Vários amigos brasileiros estiveram aqui recentemente e alugaram carros com a Hertz. A locadora exigiu, de todos, a carteira de motorista internacional.
Existia um acordo, que talvez exista ainda, entre o Brasil e a França que estabelecia a validade, nos dois países, da carteira de motorista nacional. Com a unificação da Europa, o governo francês tem pressionado as locadoras no sentido de exigirem carteira internacional aos turistas vindos de países que não fazem parte da Comunidade Econômica Européia.
Mas não basta andar apenas com a carteira internacional. Os turistas devem apresentar, na ocasião de um controle ou em caso de acidente, as duas carteiras: a nacional e a internacional. Sobretudo em caso de acidente, pois as seguradoras andam exigindo as duas carteiras.
Consultem o site abaixo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
126 Comentários
Claudia Cunha
Pessoal, sou leitora assídua do Conexão Paris desde o comecinho do Blog em 2007… Eu e meu marido temos alugado carro na França nos últimos 10 anos sem problemas mas sempre com a carteira de habilitação nacional e a PID, apresentadas juntas! As estradas são ótimas, e o trânsito em Paris e arredores, ok. A bagagem esteve escondida no porta malas, nunca tivemos problemas com isso mas sempre fomos cuidadosos.
Clodoaldo Novais
Caro Rodrigo,
Estou indo à França entre os dias 29/04 e 13/05/16 e já aluguei carros em Strasbourg e Nice.
Estou em dúvidas quanto à documentação necessária para dirigir na França. Há quem fale que basta a carteira brasileira, outros que se faz necessária a carteira brasileira, com uma tradução juramentada para o francês e outras que se faz necessária uma PID (Permissão Internacional de Direção), emitida pelo Detran. Afinal, o que se faz realmente necessário? O custo destas soluções são muito divergentes e não posso correr o risco de não receber o carro nas locadoras quando o for requisitar. Muito grato. Clodoaldo
Rodrigo Lavalle
Clodoaldo, a lei francesa exige que, para se dirigir na França com carteira de motorista não-europeia, ela precisa ser acompanhada da tradução juramentada para o francês OU da PID. Na teoria você teria que apresentar esses documentos no momento de efetivar a locação na loja.
Segue o trecho retirado do site do serviço público francês: http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/F1459.xhtml.
“Conduire en France avec un permis non européen: Si vous séjournez en France pour une courte période (vacances par exemple), vous pouvez circuler avec votre permis de conduire non européen. Il doit être valide, rédigé en français ou être accompagné d’une traduction officielle ou d’un permis international. Si vous vous installez en France, vous pouvez conduire avec votre permis non européen pendant une année maximum suivant la fixation de votre résidence normale en France, sous certaines conditions.”
“Dirigir na França com uma licença não-européia: Se você for ficar na França por um curto período (por exemplo, férias), você pode circular com sua carteira de motorista não-européia. Ela deve ser válida, escrita em francês ou ser acompanhada de uma tradução oficial ou de uma Permissão Internacional para Dirigir. Se você mudar para a França, você pode dirigir com a licença não-européia até um ano após a fixação de sua residência normal na França, sob certas condições.”
Patricia
Estou seguindo as orientaçoes do site para ir de trem do aeroporto ate Ambroise e realizar a locação do carro lá, para viajar o Vale do Loire, mas a locadora nao autoriza a locacao por diz estar fechado o posto de entrega no sabado. Isso é verdade? Tem locadora local para eu arriscar ir direto sem previa locaçao?
Rodrigo Lavalle
Patrícia, ao invés de ir de Paris para Amboise vá para Tours. Existem locadoras de carro na própria estação de trem e nos arredores.
Abraços.
Pedro Luiz
Olá.
Eu fiz a minha PID pelo site do Detran.
Lá não tinha opção de país onde eu irei.
Eu vou para os EUA.
Só que eu recebi minha PID e a Folha com a carteira esta na última página em francês.
A página em inglês não veio nada.
O cara no Detran não soube me explicar.
Quero saber se alguém sabe me dizer se é assim mesmo.
Rodrigo Lavalle
Pedro, procure se informar no site do DETRAN. Na teoria o DETRAN é o orgão mais indicado para lhe explicar uma vez que foram eles que emitiram a PID.
Abraços.
Davi Bianchi
Boa noite! Gostaria de saber se é possível locar um carro no aeroporto CDG em Paris, visitar Auvers-sur-Oise e Giverny no mesmo dia, retornando ao aeroporto. Dá tempo? Pelo que vi pelo Google Maps, é barbada. Quanto a questão da carteira internacional, eu emiti a minha, em uma ocasião que viajei para os USA. Entretanto, na retirada do veículo em Orlando (se não me engano, na Hertz), solicitaram a carteira nacional, não dando bola para a internacional que eu portava. Sorte a minha ter as duas junto. Grande abraço
Rodrigo Lavalle
Davi, é possível sim fazer isso tudo no mesmo dia mas talvez seja cansativo. A lei francesa exige a carteira internacional. Traga as duas.
Abraços.
Guilherme
Meu pai, em recente viagem a Berlim, tentou alugar um carro portando apenas sua carteira internacional. Os funcionários da locadora recusaram, porque ele não estava de posse da carteira original brasileira (ele até chamou o gerente, mas não teve jeito). Portanto, quem estiver pensando em alugar carro na Europa, aconselho a levar sempre AS DUAS CARTEIRAS: a original brasileira, e a carteira internacional. Não importa se está na Lei ou em Tratados Internacionais: eles são irredutíveis. E vc só vai perder seu tempo, se tentar discutir leis com um gringo ignorante.
Vanessa Alves
Ótimo, Rodrigo, obrigada!! Já estamos pesquisando!!! Mas você acha que é tranquilo irmos pra Versailles de moto?
Rodrigo Lavalle
Vanessa, em termos de segurança é tranquilo. Sugiro que vocês estudem bem o trajeto antes.
Abraços.
Vanessa Alves
Olá, Lina!
Estou amando o blog. Pegando altas dicas! Uma pergunta: Em abril/15, passarei 11 dias em Paris com meu marido. Gostaria de saber quanto quanto custa mais ou menos um aluguel de moto/scooter. Somos motociclistas aqui no Brasil e estamos acostumados a viajar 10h ou mais de moto. Pensamos em ir inclusive de moto em Versailles. O que acha? Tem alguma agência para me indicar aí em Paris?
Obrigada…
Rodrigo Lavalle
Vanessa, não sei te informar os valores. Pesquise nesses sites (eu não os conheço, os encontrei em uma pesquisa no google):
– http://www.darcos-location.com/
– http://www.club-scooter-location.com/
– http://www.freescoot.fr/index.htm
Abraços.
Fellipe
Olá Rodrigo e Márcia, tudo bem? Antes de mais nada, a explicação do Rodrigo realmente define a situação – quer ir tranquilo, vá com a tradução ou com a PID, nunca só com a CNH. Quanto aos valores, sei que eles irão variar entre os Detran’s Estaduais e profissionais de Tradução Pública, porém o exemplo que tenho aqui – Distrito Federal – após consultas é: PID sai por salgados R$ 210,00 no Detran, ao passo que é possível obter uma tradução da CNH por R$ 50,00 em uma junta comercial da cidade. Não sei quanto à validade da tradução, o que pode influenciar na decisão de investir na PID, porém em alguns casos como o meu – CNH na reta de vencer, a tradução acaba sendo mais interessante.
Marcia Lube
Gostei demais da explicação do Rodrigo Lavalle sobre a obrigação de ter ou não a Carteira Internacional para dirigir na França.
Ele, mostrando a lei francesa, tirou todas as dúvidas.
Mas, parece-me que a tradução juramentada custa caro. Então deve ser melhor tirar a Carteira Internacional porque ela serve para vários paises.
Rodrigo Lavalle
Márcia, pois é. A carteira internacional é exigida por lei. Mesmo se algumas locadoras de carro não a exigem pode ser que alguma autoridade em alguma estrada francesa o faça. Aí é multa e não poder continuar a viagem.
Também fiquei na dúvida do que seria mais caro: a carteira internacional ou a tradução juramentada.
Abraços.