nunca usou: não vai usar na viagem, e vai encher sua mala à toa.
Para uma viagem de 12 -15 dias, eu sugiro levar um casaco de lã não muito pesado e de comprimento médio, que sirva para a noite e para o dia (se a mala for maior, leve dois, um mais curto para o dia, outro médio para a noite); um outro casaco menos quente mas que proteja do vento e da chuva (tipo parka); blusas básicas de algodão (cores variadas, lisas, listradas, manga comprida e curta); uma blusa preta com um detalhe (renda ou brilho), para usar à noite num jantar mais caprichado; um casaquinho de tricô de linha, preto, pra toda hora; um suéter de tricô de algodão, outro de lãzinha ou de cashmere fino; lenços e écharpes para colorir, enfeitar e agasalhar o pescoço, os ombros e o colo. Uma ou duas calças pretas, uma calça marron (ou azul marinho, cinza etc.), dois jeans escuros, macios, básicos (com um pouco de lycra); se combinar com vc, uma saia preta para a noite; e um vestido preto/escuro – vc joga o casaco de lã e um lenço bonito e pronto, está arrumada pra sair.
O sapato “de andar” tem de ser macio, de sola flexível e com algum amortecimento, tipo sapatênis ou botinha de sola de borracha, cano curto e já usada. Se vc não tiver nada assim, leve o que for mais confortável e, ao chegar em Paris, entre numa loja Camper e ache o seu modelo ideal. Lina já falou dos calçados da Camper aqui no CP, e são mesmo perfeitos ( https://www.conexaoparis.com.br/2008/08/26/um-sapato-otimo-para-o-inverno-frances/). O modelo da primeira foto sempre tem nas lojas, é adequado para a “meia-estação” e aguenta uma chuvinha leve. Tenho um igual, é meu companheiro de todas as viagens. Para a noite, se jantar fora estiver na sua programação, um sapato preto, de salto médio (não precisa ser nem muito alto e nem muito fino), vai te deixar arrumada e adequada. Adoro sapatilhas, mas para andar muito, em viagem, acho que cansam os pés e as pernas.
Se a viagem for mais curta, leve menos peças – mas não esqueça o casaco de lã! Melhor levar e não usar do que precisar e não ter!
No mais…. Paris é sempre linda e apaixonante, com frio ou calor, sol ou chuva! Aproveite tudo! Bon voyage!!!
conexaoparis
Cristiane
Escreva à vontade. Esse espaço é exatamento para escrever.
Aline
Samuel,
Eu não vejo a hora de ter essa honra. Deve -se sentir coisas incriveis dentro de um lugar onde se tem nomes que marcaram a história da civilização.
Abraços
Aline
Lena
Sensacional a foto! E eu fico pensando o que aconteceria com esses Mac´s em uma calçada de São Paulo…
Samuel
Recomendo a todos os turistas ou apaixonados pela literatura!
É uma honra entrar naquele espaço, onde se encontram os restos mortais de Emile Zola, Victor Hugo, Alexandre Dumas (em uma sala, bem ao fundo, na cripta, transmitem a cerimônia que percorreu as avenidas de Paris), Rousseau, Descartes e tantos outros!
Com muita honra e respeito, pois os homens e mulheres cujos restos mortais ali se encontram contribuíram para elevar a nossa civilização!
E, claro, também pela história do próprio prédio (que já foi uma basílica) e pelo pêndulo de Foucault!
Não tem jeito, sou turista demais (rs).
Abs a todos!
Maria
Algumas mudanças podem começar em casa. Desligar a TV e fazer uma leitura noturna com a família. Desligar o celular no final de semana e fazer passeios culturais (pelo menos RJ e SP estão cheios de opções). Comprar (ou pegar na biblioteca) e ler mais livros. A imagem de pais focados na leitura diária fica gravada na mente das crianças. Ao invés de ficarem ligados na TV ou no computador, ouçam música. Cada dia um compositor, uma música – Debussy, Wagner, Haydin. E expliquem às crianças qual o contexto daquela música, quem é aquele compositor. Um hábito diário de final de noite. A escola faz uma parte, a família complementa.
Ilma Madureira
Invejo os europeus por conta de seu ensino. Adoraria que fizesse
qualquer movimento para melhorar o nosso.
Uma foto que vale mais que palavras.
Lali
Isso aconteceu por estes dias? Se sim, devia estar bastante frio, não? É que tem meninos de short?
conexaoparis
Lali
As fotos datam do ano passado.
Beth Lima
Livia,
Concordo plenamente com você.
As variantes são inúmeras nessa área e há necessidade de se modificar as práticas do ensino como você bem citou. O grande entrave é a “disposição em fazer”. Sabemos que aqueles que devem implementar essas mudanças não estão tão interessados assim. É uma pena.
jorge fortunato
Celma
O jeito é ficar de olho na meteorologia e levar um pouco de tudo. Abril e maio são meses mais tranquilos e não faz muito frio, mas as temperaturas podem subir e cair assutadoramente. Certo ano cheguei em Paris no final de Abril, dia lindo, sol e por volta das 14hs cheguei até sentir um calor e tirei o casaco. Fui para a Bretagne passar um final de semana, quando retornei à Paris na segunda-feira o frio imperava. Não era um frio intenso, mas a temperatura havia caído bastante. Tenha sempr eum casaco.