Créditos: Rois et Présidents
A comemoração dos mortos na França é dia 1 de novembro. Todos os anos, nesta época, a mídia publica artigos com informações inusitadas para um turista.
São elas:
. Se você quer ter a honra de ser enterrado em Paris prepare-se para: ou morrer por aqui, ou morar em Paris ou comprar um túmulo nos 6 cemitérios intra muros da cidade. Custa caro? A tarifa é a mesma em todos os cemitérios de Paris. Para ser enterrado ao lado de Serge Gainsbourg em Montparnasse gastará 13.698 euros por uma superfície de 2 m2.
. O maior e mais conhecido cemitério de Paris é o Père Lachaise e ele possui 43.93 hectares.
. Se for alugar ou comprar um apartamento em Paris, evite os endereços abaixo. Eles foram antigos cemitérios. Nos filmes de horror, os problemas começam quando mudamos para uma casa ou apartamento situado em antigo cemitério medieval ou índígena. O antigo cemitério des Innocents se transformou na Praça Joachim du Bellay (75001), o antigo cemitério des Errancis hoje é o Parque Monceau (75008), o cemitério Sainte Marguerite se encontrava no atual 36 rue Saint Bernard, ao lado da igreja Sainte Marguerite (75011) e, enfim, o cemitério de la Madeleine se encontrava no atual 8 boulevard Malesherbes (75008).
. Se você deixar no seu testamento que deseja ser incinerado e as cinzas espalhadas ao vento à partir do último andar da torre Eiffel, saiba que seus herdeiros não cumprirão seu pedido. A dispersão de cinzas sobre as vias públicas na França é proibida.
. Qual é o defunto mais famoso de Paris? Trata-se de Jim Morrisson, enterrado no cemitério Père Lachaise. O cantor dos Doors é objeto de culto permanente. Seu túmulo é o quarto monumento mais visitado de Paris.
. A sepultura mais próxima do paraíso é a Colonne de Juillet, o monumento situado no centro da Praça Bastille. Esta coluna foi construída sobre as sepulturas dos revolucionários mortos durante os movimentos de 1830.
. E o mais antigo e mal assombrado cemitério de Paris é o do Calvaire, situado no alta da Butte Montmartre, ao lado da igreja Saint Pierre de Montmartre. Ele foi inaugurado em 1688, completamente destruído durante a Revolução Francesa, reaberto em 1801 e abandonado em 1831.
Saiba que os cemitérios de Paris são verdadeiros museus ao ar livre. O mais bonito de todos é o Père Lachaise.
Este artigo é um resumo de texto publicado por EVous.
Mais notícias sobre os cemitérios parisienses no site oficial da Prefeitura de Paris. Clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Silvana Reale Grossi
Bom dia Rodrigo,você pode me informar qual o metrô que me levaria ao Père – Lachaise Cemetery ,saindo da Rue des Écoles nº 9 no Quartier Latien.Desde já obrigada.
Rodrigo Lavalle
Silvana, na estação Jussieu pegue o metrô linha 7 (direção Courneuve) e vá até a estação Opéra. Lá troque pela linha 3 (direção Gallieni) e vá até a estação Père Lachaise.
Marina
Ola…você teria alguma dica bacana de onde comprar telas, pinturas, etc… dessas que dão pra enrolar e trazer pro Brasil? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Marina, você diz telas já pintadas?
Abraços.
jorge fortunato
eu pensei de mandar jogarem minhas cinzas, parte no Sena e parte no Arpoador… pelo visto vai ser tudo no Arpoador, já que em Paris é proibido. Já havia escolhido que jogassem a partir da Pont Alexandre III, minha preferida.