A Ellen Bileski, nossa querida relações públicas, passou um mês em Paris em janeiro para fazer um curso intensivo e aprimorar o seu francês – que aliás já era muito bom. Como boa roqueira, foi atrás dos principais endereços rock n’ roll da cidade. Pedimos a ela para compartilhar conosco seus achados. Aí está:
Por Ellen Bileski, diretora da eComunica, agência de relações públicas.
Paris é um caldeirão de cultura alternativa. Além de ser uma das cinco cidades onde há mais arte urbana em todo mundo – leia mais neste post –, concentra bares e pubs com uma agenda agitada de performances de Djs e bandas de indie rock.
Na minha estadia de um mês na cidade para um intensivo de francês, conheci alguns dos principais endereços rock n’ roll parisienses. Posso dizer que a cena rock de Paris tem sua própria identidade e charme. Tem uma despretensão que me agrada e lembra um pouco a cena berlinense.
A principal região que concentra esses endereços vai da Bastille até o metrô Jaurès, passando pela rua Oberkampf e Belleville. Há também alguns locais de rock alternativo no Quartier Latin, como o Piano Vache. Este “boteco” fica ao lado do Pantheon. É um bar bem apertado, mas com um ambiente amigável e frequência animada de estudantes da Sorbonne.
Diz a lenda que Johnny Deep, quando vai a Paris, toma sua cerveja no Piano Vache. Uma taça de um Bordeaux honesto custa 3 euros. Ouvi de Radiohead a Black Keys nas duas horas em que fiquei lá com uma amiga brasileira.
Le Piano Vache: 8 rue Laplace | 75005 | Tel.: +33 (0)1 46 33 75 03 | www.lepianovache.fr
Outro lugar que gostei bastante foi o Café Cherie. É um bar vermelho – por fora e por dentro.
Enquanto o som ambiente toca uma seleção de brit pop, as paredes informam sobre a programação dos próximos dias, com uma noite especial de quinta chamada “London Calling”. Uma taça de Chardonnay custa 3 euros e o lugar oferece cervejas clássicas de pubs.
Café Cherie: 44 boulevard de la Villette | 75019 | Tel.: +33 (0)1 42 02 02 05 | lecafecherie.blogspot.com.br
Falando em pubs, Paris tem centenas de pubs irlandeses para quem está procurando uma Guinness, ou, no meu caso, um chopp de sidra (em Paris, peça un cidre pression!) com um pouco de rock n’ roll. Com tantos bares que servem vinhos franceses e sidras da Normandia, pode parecer um sacrilégio estar em Paris e pedir bebidas tipicamente irlandesas. Eu não acho, se esta não é sua primeira visita à Paris. Os Irish Pubs parisienses tem todo um charme francês, aliados à animação tipicamente irlandesa. Além disso, é possível ouvir a apresentações de música folk e, nos intervalos, uma coletânea de clássicos dos anos 80 e 90. Meus Irish Pubs preferidos em Paris são: Green Linnet: 8 avenue Victoria | 75004 | Tel.: +33 (0)1 42 74 62 85 e o Corcoran’s Grands Boulevards: 23 boulevard Poissonière | 75002.
Para quem está mais no espírito de dançar, há dois endereços que gostei bastante. O L’Internacional é uma casa noturna agitada no maior estilo garagem – as bandas se apresentam literalmente no porão do estabelecimento. De terça a domingo a casa traz bandas e DJs que tocam rock, funk, hip hop e disco. Visitei o local em um sábado à noite. A casa estava cheia e animada com a apresentação de uma banda de rock francesa e público de todas as tribos e nacionalidades.
L’Internacional: 5/7 rue Moret | 75011 | Tel.: +33 (0)1 49 29 76 45 | www.linternational.fr
Outro lugar próximo ao L’Internacional que recomendo é o Le 114. É bem menos underground que seu vizinho. A bebida é um pouco mais cara – uma taça de vinho custa em média 6 euros – mas é uma opção mais pop e moderna. No sábado em que visitei o 144, ouvi de Alicia Keys a Jet. O local serve petiscos e há algumas mesas longe da pista para quem quiser engrenar em um papo com os amigos.
Le 114: 144 rue Oberkampf | 75011 | www.le-114.fr
Um dos principais locais da cena alternativa de Paris é o Point Ephemère, que une arte urbana, gastronomia e música. Fica às margens do Canal Saint Martin. A chegada ao Point já é uma experiência. O contraste da beleza natural do canal com as artes contemporâneas estampadas nos muros ao lado do espaço é deslumbrante. No Point Ephèmere é possível tomar um brunch no domingo, com bom rock indie de fundo. Há também uma programação noturna de “comida de rua” (food truck) e uma agenda de shows bastante agitada.
Point Ephemère: 200 quai de Valmy | 75010 | Tel.: + 33 (0)1 40 34 02 48 | www.pointephemere.org
Para sair em Paris à noite é bom ter em mente que a maioria dos shows começa por volta das 20h. Alguns bares fecham por volta de 1 da manhã e outros, como o Le 144, ficam até às 5h. Por isso, é importante checar a programação do dia. Depois das 22h, eu recomendo voltar de táxi, principalmente das regiões que vão da Bastille ao metrô Jaurès, apenas por precaução.
Leia também: Onde assistir shows de rock em Paris
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
33 Comentários
Marta
ola!! Obrigada pelas dicas! Guardei todas! Fiquei com uma dúvida.. Nesses pubs não rola dançar? Tem algum lugar que role pista de dança e que seja mais rock (especificamente indie)?! Amo STROKES, Arctic monkeys, franz ferdinand, killers, foster the people etc.
Muito obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Marta, no I’Internacional geralmente rola DJ depois dos shows. Para dançar rock vá ao Pop In ou ao Panic Room, ambos na rue Amelot.
Abraços.
Leticia
Ahh!! Que ótima indicação! Será que eles abrem normalmente nos dias 1 / 2 / 3 de Janeiro? É o periodo que estaremos em Paris! Já tinha até comentado com o meu marido que em Paris só tocava Edith Piaf (brincadeirinha!!). Obrigada pelas dicas! Abçs.
PS. Sugestão: coloquem uma opção para seguirmos os comentários, como existe no Londres Para Principiantes. Eu posto algumas coisas e depois fico bem perdida para achar!
Rodrigo Lavalle
Letícia, o L’International abre todos os dias. Confira a programação no site de cada local.
Abraços.
Rodrigo Cesar Santos
Boa noite,
Alguém conhece o hard rock café paris?
É legal o lugar para comer?
Estou indo dia 20 pra Paris.
Obrigado.
Abraços,
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, nunca fomos ao Hard Rock Café Paris. Nesse link nós sugerimos uma série de bons locais para comer: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/.
Abraços.
Ivana Pereira
Estou indo em janeiro, no frio, queria dicas para esta época.
Rodrigo Lavalle
Ivana, dicas de quê especificamente?
Abraços.
Nina
Olá, gostaria de saber como posso entrar em contato com a Ellen para tirar algumas duvidas sobre a France Langue! Fiz uma inscricao online e eles nao dao retorno ha 6 dias! Tempo ligar na escola e ninguem atende…mto estranho! Sera que é comum?? Espero tirar essas duvidas com a Ellen!
Grata 🙂
Rodrigo Lavalle
Nina, vamos repassar o seu email para a Ellen.
Abraços.
Andréa Garrido
Boa Tarde Rodrigo !!!! AMO SEU BLOG !!!! Já estive em Paris em 2013 2 em fevereiro de 2014 estarei de volta . Eu e meus irmãos vamos dar a viagem de presente para meu Pai , que sempre sonhou em visitar a cidade Luz . Gostaria de uma dica de lugares que toquem Blues , Jazz , Anos 70 e 80 , para levar ele pra dançar . Ficarei na Boulevard Montparnasse !!!! Aguardo !!!! Obrigada !!!!
Rodrigo Lavalle
Andréa, algumas dicas:
– https://www.conexaoparis.com.br/2012/09/26/cafe-laurent-em-saint-germain
– https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/11/jazz-em-paris-veja-os-enderecos/
– https://www.conexaoparis.com.br/2008/03/03/jazz-em-paris-1/
Abraços.
Patricia
Olá pessoal! Cada vez mais fã do Conexão! Gostaria de saber como funcionam os bares e discotecas no inverno. Adorei o artigo da Ellen porque tem tudo a ver comigo, mas queria saber se poderei aproveitar esse roteiro fantástico em janeiro. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Patrícia, no inverno tudo funciona normalmente. No verão é quando muita coisa fica fechada. A Ellen esteve em Paris no inverno.
Abraços.
Alba VAleria
Olá! Preciso de dicas do que fazer a noite com adolescente de 16 anos. Não é adequado levar a qualquer lugar, ainda mais, sendo um país estranho.
Abraços e parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido!!!
Rodrigo Lavalle
Alba, menores de 16 anos geralmente não podem entrar nas boates, casas de shows. Os locais citados nessa matéria são bem interessantes para pessoas que gostam de rock. Fora isso são bares e boates.
Abraços.
Deb do Segrdos de Londres
Achei o Piano Vache por acaso há muitos anos e me diverti muito por lá. Bom saber que ele ainda está aí!
Anotarei os outros locais para minha próxima visita a Paris.
Abraços,
Deb
Gil
E é fácil pegar taxi à noite na região de Belleville?
Rodrigo Lavalle
Gil, táxi a noite em Paris é difícil no geral.
Abraços.