Créditos: Rois et Présidents
A comemoração dos mortos na França é dia 1 de novembro. Todos os anos, nesta época, a mídia publica artigos com informações inusitadas para um turista.
São elas:
. Se você quer ter a honra de ser enterrado em Paris prepare-se para: ou morrer por aqui, ou morar em Paris ou comprar um túmulo nos 6 cemitérios intra muros da cidade. Custa caro? A tarifa é a mesma em todos os cemitérios de Paris. Para ser enterrado ao lado de Serge Gainsbourg em Montparnasse gastará 13.698 euros por uma superfície de 2 m2.
. O maior e mais conhecido cemitério de Paris é o Père Lachaise e ele possui 43.93 hectares.
. Se for alugar ou comprar um apartamento em Paris, evite os endereços abaixo. Eles foram antigos cemitérios. Nos filmes de horror, os problemas começam quando mudamos para uma casa ou apartamento situado em antigo cemitério medieval ou índígena. O antigo cemitério des Innocents se transformou na Praça Joachim du Bellay (75001), o antigo cemitério des Errancis hoje é o Parque Monceau (75008), o cemitério Sainte Marguerite se encontrava no atual 36 rue Saint Bernard, ao lado da igreja Sainte Marguerite (75011) e, enfim, o cemitério de la Madeleine se encontrava no atual 8 boulevard Malesherbes (75008).
. Se você deixar no seu testamento que deseja ser incinerado e as cinzas espalhadas ao vento à partir do último andar da torre Eiffel, saiba que seus herdeiros não cumprirão seu pedido. A dispersão de cinzas sobre as vias públicas na França é proibida.
. Qual é o defunto mais famoso de Paris? Trata-se de Jim Morrisson, enterrado no cemitério Père Lachaise. O cantor dos Doors é objeto de culto permanente. Seu túmulo é o quarto monumento mais visitado de Paris.
. A sepultura mais próxima do paraíso é a Colonne de Juillet, o monumento situado no centro da Praça Bastille. Esta coluna foi construída sobre as sepulturas dos revolucionários mortos durante os movimentos de 1830.
. E o mais antigo e mal assombrado cemitério de Paris é o do Calvaire, situado no alta da Butte Montmartre, ao lado da igreja Saint Pierre de Montmartre. Ele foi inaugurado em 1688, completamente destruído durante a Revolução Francesa, reaberto em 1801 e abandonado em 1831.
Saiba que os cemitérios de Paris são verdadeiros museus ao ar livre. O mais bonito de todos é o Père Lachaise.
Este artigo é um resumo de texto publicado por EVous.
Mais notícias sobre os cemitérios parisienses no site oficial da Prefeitura de Paris. Clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Amélia
Hahnemann, pai da Homeopatia, um dos túmulos mais imponentes do Pere Lachaise!!!
Lilianne
Interessante, não sabia que o 36 da rue Saint Bernard era um cemitério. Hoje é uma escola (e onde minha filha estuda).
Marcello Brito
Morrison não morreu! há mil estorias tão fascinantes quanto esse post sobre a lenda pos morte do lider dos The doors.
Se o tumulo do musico é o quarto monumento mais visitado de Paris, certamente é o morto mais famoso da cidade, embora possa nao ser o mais celebre, o mais amado ou o mais importante.
Juliana
Muito interessante este artigo!!! Estou acompanhando assiduamente o seu blog, é o mais atualizado q conheço!! Uma ajudinha! vou viajar a Paris nesta 5a feira, vc sabe me dizer a previsão para os próximos dias? tem feito frio/ chuva??
eymard
Adriano, talvez nao seja o mais famoso, mas é sem duvida dos mais visitados tanto que a administração do cemitério pretendeu transferi-lo de lugar (fãs sempre bem barulhentos…rs)
Sandra Holanda
Com essa reportagem quem é que se habilita a ser enterrado em PARIS e se for de outro Pais com tantas dificuldades desisto , vou ficar por aqui mesmo
Mariana Otoni
Não podemos esquecer de mencionar os grandes Allan Kardec e Oscar Wilde que tb estão no Pere Lachaise.
Sem falar de Dumas e Victor Hugo no Panthéon.
bjs
Adriano
VOU CONTESTARA A MATERIA ONDE DIZ, QUEM É O DEFUNTO MAIS FAMOSO DE PARIS?TEM OUTROS TANTOS TÃO OU MAIS FAMOSO QUE JIM MORRISON , A ESTRELA MAIOR SEMPRE SERA SEMPRE EDITH PIAF, ENTERRADA NO PERE LACHAISE,TEM OSCAR WILDE,CHOPIN, MARIA CALLAS,MOLIERE, ALLAN KARDEC,E OUTROS TANTOS MAIS FAMOSOS QUE JIM MORRISON.
Herbert
Excelente artigo!
Pedro Paulo Gomes
Olá!
E se quiser jogar minhas cinzas no Rio Sena. Será possível?