O Vale do Loire possui castelos que estão fora do roteiro turístico internacional e que merecem ser conhecidos. Claro que se você tem apenas um dia para visitar a região, não ver Chenonceau é um erro. Mas, se você já o conhece ou se sua estadia no Vale é de dois ou três dias, apresentamos para você o Castelo Chaumont sur Loire.
O Castelo Chaumont sur Loire se encontra a menos de 200 km de Paris, entre as cidades de Tours e Blois, no Vale do Loire. O castelo não é privado e pertence à um organismo de administração regional. Ele está aberto o ano todo, assim como seus jardins e parque.
Castelo Chaumont sur Loire – Vue du Château depuis le Parc Historique, créditos E.Sander
Esta bela construção foi propriedade de Catherine de Médicis, de Diane de Poitiers e da Princesse de Broglie.
Chaumont é dinâmico e organiza durante o ano eventos importantes que atraem e seduzem os franceses. A mídia especializada costuma dizer que a arte encontrou em Chaumont seu biótopo natural com seus 32 hectares de castelo, bosques, estábulos, haras, jardins floridos.
Domaine Chaumot sur Loire. Créditos E.Sander
Chaumont convida regularmente artistas internacionais famosos para exposições no castelo e suas dependências. Entre eles o britânico Andy Goldsworthy, o italiano Giuseppe Penone, o guineense El Anatsui, recompensado com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2015.
« Le jardin flottant du songe », Festival International des Jardins, 2016 – © Eric Sander
Festival Internacional de Jardins
Mas o auge deste tropismo vegetal e artístico é o Festival Internacional de Jardins que acontece todos os anos em Chaumont. Desde 1992, o Festival ocupa 3 hectares do seu parque e revela a criatividade do paisagismo internacional. São verdadeiras obras de arte vivas assinadas por talentosos artistas.
Escultura vegetal de Cornelia konradis – Créditos Eric Sander
Este festival já acolheu paisagistas famosos que criaram jardins para Chaumont, assim como arquitetos de renome como Michel Wilmotte, designers como Pablo Reinoso, artistas como Ernesto Neto e membros do mundo do teatro como Bob Wilson e Benjamin Millepied.
Em 2016 o festival convidou o artista brasileiro Henrique Oliveira. Ele apresentou a obra já exposta na Bienal de São Paulo de 2014. Outro participante foi Jean Claude Ellena, durante anos perfumista da Hermès, com uma obra chamada o Jardim do Perfumista.
Nas margens do rio Loire, Chaumont oferece atrações o ano todo.
Festival Internacional de Jardins, até dia 04 de novembro 2018. Clique aqui para ver o mapa e a localização das obras do festival.
Como ir de Paris até Chaumont-sur-Loire
- Trem: não existe trem direto de Paris até o castelo, pegue o trem até Blois e de lá carro ou ônibus regional para Chaumont-sur-Loire. A viagem de trem até Blois tem cerca de 2h de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: passando por Orléans e outra cidades menores. Belo passeio pela região do Vale do Loire. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: Pegue o ônibus até Tours e de lá carro ou ônibus regional até Chaumont, esta é a opção mais barata. A viagem tem cerca de 3 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Outros passeios ao Vale do Loire
- No site Conexão Paris Viagens você encontra passeios de bike pelo Vale do Loire nas versões 3 dias e 5 dias (para quem deseja conhecer a fundo a região). Para saber mais informações sobre os passeios e fazer sua reserva escreva para o email [email protected] ou acesse o site do Conexão Paris Viagens.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
2 Comentários
Gislene T R Delgado de Carvalho
É muito lindo. Vale a pena lembrar que não fica longe de Amboise.
Francelina
Maravilha! Adoro as informações do Conexão Paris. O ano passado qdo estive aí foram super úteis , inclusive o aluguel de carro para oir a Versalles. Parabéns!!