Versailles, Fontainebleau, Malmaison, Pierrefonds, Compiègne… inúmeros são os castelos em torno de Paris. Visitar um deles é uma ocasião para conhecer o campo francês e trocar o cosmopolitismo parisiense pela França profunda.
Celinha e Gustavo, chefs brasileiros instalados em Paris, visitaram dois castelos em torno de Paris: Pierrefonds e Compiègne.
No programa, além da visita do castelo, um almoço neste restaurante simples com cozinha de bistrô. No cardápio, salada de miúdos de frango, foie gras, escargots, pato, filé mignon, mousse au chocolat. O restaurante oferece um menu com entrada+prato+queijos+sobremesa por 29 euros.
O castelo data de 1397 e guarda ainda alguns traços do seu estilo medieval apesar das inúmeras reformas.
Pierrefonds está ao lado de um outro castelo, o da cidade de Compiègne.
Forte construido em 1380, transformado em castelo por Louis XV e residência de Marie Louise d’Autriche, segunda esposa de Napoleão I, Compiègne é um belo castelo com obras de arte do segundo império e um pequeno museu do automóvel.
Como chegar?
- Carro: a viagem de Paris até Compiègne de carro dura cerca de 1h15 e a distância entre os dois castelos é de 15km. É possível visitar os dois no mesmo dia. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Trem: Paris/Compiègne de trem são 45 minutos e a estação é a Gare du Nord. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços. O castelo está fechado todas as terças, 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. Não existe ligação ferroviária entre Paris e Pierrefonds. Mas vocês podem visitar Compiègne e em seguida pegar o ônibus 27 até Pierrefonds. Este ônibus não funciona nos domingos e dias feriados (clique aqui para pesquisar os horários). O castelo de Pierrefonds fecha nas segundas feiras e dias 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro.
As fotos dos castelos de Pierrefonds e Compiègne são de autoria de Promenades Photografiques.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
22 Comentários
Cláudia Oiticica
Sair de Paris rumo ao interior é sempre agradável.
Outra dobradinha que dá para fazer no mesmo dia: Vaux-le-Vicomte/ Fontainebleau.
Uma indicação de restaurante da Celinha e do Gustavo só pode ser muito especial.
Jorge Fortunato
Tinha um professor na Alliance que falava assim mesmo: La France profonde.
Beth
Lina
Mais um excelente post!
Eu gosto especialmente da Malmaison, onde dá quase para sentir a presença de Josephine passeando por lá, risos.
Abs.
Priscila
Pessoal, esses dois castelos são maravilhosos, Pierrefond parece castelo de conto de fadas, com ponte elevadíssa e tudo ! quanto a Compiègne conhece relativamente bem, pq o forte da cidade é a Universidade que tem lá e que tive a oportunidade de estudar em 2002
Adriana Pessoa
Madá,
eu também gosto dessa expressão e já a adicionei no meu vocabulário.
Eu venho de uma Minas profunda. E não é trocadilho com os mineiros do Chile. rs
A candidata Marina também usou a expressão ” Brasil profundo”, para falar da sua origem na campanha eleitoral.
Bjs
eidia
Gente! Nunca ouvi falar nesses castelos! Tenho que pesquisar mais.
Madá
Muito bom! Adoro a expressão “França Profunda” !
Walter Leite
Depois de visitar o castelo onde residiu a esposa de Napoleão I e almoçar um prato gostoso e barato como esse, é vida pra cem anos. Parabéns.
Adriana Pessoa
Também gostei muito.
Ótima dica para uma escapada, em uma temporada em Paris!
Abçs.
Leandro Ramos
Lindo Post! Excelente dica! Abçs aos gourmands Celinha & Gustavo!!!