Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Rogéria Machado
Obrigada pela dica
Rogéria Machado
Olá!
Parabéns pelo site. Ele é bem informativo.
Estou pensando em fazer mestrado em Química na França no ano que vem. Mas, não conheço nada lá (nem sei onde fica a faculdade) e percebi pelos comentários que não é barato morar lá.
Sabe me informar se fácil conseguir o aluguel anual de uma quitinete numa localidade não muito distante do centro e que seja em um bairro “não-perigoso”?
Pretendo levar minha filha que tem 9 anos (O sonho de morar na França é dela). Sabe se é muito difícil uma pessoa com uma criança se estabelecer?
Rodrigo Lavalle
Rogéria, sugiro que você pesquise valores de aluguel no site Paris Attitude. Eles são especializados em alugar apartamentos para estudantes, pessoas que vem trabalhar por período determinado de tempo etc. os preços do Paris Attitude não são os mais baixos do mercado mas é difícil conseguir alugar um apartamento em agências imobiliárias comuns sendo estudante e estrangeiro. Os proprietários fazem uma série de exigências que são difíceis de serem cumpridas.
O mais importante é você procurar apartamentos perto de onde vai estudar ou então em bairros onde o metrô que vai te levar até a escola passe.
Joacir Sergio Casagrande
oi Rodrigo
Meu filho esta indo para Paris em agosto e ira ficar um ano cursando Administração na faculdade Ieseg. Qual a melhor região para ele morar, que não seja muito longe da faculdade
Rodrigo Lavalle
Joacir, a escola fica fora de Paris, em uma região de escritórios chamada La Défense (clique aqui e leia sobre ela). Ele pode morar nas pequenas cidades ao redor (mais baratas que Paris) como Puteaux, Courbevoie, Nanterre. Ou em Paris, ao longo da linha 1 do metrô (a linha que chega até Lá Défense): entorno da Champs Élysées, da rue de Rivoli, da rue Saint Antoine, da Gare de Lyon. Visualize tudo isso que eu disse anteriormente no Google Maps para que vocês tenham noção das distâncias.
Evelin
Vc recomendaria que uma brasileira se hospedasse no Generator Hostel?
Rodrigo Lavalle
Evelin, sim, hoje em dia a região é jovem e movimentada.
Renata Farias
Vocês conhecem o LA CLEF TOUR EIFFEL? Estou muito na dúvida se vale a pena me hospedar lá. Fica na Avenue Kleber, perto do metro Trocadero.
Rodrigo Lavalle
Renata, a região onde fica o hotel é ótima, segura e sofisticada. Ao redor da Praça do Trocadéro você encontra vários cafés e restaurantes (leia esse artigo sobre o assunto). Não conhecemos o hotel mas no site Booking ele tem uma ótima nota, clique aqui e leia os comentários dos ex-hóspedes.
Rita de Cassia
Olá…
Vou para Paris em outubro de lua de mel.
Eu e meu noivo somos bem bohemios, gostamos de vida noturna, mas nao boate, apreciamos bares e restaurantes.
Queremos ficar em um bairro animado com boa opção de bares, mas ao mesmo tempo que seja facil o acesso para visitarmos os pontos turisticos.
Qual seria a sua sugestão?
Rodrigo Lavalle
Rita, o Marais e o Quartier Latin/Saint Germain. O Marais é mais cool e um pouco menos turístico e central do que os outros. Clique aqui, aqui e aqui e veja nossos vídeos sobre essas regiões parisienses para você sentir um pouco do clima delas.
KAREN THAÍSE
Olá! Eu e meu marido vamos à Paris em Novembro deste ano e vimos alguns hotéis da rede Ibis com um preço ótimo no 11arr. Vimos diversos prós e contras. No geral o que vc tem a dizer?
Outra dúvida, se pegarmos o Paris pass que contempla as zonas 1,2 e 3 conseguimos visitar os pontos turísticos mais interessantes?? Agradeço a ajuda!
Rodrigo Lavalle
Karen, o 11° arrondissement tem áreas interessantes e relativamente centrais e outras nem tanto. Leia nosso artigo sobre o 11° arrondissement. Qual o endereço do hotel? Veja nesse artigo 13 hotéis Ibis em Paris com bom custo/benefício.
Com o passe que contempla as zonas 1, 2 e 3 não é possível ir à Versailles, Disney, Giverny e aeroportos mas você consegue andar de metrô e ônibus dentro de toda a cidade de Paris.
Munick Lee
Oi Rodrigo, eu e meu esposo reservamos estadia (airbnb) no 2°arr, vi que nesse post vc não cita as características do bairro, mas já li informações em outra postagem. Uma duvida que ficou foi sobre a segurança do local, se é tranquilo chegar tarde ou não. Qual sua opinião no geral.
Grata desde já
Rodrigo Lavalle
Munick, no geral o 2° arrondissement é seguro.
Mikaelle
Olá Rodrigo, estarei indo a Paris pela primeira vez inicio de Junho e como principiante estou em duvida de onde ficar. Estive olhando e me interessei por alguns hoteis na regiao da estação Saint Georges e gostaria de saber sua opiniao da região ou se me indicaria outra região. De já agradeço a ajuda.
Rodrigo Lavalle
Mikaelle, a região é boa, cheia de restaurantes, lojas e bares interessantes. Ela não é super central, você terá que se deslocar de metrô até o centro turístico da cidade, mas isso é simples.
claudia
Boa tarde Rodrigo.
Vou para Paris em março e farei um bate volta em Amsterdam. Em paris, ficarei hospedada na 4 rue hassard(19o.arr.). Pergunta: Chegando em Gare Du Nord, a noite, pego o metrô até o Buttes Chaumont? O Passe navigo é para toda a extensão dos 20o. distritos de Paris? Aguardo. Obrigada
Claudia
Rodrigo Lavalle
Claudia, o Navigo serve para toda a rede de metrô (mesmo para as estações que estão além dos 20 arrondissments), ônibus e tramway (um bonde que circula na periferia de Paris) mais o trem RER (até a zona 5).
Se você chega tarde e com malas eu sugiro o táxi.