A fotógrafa Ana Rita Rodrigues, parceira do Conexão Paris, nos conta, a partir da sua experiência fotografando esse tipo de evento, como é o típico casamento francês.
Além das sessões fotográficas em Paris, eu sou também fotógrafa de casamentos em toda a França.
Muitos de vocês visitam a cidade luz para celebrar o amor: pedidos de casamento, lua de mel, bodas de prata e ouro e outras celebrações da vida. Durante os nossos ensaios de fotos conversamos bastante e trocamos ideias. E muitas vezes comparamos estilos de vida no Brasil e na França.
Fiquei com vontade de compartilhar com vocês como é um casamento francês. Sendo a França um país multicultural, os rituais dos casamentos variam muito. Amo fotografar casamentos mistos, justamente por poder assistir a essa riqueza cultural.
Os franceses são bastante conservadores no que diz respeito às tradições do casamento e respeitam todos os passos du jour J. Vamos a eles:
A preparação dos noivos
O dia começa muito cedo. A noiva acorda as 7 ou 8 da manha já na casa dos pais. A comunicação com o futuro marido é limitada. Alguns casais decidem mesmo ficar durante uma semana sem se ver antes do dia do casamento, para acrescentar emoção a esse momento. A maquiadora é a primeira a meter a mão na massa. O fotógrafo chega pouco depois. Enquanto a maquiadora está começando o seu trabalho, o fotógrafo aproveita para fotografar vestido e acessórios da noiva. Entretanto, o cabelo e a maquiagem vai ganhando forma e o fotógrafo vai fazendo o making of.
Chega o momento de colocar o vestido e o stress começa a subir. A noiva, acompanhada pela mãe, pelos irmãos ou pelas melhores amigas vai-se deixando guiar. É um momento especial, de uma grande intimidade e eu como fotógrafa faço questão de retratar essa hora o melhor possível. A dificuldade tem a ver com o hórario. Sempre acontece algum imprevisto que origina um atraso. O stress é inevitável e as emoções são um misto de felicidade e angústia.
Por seu lado, o noivo se prepara na casa onde os noivos já vivem juntos ou na casa dos pais. Como não tem vestido e maquiagem, tudo acontece com maior descontração e naturalidade.
O encontro dos noivos
Há uma tradição que muitos noivos já aceitam quebrar: o encontro antes da cerimônia. Isso lhes permite ter um momento íntimo para se descobrirem. Para o fotografo é maravilhoso poder registrar essas emoções especiais. Quando há tempo, já aproveitamos para fazer a sessão de fotos do casal.
A cerimônia civil e religiosa
A França é um pais laico e a cerimônia civil é separada da cerimônia religiosa. Cada vez mais os casais optam por fazer o ato civil e uma cerimônia simbólica no mesmo dia. Com a duração de uns 10 minutos no máximo, o ato civil compõe-se da leitura dos artigos de lei referentes ao casamento e da assinatura do documento que valida a união matrimonial.
O casamento francês
Cada um dos noivos deverá ter no mínimo uma testemunha. A troca de alianças não é obrigatória. Ela é feita na mairie (prefeitura da cidade ou distrito onde o casal mora), durante o ato civil, caso não haja uma cerimônia religiosa ou simbólica na sequência.
Ao contrário do que acontece no Brasil, estas cerimônias acontecem mais ou menos entre às 11h e às 16h.
O cocktail e a decoração da sala
Depois das cerimônias de casamento no civil e/ou na igreja, todos vão para a sala de recepção. É frequente a festa acontecer nos conhecidos chateaux ou em fazendas no campo. Por vezes, entre a igreja e a sala de recepção há uma distância de 30 a 50 km e é feito o cortejo do casamento. Muita alegria e buzinaço.
A festa começa invariavelmente às 18h com um cocktail nos jardins do espaço de recepção (quando não chove). São servidos os petits fours e aproveita-se esse tempo para fazer as fotografias com os convidados.
Os noivos apostam cada vez mais numa decoração fait maison, quer dizer, feita por eles próprios. Eles fazem tudo para economizar nos gastos e também preferem dar um cunho pessoal à decoração. Costumam escolher um tema ou uma cor para o casamento e todos os elementos deverão respeitar o dito tema ou cor. Um dos casamento que estou aqui mostrando tinha um tema campestre e a cor mais presente foi o verde. Ele aconteceu numa fazenda no meio dos campos, na Normandia (foto 1).
O jantar
Às 20h todo o mundo é convidado a entrar na sala de jantar. Quando todos já estão sentados, os noivos fazem uma entrada triunfal ao som de uma música bem alegre e ritmada. Todo o mundo se levanta e acolhe os noivos com palmas e gritos de alegria.
Os noivos aproveitam para fazer um agradecimento oficial e os pais e padrinhos também fazem discursos. Tem gente que apela à emoção. Outros preferem um toque de humor, bem à francesa.
Os franceses gostam de tranquilidade na hora da refeição. O volume da música passa para o mínimo e todos comem tranquilamente. Nos intervalos entre entrada, prato e sobremesa, fazem-se jogos e surpresas aos noivos.
À meia noite é hora de cortar o bolo. Esse momento também é vivido triunfalmente. O bolo vem da cozinha, com pequenos fogos de artificio. A música bem alta inspira danças e todo o mundo tira fotos dos noivos na frente do bolo.
Também tem a tradição da fonte de champagne. As taças de champagne são empilhadas em forma de torre e os noivos vão deixando cair o champagne desde o topo. Sempre fico com medo que um dia aquilo tudo caia no chão! Mas já fiz centenas de casamentos e isso nunca aconteceu!
O bolo volta rapidamente para a cozinha e todo o mundo volta para o seu lugar à mesa, onde é servida uma fatia de bolo e champanhe.
A festa
Por volta da meia noite e meia, os noivos fazem a primeira dança e logo depois fica aberta a festa para dançar até se acabar! Muitos convidados vão direto descansar. Principalmente os mais velhos. O restante dança e se diverte. Por volta das 3 ou 4 da manhã a festa termina.
Em alguns casos, no dia seguinte tem o brunch, por volta do meio dia. São servidas saladas, salgados e o que eventualmente tenha sobrado do dia anterior.
Se você quiser registrar sua lua de mel, casamento ou simplesmente suas férias em Paris, clique aqui e acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para conhecer o trabalho da Ana Rita Rodrigues.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
4 Comentários
Hellen Joyce Rodrigues Costa
Gostaria de casar em Paris. Não no campo. Gostaria de aproveitar e fazer um book fotográfico pela cidade. Precisamente gostaria de casar no lê Jules Verne, dentro da torre Eiffel, cerimônia e recepção dançante. Aproveitando a comida do restaurante (o cardápio). Gostaria que a cerimônia começasse as 18 cerimônia até o horário 02:00 a festa no verão para no máximo 60 convidados. Todos os convidados
Ana Paula
Gostaria de saber mais sobre este mercado para decoração de casamento e festas infantis em Paris.
Isabela Almeida
Amo saber sobre cultura! Muito interessante! Parabéns pelo artigo!
Rodrigo Lavalle
Isabela, obrigado pelo retorno!