Cassis é um dos endereços mais interessantes do sul da França. A cidade atrai pela beleza da sua natureza e pelo charme das suas ruelas coloridas. Cassis faz parte do roteiro Provence/Côte d’Azur e está pertinho de Marseille.
Cassis é um pequeno porto com casas coloridas ladeado por dois monumentos naturais deslumbrantes:
. o Cap Canaille, a mais alta falésia marítima da Europa que se encontra à leste do porto;
. e as Calanques de calcário branco, situadas à oeste.
Ao se aproximar de carro da cidade, um primeiro conselho: antes mesmo de entrar na cidade preste atenção nas formações rochosas que a circundam e nos vinhedos plantados nas encostas das montanhas.
A cidade e o seu porto são pequenos e podem ser conhecidos em 1 ou 2 horas. O melhor conselho que podemos dar é: perca-se! Flane, percorra as ruelas, entre nas lojas e admire os contrastes de cor entre mar, rochas e vegetação. Mas não saia de Cassis antes de conhecer a natureza que a circunda. É aí que se esconde o grande segredo e a fama da cidade.
O que fazer em Cassis: conhecer o Cap Canaille e as Calanques
Se tiver tempo, duas propostas:
. percorrer – a pé, claro – as trilhas das Calanques que ligam Cassis e Marseille. São 20 quilômetros de trilhas. Não é necessário percorrer todo o trecho. Um exemplo: basta fazer o percurso Cassis/Port Miou, a trilha sai do centro da cidade e é bem sinalizada. Este trecho mostra uma parte das maravilhosas Calanques de Port Miou que entram no interior das terras formando um porto natural. Foi daí que sairam as pedras brancas para a construção do Canal de Suez. As trilhas mostram também o Cap Canaille.
Alguns conselhos: não acenda fogo e não fume durante a caminhada.
. fazer um passeio de barco, saindo do porto de Cassis, para ver este patrimônio natural único. O turista possui várias escolhas com circuitos mais curtos de 45 minutos ou mais longos de até 2 horas que mostrarão 3, 5, 8 ou 9 calanques.
Se não tiver muito tempo, pegue a estrada que se chama Route Touristique des Crêtes que serpenteia entre as montanhas e durante 15 quilômetros oferece pontos de vista espetaculares do golfo, das Calanques, do arquipélado de Riou e de Marseille. Durante o percurso, os turistas param seus carros em estacionamentos criados para admirar a paisagem.
Saiba também que os vinhos branco e rosé de Cassis são apreciados e saborosos. Atenção, não confundam o Cassis – licor da Borgonha – usado no aperitivo chamado Kir e o vinho de Cassis.
As vinhas estão na comuna de Cassis e protegidas pelo Cap Canaille.
Quando percorrer a região verá que os viticultores que aí se encontram resistiram com bravura aos empreendedores imobiliários. As vinhas ocupam terras que valem fortunas e são vizinhas de casas maravilhosas. O vinhedo ocupa 210 hectares, participa da qualidade da paisagem, além de ter um papel importante para a economia local.
A cidade pode ser visitada em um dia. Valeria a pena ficar um pouco mais para conhecer com calma toda a região. Abaixo dicas de hotéis.
Hotéis em Cassis
. Royal Cottage em Cassis. Simpática e agradável construção contemporânea com um belo jardim e quartos simples e confortáveis. Ele está na parte alta da cidade, mas em 5 minutos de caminhada chegamos no porto. Clique aqui para fazer suas reservas.
. La Demeure Insoupçonnée em Cassis. Pequeno hotel com vista linda de Cassis. Quartos elegantes, piscina e jardim. Situado a 10 minutos de caminhada do centro da cidade. Clique aqui para fazer suas reservas.
Hotel em Marseille
. Hotel Ibis Saint Charles em Marseille. Uma boa opção, para aqueles que estão no eixo Paris/Marseille de trem, é se hospedar no Ibis da estação ferroviária de Marseille. Fui o que fiz em setembro 2016. Cheguei em Marseille, vindo da Córsega, deixei as bagagens no Ibis Saint Charles, peguei na mesma estação o trem para Cassis. No final do dia voltei de trem para Marseille e no dia seguinte peguei o trem TGV, que sai da mesma estação, para Paris. Clique aqui para suas reservas no Ibis Saint Charles.
Como chegar em Cassis
Saindo de Paris temos quatro opções, de ônibus, de carro, de trem TGV ou de avião.
. De trem. Em 3 horas fazemos centro de Paris/centro de Marseille e na mesma estação pegamos o trem local para Cassis, um percurso de 40 minutos. Os preços variam de acordo com o mês, o dia da semana e a hora. E se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. Paris/Marseille e em seguida de carro ou trem até Cassis. A viagem de avião dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Lyon, Avignon, Aix en Provence, Marseille. Belo passeio em direção ao sol da Provence e da Côte d’Azur. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta é a opção mais barata – preços em torno de 27 euros – e a mais longa, 12 horas de trajeto com uma parada na Gare de Lyon. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
3 Comentários
Carolina Mota
Olá, tudo bem? Sou leitora assídua aqui do blog e gostaria de tirar uma dúvida….saberiam dizer se as águas das praias de Cassis e de outras cidades da Provence são geladas, mesmo no verão? A ideia é ir no mês de Julho, com uma criança de 3 anos. Obrigada e parabéns pelo conteúdo maravilhoso que vocês disponibilizam aqui.
Rodrigo Lavalle
Carolina, não são geladas. O Mediterrâneo não é gelado como a Atlântico.
Aline Paola
Estive em Cassis em 2014 e foi um dos melhores passeios que fiz na França. Estava em Aix en Provence e fomos de carro até lá. A cidade é lindíssima, super charmosa, um deslumbre! Para finalizar o belíssimo dia, fizemos um passeio pelos Calanques. Vale muito a pena!