O castelo Chenonceau é considerado um dos mais bonitos châteaux do Vale do Loire.
O castelo Chenonceau é um monumento admirável, construído e administrado por mulheres e conhecido como o Château des Dames. Suas proprietárias foram Catherine de Médicis (viúva de Henri II), Diane de Poitiers (amante do rei Henri II), Louise Dupin (recebia no castelo toda a elite intelectual do século 18), Simone Menier (transformou duas galerias do castelo em hospital para os feridos da guerra 1914).
Tendo sido preservado de conflitos e guerras, Chenonceau é decorado com raras tapessarias, pinturas e móveis antigas. Ele é privado e pertence à família Menier (dos chocolates Menier, hoje propriedade da Nestlé).
Chenonceau encontrou sua inspiração na ponte Vecchio de Florença. Por isso sua localização excepcional atravessando o rio Cher. O castelo possui uma harmonia perfeita entre a natureza e uma arquitetura única e admirada pelo mundo todo.
Ele está construído dentro de uma imensa área e a visita do castelo, jardins e parque pode durar o dia todo.
Não deixe de admirar o Jardim Catherine de Médicis e o Jardim Diane de Poitiers. Todos os dois são exemplos da arte paisagística do Renascimento.
Admirável também o labirinto italiano, situado no interior de um bosque.
Chenonceau cultiva a arte dos buquês. Todas as peças do castelos são decoradas com imensos bouquets montados, pelos floristas, com as flores colhidas nas reservas do parque.
O castelo possui três restaurantes. Um gastronômico chamado Orangerie; um self agradável, sobretudo na primavera e no verão com suas mesas externas; e uma creperie. Os visitantes, se desejarem, podem fazer piquenique no parque do castelo. Duas “áreas pic nic” estão à disposição de todos, sendo uma delas coberta.
O castelo é visitado durante o dia. Mas no verão, os jardins podem ser visitados durante a noite. A visita dos canteiros iluminados é acompanhada pela música de Arcangelo Corelli, mestre do classicismo italiano.
De uma maneira geral, a visita de Chenonceau é feita rapidamente, dentro de um circuito dos principais castelos do Vale do Loire. Mas se você tiver tempo, conheça-o com mais calma.
Chegue em torno das 10h e visite o monumento orientado pelo folheto entregue na entrada. Ou então utilise o audioguia ou o Ipod encontrados na recepção. Em torno das 11h15, descubra a Galerie des Dômes e o Jardim Verde (Jardin Vert). A Galerie des Dômes se transformou em hospital militar durante a guerra de 1914/1918. Hoje é um espaço homenagem aos heróis. Meio dia, pausa almoço onde você decidir. Depois do almoço flane nos jardins Catherine ou Diane e caminhe até o labirinto.
Como chegar
- Trem: não existe trem direto de Paris até o castelo, pegue o trem até Amboise e de lá carro ou ônibus regional para Chenonceau. A viagem de trem até Amboise tem cerca de 1h20 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem tem cerca de 2h30, passando por Orléans, Blois e outra cidades menores. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Créditos fotos: IMAGEDE MARC
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
7 Comentários
Raquel
Eu recomendo o passeio de balão para ver o Castelo de Chenonceau do alto! https://meusdestinosimperdiveis.com.br/passeio-de-balao-no-vale-do-loire/
Viviane
ótimo texto e explicação. Só precisa corrigir o “tapessaria” por tapeçaria.
Esdras
estou indo para a frança em julho, pretendo visitar o castelo de Blois, Chambord, Amboise e Chenonceau.
Como faço para ir de amboise para chenonceau? pois pretendo visitar em um dia Blois e Chambord e no outro dia Amboise e Chenonceau, mas estou em dúvida se tem como ir de Amboise para Chenonceu sem ser de carro?
Paulo Palado
Olá. Precisa comprar algum tipo de entrada para o Castelo de Chenonceau? Ou vi dizer que tem muita gente. É ruim chegar lá no meio da tarde? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Paulo, sim, é preciso comprar um ingresso para acessar o castelo. Clique aqui e compre o seu ingresso no site oficial de Chenonceau.
Dillemba
Não consegui conhecer Chenonceau. Passamos a manhã em Amboise e a intenção era ir após o almoço para Chenonceau. Aí fomos até o Office du Tourisme. Trem direto: não tem. Ônibus: hoje não tem. Táxi: a atendente gentilmente telefonou para os 6 pontos de táxi da cidade e nenhum podia (ou queria?) ir até lá. Voltamos para a estação e fomos direto para Blois, onde tem trem, tem navette, tem ônibus, tem táxi. Que cidade bem atrasada que é Amboise! Da gare até o castelo tivemos que ir a pé porque aos sábados não tem ônibus e táxi sempre tem mas naquele dia também não tinha. Chenonceau tera que ficar para uma próxima ida.