Vários amigos brasileiros estiveram aqui recentemente e alugaram carros com a Hertz. A locadora exigiu, de todos, a carteira de motorista internacional.
Existia um acordo, que talvez exista ainda, entre o Brasil e a França que estabelecia a validade, nos dois países, da carteira de motorista nacional. Com a unificação da Europa, o governo francês tem pressionado as locadoras no sentido de exigirem carteira internacional aos turistas vindos de países que não fazem parte da Comunidade Econômica Européia.
Mas não basta andar apenas com a carteira internacional. Os turistas devem apresentar, na ocasião de um controle ou em caso de acidente, as duas carteiras: a nacional e a internacional. Sobretudo em caso de acidente, pois as seguradoras andam exigindo as duas carteiras.
Consultem o site abaixo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
126 Comentários
Igor Pinho
Olá Beth e pessoal,
Eu disse há três dias que eu estava com passagem reservada para Paris em Dezembro, mas ainda não havia decidido, pois na minha última viagem em junho já havia gastado bastante com hospedagem e carros. Mas o fato é que não resisti e resolvi acertar tudo, hospedagem e aluguel de carro com pagamento adiantado, pois assim é possível conseguir um excelente desconto.
Minha viagem será de 8 dias (entre 21 e 29 de dezembro) e uma BMW Serie 3 já está a minha espera no aeroporto CDG (locadora Sixt). Só aluguei esse carro especial porque estava com um preço muito bom, se comparado ao preço da Hertz, locadora na qual havia alugado em junho. Aconselho a Sitx a todos que desejam alugar carro na Europa, pois se pagar adiantado (no ato da reserva) sai bem mais barato.
Ficarei hospedado os dois primeiros dias em La Defense, num aparthotel com vista para praça principal e os 6 últimos em outro aparthotel (Cidatines, região da Republique, 4 arrond). É a segunda vez que ficarei em La Defense, pois já conhecia o Hotel Sofitel. Não vejo a hora de dirigir e passear novamente nessa irresistível cidade.
Deus abençoe o inventor do GPS, porque sem esse acessório eu jamais poderia pensar em dirigir em Paris, rsrs.
Parabéns pelo Blog, e saudações a todos os admiradores da Cidade Luz!
Beth
Igor
Eu fui multada no interior da França, na entrada de uma village.
Fui conduzida a um camburão estacionado como “escritório” de blitz de estrada, risos. Fui gentilmente atendida por uma guarda mulher que pediu minha ajuda para preencher a multa, pois ela absolutamente não conseguia entender o que estava escrito na minha carteira de motorista. Foram 250€ de multa e no ato! Meu marido ameaçou me colocar de “castigo”, pois eu estava dirigindo a 52Km por hora num local onde a velocidade máxima permitida era de 50K…
A outra multa foi na porta de um hotel, onde só permitiam estacionamento noturno, também no interior…
Sou eu que dirijo o carro em viagem, meu marido não gosta de dirigir…
Multa na Europa é fogo!
Um abraçio
Igor Pinho
Beth,
Me lembrei agora que nessa minha viagem de junho fui multado também em Londres, além de Paris, rsrsrs. A multa de Londres foi por excesso de velocidade, recebi a cobrança da Europcar pelos correios após voltar ao Brasil. A locadora cobrou o valor da multa no meu cartão de crédito, hehe.
Isso significa que fui multado duas vezes nessa viagem. Já a multa de Paris (por estacionar em local proibido) tive que pagar cerca de 170 euros no momento do resgate do carro no estacionamento do Deparamento de Trânsito da cidade.
Havia estacionado o carro tranquilo e feliz por ter achado uma vaga, era uma quarta-feira a tarde (bairro do Pantheon, próximo a cadetral de Notre Dame). Fui visitar o Jardim de Luxemburgo e a Catedral, mas quando cheguei para pegar o carro ele não estava mais lá. Pensei: “robaram o carro!”. Mas logo depois fui a delegacia do bairro e descobri que o detran havia rebocado o carro.
Ainda bem que liberaram o carro após pagar a multa, fora isso não houve mais problema. Eu temia que eu poderia perder o vôo, pois aconteceu poucas horas antes de eu embarcar de volta ao Brasil, mas deu tudo certo no final.
Essa viagem foi uma grande aventura e já estou com passagem reservada para Paris em dezembro, planejo passar o natal lá. Depois de conhecer Paris pela primeira vez, não vejo a hora de voltar lá de novo. É uma cidade encantadora e romântica, vale a pena!!!
Beth
Igor
Há mais de 15 anos a Carteira Internacional para motoristas não é mais necessária. E eu também já fui multada, risos. Duas vezes!
Igor Pinho
Olha pessoal, creio que esse négócio de PID (Carta Internacional de Motorista) é balela. Digo isto porque estive em Paris e Londres por cerca de 15 dias (entre 03/06/2010 e 18/06/2010). Neste período aluguei diversos carros na Hertz da França, e também na Hertz e Europcar da Inglaterra (BMW, Volvo, Mercedes, Mini Cooper)…
Garanto a todos que em NENHUMA circunstância me pediram a tal PID, inclusive fui parado pela polícia por haver cruzado um sinal vermelho de madrugada em Paris e NÃO me pediram essa tal PID. Também tive o carro rebocado para a garagem do Departamento de Trânsito de Paris porque estacionei o carro em local proibido e ao resgatar o carro e novamente nenhum oficial me pediu essa tal PID.
Portanto, devido a minha recente experiência, só posso concluir que isso é apenas uma coisa a mais para nos meter “medo” e que não há necessidade de se preocupar com isso, afinal a CNH brasileira é legal e válida em toda a europa. Inclusive antes de viajar tentei tirar a PID em São Paulo, mas não dava mais tempo, então resolvi arriscar.
A não ser que a coisa mude daqui pra frente e que haja realmente uma mudança nesta questão e que a PID seja realmente um requisito obrigatório. Mas o fato é que durante o mês de junho/2010 não tive problema algum em Paris e Londres, mesmo sendo parado pela polícia tudo correu bem.
Espero ter ajudado pessoas que, assim como já aconteceu comigo, irão viajar preocupados com a PID.
Cristina
Depois de muito ler esse post, decidi que com meu nível de francês, tendo vivido um processo doloroso para emitir uma nova identidade no DETRAN-Rio para minha mãe dar entrada no passaporte, eu arriscaria e passaria longe daquele órgão.
Aluguei pela internet, via ACCOR Club, pela Europcar, peguei o carro em Avignon e devolvi na Gare do TGV em Aix-en-Provence. Na Europcar pediram minha carteira de motorista (dei a brasileira) e a menina só errou digitando o nome da minha mãe como o meu, o qual eu notei e corrigi.
Andei nos limites, passei por uma batida de trânsito cheia de policiais, e deu tudo certo.
Danielle
Ola, resolvi deixar registrado que a carteira “internacional” como foi citado é na verdade uma traduçao da carteira nacional de habilitaçao.
é um livrinho onde em cada pagina temos a traduçao dos dados da nossa carteira brasileira em diversas linguas.
é por isso que tem que estar sempre com as duas: a CNH e a PID
conexaoparis
Vanessa
Meus amigos alugam sempre na Hertz ou Avis.
A carteira brasileira é válida.
Vanessa
Olá…
Alguém foi recentemente para Paris, e alugou carro?
Houve a exigência da carteira internacional?
Aqui em SP a taxa é de R$ 192,00 para emissão da carteira….
Obrigada,
Vanessa
Sérgio Ricardo
Olá, pessoal!
É a minha primeira vez aqui. Muito legal o conexão!!!
Em 2008 fui para Espanha e quando fui pegar o carro na locadora Hertz em Madri, foi exigido a carteira de motorista da daqui do Brasil. Por sorte tinha levado junto com a internacional, caso contrário não teriam me liberado o carro. Levem sempre carteira daqui do DETRAN.
Abraços em todos.