Conheça a história e aprenda uma receita de cassoulet – um dos pratos mais importantes e deliciosos da cultura francesa.
Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Reza uma das lendas mais difundidas do cassoulet que Castelnaudary, cidade situada na região de Languedoc-Roussillon, sudeste da França, foi cercada durante a Guerra dos Cem Anos pelos ingleses e ficou semanas sem abastecimentos.
A população, para não passar fome, fazia ensopados com tudo que houvesse a disposição: feijões brancos (típicos da agricultura local), porcos, aves, legumes…
Assim nasceu um dos pratos mais tradicionais da França.
Castelnaudary ficou conhecida como a capital mundial do cassoulet.
Mas o cassoulet é um prato tão importante na cultura local que três cidades desta região disputam a fama de fazer o melhor de todos.
Para manter a paz regional, os franceses decidiram que as três cidades são o Pai (Castelnaudary), o Filho (Carcassonne) e o Espírito Santo (Toulouse) do cassoulet.
Não esqueça de contratar seu seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Receita Cassoulet para 8 pessoas
Tempo de praparo: 1 noite (para os feijões) e 3h
Grau de dificuldade: médio
Ingredientes:
- 750 g de feijão branco
- 16 chouriços curados
- 8 linguiças
- 4 bacons
- 4 bacons defumados
- 4 coxas de pato confitadas (senão tiver use 6 coxas de frango cozido)
- 70 g de pasta de tomate
- farinha de rosca
- alho, tomilho, louro
- sal e pimenta
Modo de preparo:
No dia anterior, deixe os feijões de molho em água fria da noite pro dia.
No dia seguinte escorra e coloque para cozinhar em uma panela, coberto com água fria, sem sal, com 5 ou 6 dentes de alho, tomilho e louro por uma boa meia hora. Em seguida, retire os dentes de alho e transfira tudo para uma panela maior, cubra com mais um pouco de água. Adicione o extrato de tomate, as fatias de lingüiça, o bacon defumado cortado em pedaços, mais 3 dentes de alho e volte a ferver .
Em uma frigideira, frite as fatias de bacon, em seguida adicione as salsichas. Descarte o excesso de gordura e leve tudo isso para a panela com o feijão. Junte sal, pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora mexendo ocasionalmente.
Limpe as coxas de pato confitadas, tire o excesso de gordura e adicione à panela, verifique o tempero e deixe cozinhar mais meia hora.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Pré-aqueça o forno a 110° C.
Pegue duas assadeira grandes e altas, esfregue com alho, em seguida, espalhe delicadamente o conteúdo da panela. Em seguida, polvilhe com a farinha de rosca e leve ao forno.
Verifique regularmente se a preparação cozinha lentamente, se há bastante caldo, o feijão precisa ficar coberto. De tempos em tempos, pressione as carnes para colocá-las dentro do caldo.
Deixe cozinhar mais 40 minutos, deixe esfriar por 1 hora e volte a cozinhar durante uma hora se for servi-lo no mesmo dia.
O cassoulet fica ainda melhor reaquecido no dia seguinte.
Para mim, o melhor cassoulet de Paris é da La Fontaine de Mars (129 Rue Saint-Dominique, 75007 Paris. Metrô linha 8, estação École Militaire).
Outras receitas de pratos franceses típicos:
- Receita da emblemática sopa de cebola
- Tartiflette: prato do inverno francês
- Madeleine, história e receita
- Gratin Dauphinois, confort food à la française!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
18 Comentários
Anderson Pereira
Vinho francês bom e barato no Brasil!???!!! Esquece. Na França vinho bom… Com 10 Euros você se esbalda. Já dizia Robert Parker. Melhor um chileno. Qualidade, preço e equilíbrio.
Pri Querido
Ps: Período de chuvas no Brasil e o espaço é pequeno 😉
Pri Querido
Estou adorando o conexão, altas dicas. Comecei pois decidi fazer uma festa surpresa para minha filha com o tema de Paris e o cardápio será Cassoulet, mas minha lista de convidados ficou grande e gostaria de servir vinho para acompanhar, mas não entendo muito e gostaria de algo mais em conta e que tivesse aqui no Brasil, poderia me ajudar? Aceito dicas para a festinha também kk pois estou com tantas idéias que acabo misturando tudo kk. Grande abraço.
Rodrigo Lavalle
Pri, sugiro que você vá a uma boa loja de vinhos aí na sua cidade e peça sugestões. Existe uma infinidade de vinhos franceses, a maioria não chega ao Brasil.
Sirva pequenos macarons de sobremesa ou acompanhando o café.
Abraços.
Mauricio Christovão
Arrasou, Neftalí!!! Obrigado por partilhar seu “mestrado” em cassoulet conosco. Também sou chegado em pratos com feijão e carnes, mas tenho uma limitação: Não gosto de aves. Em Carcassonne, num restaurante muito simples dentro das muralhas vi uma placa:”Cassoulet de Porc”. Após me assegurar que não continha aves, pedi o prato. Custava uns 15 euros e estava muito bom. Dei sorte mais uma vez…
Neftalí
Tarciane, o cassoulet no Fontaine de Mars custava 30 Euros há alguns anos, deve estar pelo mesmo preço. Acho caro! Mas sem dúvida deve ser muito bom. O cassoulet do Auberge des Pyrenees Cevennes custa uns 23 Euros (vale cada centavo!!) ou 32 com a formule (com entrada e sobremesa – para explodir ou sair rolando!), o do Chez Papa uns 18 Euros, do Domaine de Lintillac, do Comptoir, do Chez Gladines e do Le Relais Gascon custam por volta de 15 Euros.
Tarciane
Quanto custa o cassoulet no La Fontaine de Mars?
Rodrigo Lavalle
Tarciane, veja as informações do Neftalí acima.
Abraços.
Neftalí
Esqueci de mencionar o excelente cassoulet do Comptoir de la Gastronomie, no 1° arrondissement, com preço justo, a 15 Euros.
Neftalí
O Cassoulet é meu prato preferido na França, e suas variações (Feijoada, Fabada Asturiana, Porotos Granados, etc..) no mundo todo. Foi paixão a primeira mordida, desde que provei por primeira vez um maravilhoso cassoulet, do Geraldo Casé, no Mes Amis em Araras, na Serra do Rio, há uns 15 anos ou mais. Ao ver meu estado de felicidade, ele raspou a panela e me deu dupla ração, oferecendo a deliciosa pimenta da casa.
Nas minhas últimas viagens à Paris, fui em busca do perfeito cassoulet, mas já sabendo que os melhores só encontro en Carcassone e região.
Pois bem, o melhor que comi até agora foi no Auberge des Pyrenees Cevennes, no 11°, pertinho do Canal Saint Martin e Repúblique. Um aviso, vá com muita fome e não peça nada além do cassoulet, pois a quantidade de comida é enorme. Vá no almoço, para fazer a digestão caminhando bastante depois.
Outros cassoulets que destaco foram no Le Relais Gascon, em Montmartre, na Rue des Abbesses. E no Chez Papa, que tem várias filiais na cidade (fui no 15°). Até no pega-turista (e muito barato) La Cochonnaille, na Rue de la Harpe, o cassoulet do menu de 12 Euros estava muito bom, apesar de obviamente não ter confit du canard, só umas boas linguiças.
Estarei de volta a Paris em abril, e já tenho visita obrigada ao Chez Gladines e ao Domaine de Lintillac, para provar seus cassoulets. E talvez um retorno ao Auberge des Pyrenees Cevennes, que creio ser imbátivel.
Tenho vontade de provar o cassoulet do Fontaine de Mars, inclusive vou estar hospedado perto, mas pagar 30 Euros por um prato de feijão vai doer, está um pouco fora do meu orçamento. Vai depender da quantidade de vinho que tiver tomado antes…No final acho que irei de qualquer maneira. Pertinho também está o restaurante Au Petit Sud-Ouest, outro na minha mira pelo seu cassoulet.
Algo que verifiquei é que a comida francesa não usa molhos picantes, apenas pimenta do reino. Em nenhum lugar tinha uma pimentinha para acompanhar o cassoulet, só oferecem mostarda. Apenas no Le Relais Gascon consegui um molho Tabasco e, ao menos para mim, o cassoulet consegue ficar ainda melhor…
Deu água na boca esse post…
Lina
Neftalí
Muito obrigada por estas informações. Você é um verdadeiro especialista do cassoulet. Bravô! Preciso de pelo menos dois anos para testar todos. Quer dizer, dois invernos.
Rodrigo Lavalle
Neftalí, obrigado pelas dicas e traga uma pimentinha na mala.
Abraços.
Mario Gurgel
Sem duvida Lina, lá é o melhor cassoulet.
Já indiquei e os amigos adoraram.
Sonia
Nem sei se o restaurante ainda existe, mas uma deliciosa lembrança é o Cassoulet do Chez Fred, em Carcassone.