Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
tania
Rodrigo,
O airbnb nao informa endereco exato, somente que fica entre canal saint martin e place de la republique.
Vc indica outros sites para locacao de apto?
Rodrigo Lavalle
Tânia, essa região é interessante, não se preocupe. Indicamos a empresa À la Parisienne, clique aqui e leia nosso artigo sobre ela.
tania
ola, li um comentario de uma leitora afrmando que a regiao da 10 arr. não é segura.
Tinha decidido ficar em um apto nessa regiao, mas agora estou com receio.
O que acha da regiao?
Rodrigo Lavalle
Tania, qual o endereço exato? A região é bem extensa mas de forma geral não é perigosa.
Pablo
Pô Hugo, se o pessoal gosta de ver prédios mais modernos, pra que vão à Paris?
Fique em um lugar mais bonito (Saint Germain, Marais, Quartier Latin…), e mande o pessoal que gosta da aridez e falta de alma de La Defense pra lá de metrô.
Hugo
Bom dia. Vou a viagem com 3 casais e com criança de 3 anos. Estava pensando em hospedar lá Défense pois pessoal gosta de ver prédios mais modernos. Serão 5 dias. E será em fevereiro inverso. Ou sugere outro outro lugar mais turístico.
Rodrigo Lavalle
Hugo, La Défense, por ser uma região mais de escritórios e empresas, é um pouco sem vida à noite. Eu sugiro um bairro mais charmoso de Paris como Saint Germain, o Quartier Latin ou o Marais. Clique aqui e leia nosso artigo que fala sobre esses bairros e dá dicas de hotéis neles.
LIGIA SANTOS
Olá ! Já fui à Paris 3 vezes, mas sempre a trabalho e cumprindo agendas fechadas ainda´, o que sobrou pouco tempo para explorar mais a cidade, agora programo para estar com minha família ano que vem, comemorar o aniversário do meu filho, que faz 15 anos e sonha com a cidade. Tenho dúvidas sobre deslocamentos, pois vi pouco acessibilidade nos transportes públicos e lembro de ter visto elevador mesmo na estação de trem do outlet. Será que é melhor eu me contar com um transporte especial para este deslocamentos com ele? Como é Paris para casal que pretende levar os filhos? Além dele tenho 2 outros meninos de 7 e 11 anos que precisarão de atenção dobrada em se tratando de metrô, estações, etc.
Rodrigo Lavalle
Lígia, se o seu filho tem mobilidade reduzida, o ideal é usar os ônibus. Muitos fazem os mesmo trajetos que as linhas de metrô. São bem poucas estações de metrô que possuem escadas rolantes ou elevadores. Leia esse artigo sobre o assunto. Usar carro em Paris somente para emergências, o trânsito é ruim e não há vagas disponíveis.
Leia também os nossos artigos sobre passeios em Paris e arredores para crianças e adolescentes, clique aqui.
Luisa Sousa
Oi Rodrigo, tudo bem? Estou indo pra Paris em janeiro e estou procurando hospedagem. Vou viajar sozinha e tenho 19 anos. Queria algo de fácil acesso e que fosse seguro. Achei a região do Gare Du Nord de fácil acesso porém parece insegura. O que vc acha da região do Quarter Latin perto da Place d’italie? Alguma dica de região pro meu caso? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Luísa, a região do Quarter Latin perto da Place d’Italie é boa, simpática e segura. Se você está procurando albergues bem localizados, o Mije é uma boa opção, clique aqui e leia nosso artigo sobre ele.
Tathiane Otero
Rodrigo, como devo comprar os bilhetes para o metro. Existe alguma facilidade de adquirir uma quantidade e não se preocupar com isso. E qual o custo..?
Vc poderia me responder?
Rodrigo Lavalle
Tahiane, você compra os bilhetes para o metrô nas máquinas que existem em todas as estações de metrô parisienses. Clique aqui e leia nosso artigo que cita todos os tipos de tickets e passes de transporte em Paris.
Tathiane Otero
Vou em abril e ficarei no 16 , na L’avenue Raymond-Poincaré, fiz uma reserva pelo airbnd . É seguro e de fácil acesso ao centro?
Rodrigo Lavalle
Tathiane, a região é segura e sofisticada. Você estará bem perto da Place du Trocadéro que, além de ter uma vista linda da Torre Eiffel, tem vários restaurantes e cafés. Você não estará super central com relação aos pontos turísticos da cidade (com exceção da Torre Eiffel), mas isso é facilmente resolvido pelo metrô parisiense.