As catacumbas de Paris acabam de passar por uma reforma e estão de novo abertas ao público.
Os túneis, situados a vinte metros da superfície, datam da época romana e foram perfurados para a extração de pedras utilizadas na construção de Paris. A partir de 1777 as autoridades decidiram proibir a perfuração de novos túneis e, pela primeira vez, fizeram um recenseamento das galerias existentes. Um mapa do sub solo foi criado com nomes e números correspondente às ruas e aos números da superfície. Uma tentativa de controle deste imenso espaço. Neste labirinto criado por estes longos túneis morreram alguns infelizes que não conseguiram achar o caminho de volta.
No século XIX estas galerias subterrâneas viraram atração turística. Entre 1786 e 1814 os ossos dos moradores do cemitério des Innocents, perto da região do Les Halles no centro de Paris, foram transferidos e instalados nestas galerias que imediatamente foram chamadas de Catacumbas, como as de Roma.
Hoje somente uma pequena parte está aberta ao público – 2 km. São longos corredores formados por crânios e ossos, um dos mais importantes pontos turísticos de Paris. A visita dura 45 minutos e temos 130 degraus para descer e 83 para subir. A temperatura é de 14 graus.
É um passeio que os adolescentes adoram!
Visita desaconselhada a pessoas sofrendo de insuficiência cardíaca ou respiratória.
Informações práticas para você visitar as catacumbas
Catacumbas de Paris
Endereço: 1 avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 75015.
Como chegar: metrô linhas 4 e 6, estação Denfert – Rochereau.
Funcionamento: aberto de terça à domingo das 10h às 20h30. Aberto nos feriados 14/07, 15/08, 01/11 e 11/11. Fechado nos feriados 01/01, 01/05 e 25/12.
Ingresso: 14 euros, somente na hora, sujeito à longa fila. Os ingressos que dão acesso prioritário custam mais caros e são somente vendidos antecipadamente, clique aqui para comprar o seu (use o código 5CONEXAO e ganhe 5% de desconto).
Leia também:
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
55 Comentários
evemiraldo
oi lina , vou estar hospedado na bastille como faço para conhecer as catacumbas ?
Raquel
Ótimo saber disso! Obrigada!!! =]
mig-l
intente esto… : http://www.catacombes.explographies.com/
Flávia
Lina,
Obrigada mesmo pela informação, apesar de ler sobre a localização me sinto mais segura em poder ouvir sua opinião. Adoro seu blog, não perco nenhum post e mesmo não podendo estar aí todos os anos para conferir é muito bom conhecer as melhores dicas e sugestões. Imprimo tudo. Será muito útil.
Beijos,
Flávia
conexaoparis
Flávia
Local ótimo. Pode alugar.
Marcio
Vale a pena conhecer ! Um passeio super diferente!
Abs!
FÁTIMA
Tb sou um pouco claustrofóbica, Cláudia Oiticica, portanto, apesar de reconhecer que a dica de Lina é interessante, como sempre, igualmente foi bom acessar os vídeos do youtube que que vc postou acima pois me certifiquei que, no meu caso, dispenso essa visita histórica!!!! Não curto lugares lúgubres e apertados….mas há quem aprecie, não e verdade?
Lina está aqui gentilmente prestando seu serviço a todos, para os mais variados gostos!!!!
Parabéns!
Cláudia Oiticica
Lina,achei seu post maravilhoso,como sempre nos informando o que acontece em Paris.Apenas dei uma opinião pessoal,já que sempre li que lá é escuro,úmido,com corredores estreitos e um pé-direito baixo,e como me sinto meio claustrofóbica em lugares assim, prefiro evitá-los, o que não significa desinteresse pelos fatos históricos.Amei o Museu Carnavalet ,onde pude descobrir tantas particularidades desta cidade.
Recentemente,vi o ótimo filme Paris,do Cédric Klapish,e tem
uma cena com o Fabrice Luchini dentro das catacumbas.
No youtube tem vários vídeos sobre elas e quem quiser pode
dar uma olhadinha.
http://www.youtube.com/watch?v=Ex0Zg81MZwg
Um abraço .
Marcos A Felipe
Já coloquei no meu roteiro, em um dia em que pretendendo conhecer também Os Esgotos… Obrigado pelas informações a mais.
Flávia
Oi Lina,
Confesso que para mim não é um passeio predileto, mas vale pelo conhecimento histórico, se tiver tempo levarei meus filhos para dar uma olhada.
Lina, como sempre preciso de uma dica sua. O apartamento que estavamos alugando na Rue de la Chaise não deu certo, fiquei chateada porque gosto daquela região. Tenho um outro em vista na rue de Penthièvre – 75008 Paris (entre avenue Matignon e rue du Faubourg Saint-Honoré, detras do Hotel Bristol). Gostaria de saber sua opinião sobre o local, preciso dar a resposta o mais rápido possível para o arrendador.
Obrigada mais uma vez. Bjs Flávia