Vários amigos brasileiros estiveram aqui recentemente e alugaram carros com a Hertz. A locadora exigiu, de todos, a carteira de motorista internacional.
Existia um acordo, que talvez exista ainda, entre o Brasil e a França que estabelecia a validade, nos dois países, da carteira de motorista nacional. Com a unificação da Europa, o governo francês tem pressionado as locadoras no sentido de exigirem carteira internacional aos turistas vindos de países que não fazem parte da Comunidade Econômica Européia.
Mas não basta andar apenas com a carteira internacional. Os turistas devem apresentar, na ocasião de um controle ou em caso de acidente, as duas carteiras: a nacional e a internacional. Sobretudo em caso de acidente, pois as seguradoras andam exigindo as duas carteiras.
Consultem o site abaixo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
126 Comentários
Fellipe
Márcia, bagagens no porta-mala e olho no carro, certo? Me preocupa mesmo essa questão, quando fora das cidades, tentarei manter o carro sempre próximo e/ou em estacionamentos controlados. Obrigado pelo alerta!
Rodrigo, valeu pela informação! Não estarei chegando do Brasil neste dia, e sim de Amsterdam via Thalys/TGV, então estarei bem descansado e creio que após este trecho tenso, o caminho até Blois já vai fazer valer a pena!
Abraço a todos e muito obrigado!
Marcia Lube
Felipe
Só lembrando : nas estradas francesas, muito cuidado com a sua bagagem dentro do carro quando parar para fazer um lanche ou tomar café.
Marcia Lube
Felipe
Já alugamos carro na Hertz do CDG e fomos direto para um hotel perto do Mont Saint Michel.
O trânsito na Périphérique é realmente um pouco pesado mas dá para encarar perfeitamente.
E as estradas francesas são fabulosas .
Fellipe
Show, Rodrigo. Muito obrigado pela ajuda! Aproveitando o espaço, gostaria de perguntar mais uma coisa ligada ao tema trânsito: como é sair do Charles de Gaulle de carro para ir direto a Blois? Vejo pelo mapa que a rota circula Paris, sem passar pelo centro, porém gostaria de ter uma idéia se ainda assim o trânsito é pesado demais – engarrafado. Chegarei em um sábado, por volta das 12hs no aeroporto. Seria o caso de mudar de idéia e pegar um trem até Tours, ou arrisco o carro e já começo a aproveitar a ida de carro na estrada até Blois? Abraços!
Rodrigo Lavalle
Felipe, esse rota que circula Paris é chamado Boulevard Périphérique. Ele é usado exatamente para se evitar entrar em Paris e costuma ser bem movimentado, trânsito pesado. Se você gosta de dirigir, já alugue o carro no CDG e vá direto para Blois. Mas esse começo de viagem será mais tenso. Pense que você estará cansado e não familiarizado com o carro e o jeito de dirigir dos franceses (barbeirésimos).
Abraços.
Fellipe
Olá, bom dia! Não consigo encontrar uma confirmação clara de que é obrigatório o porte da carteira internacional para dirigir na França. Onde posso procurar a informação oficial, sabem me dizer?
Achei o custo da mesma elevadíssimo para mim, que terei a CNH vencida em menos de um ano.
Obrigado e parabéns pelo sempre excelente trabalho de vocês.
Rodrigo Lavalle
Felipe, segue o trecho retirado do site do serviço público francês. Um site oficial: http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/F1459.xhtml.
“Conduire en France avec un permis non européen: Si vous séjournez en France pour une courte période (vacances par exemple), vous pouvez circuler avec votre permis de conduire non européen. Il doit être valide, rédigé en français ou être accompagné d’une traduction officielle ou d’un permis international. Si vous vous installez en France, vous pouvez conduire avec votre permis non européen pendant une année maximum suivant la fixation de votre résidence normale en France, sous certaines conditions.”
Traduzindo:
“Dirigir na França com uma licença não-européia: Se você for ficar na França por um curto período (por exemplo, férias), você pode circular com sua carteira de motorista não-européia. Ela deve ser válida, escrita em francês ou ser acompanhada de uma tradução oficial ou de uma Permissão Internacional para Dirigir. Se você mudar para a França, você pode dirigir com a licença não-européia até um ano após a fixação de sua residência normal na França, sob certas condições.”
Ou seja, você pode dirigir aqui na França com a sua carteira brasileira mas ela deve ser acompanhada de uma tradução oficial (feita por um tradutor juramentado aí no Brasil).
Abraços.
Larisa
como eu faço a carteira internacional? pela internet? e não estou conseguindo alugar um carro em Amboisse, no caso eu iria pegar quinta a noite e devolver domingo de manha, sabe se tem locadora e se abre no final de semana? posso contratar os passeios em paris mesmo? por exemplo aquele jantar no rio sena, city tour naqueles ônibus vermelho?
aguardo retorno
obrigada
Rodrigo Lavalle
Larisa, você já está na França? Consulte o site do Detran sobre a carteira internacional. Em Amboise existe locadora de carros próxima à estação de trem, mas não sei se abrem no domingo, geralmente pode-se devolver o carro no domingo mesmo a locadora estando fechada. O jantar no Sena é melhor ser reservado com antecedência, nós indicamos a empresa Bateaux Parisiens: https://www.conexaoparis.com.br/2009/02/06/sena-barco-e-aniversario/.
Abraços.
Mariele
Bom dia Lina,
Estou em Avignon e vou até Nice, Cannes e Mônaco. Vc acha que compensa alugar um carro? Estamos em 3 pessoas. Quanto ficaria mais ou menos? Também estou só com a carteira brasileira. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Mariele, para alugar um carro é preciso ter a carteira internacional. Com relação a preços isso vai depender do tipo de carro, da empresa, de quantas pessoas vão dirigir, etc. Eu sugiro que você vá a uma locadora e faça um orçamento.
Abraços.
Roberta
Lina, pretendo alugar um carro para viajar no interior da França, mas a entrega do mesmo teria que ser em Barcelona. Fazendo a busca pela Holliday auto e Carhire, eles querem me cobrar uma taxa de 700 euros, por entregar o carro em outro país. Vocês sabem me informar se funciona assim com todas as operadoras? Alguma sugestão? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Roberta, isso é prática comum de todas as operadoras.
Abraços.
João
Carteira Internacional, tira-se on-line no Detran
João
Se vc for ficar menos de 21 dias, alugue um carro com a TTCar, nesse caso o carro não é ZERO km, eu nunca aluguei carro, sempre fiquei mais de 21 dias e menos de 180 dias e comprei carro ZERO, comprar carro ZERO as vezes sai o mesmo preço de alugar, as vezes fica um tiquitinho mais caro.
Atenção o máximo são 180 dias.