Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Rita
Olá Rodrigo
O que você me diz deste endereço: 16 Avenue Rachel? Lá fica o apart hotel Citadines. Fica no arr 18, mas próximo à divisa com o arr 9. Desde já agradeço a ajuda
Rodrigo Lavalle
Rita, é um pouquinho afastado do centro turístico, você teria que sempre usar o transporte público para se deslocar. Quais são suas outras opções?
Abraços.
Andrea Gadelha
Em maio estarei em Paris na Rue du Faubourg Saint – Denis no bairro 10, próximo Gare De Paris Est. É seguro? Tem alguma dica? Alguma orientação? Agradeço
Luísa
Gostaria de saber onde fica a estátua da Dalida em Montmartre.
Marisa
Bom dia!
Ficamos quatro dias em Montparnasse , com estação de metrô na porta do hotel Holiday Inn Gare Montparnasse, o qual recomendo, e o les cars Airfrance fica também a uma quadra do hotel e faz o transporte p aero p um valor acessível.
Excelente escolha!!
Aline
Olá! Vou a Paris em maio com meu marido e minha filha de 4 anos. Estamos em dúvida em relação a dois hoteis: um no Quartier Latin (mais caro) e outro no 12º arrond., perto da Bastilha (mais em conta). Chegaremos pela Gare de Lyon e saíremos pelo Orly. Qual dos dois me recomendas?
Rodrigo Lavalle
Aline, ficar na região da Bastilha não é ruim, além disso a Gare de Lyon fica bem próxima. Leia nosso artigo super completo sobre a região da Bastilha: https://www.conexaoparis.com.br/2015/07/29/o-que-e-o-bairro-bastille.
Abraços.
Danyelle
Olá vou a Paris em Abril ultima semana. E sozinha. Gostaria de saber onde me recomendaria ficar para ver tudo de metrô e me locomover até Gare Du Nord onde pego trem tranquilamente. Lembrando que por estar sozinha precisa ficar em algum lugar bacana, que possa ser seguro andar sozinha e nao muito caro. Pode e ajudar?
Rodrigo Lavalle
Danyelle, fique no Quartier Latin ou em Saint Germain nas imediações das seguintes estações da linha 4 (a linha que leva até a Gare du Nord) Saint-Michel, Odéon, Saint Germain des Près e Saint Sulpice. Veja nosso vídeo sobre a região que é ótima, segura, animada e central: https://www.conexaoparis.com.br/2015/06/26/a-regiao-de-saint-germain-em-paris. Infelizmente quanto mais central mais caro.
Leia esse artigo mais esclarecedor sobre as regiões de Paris: https://www.conexaoparis.com.br/2015/02/22/em-qual-regiao-se-hospedar-em-paris.
Abraços.
Paulo
Rodrigo,
boa tarde!
Vou morar em Paris por alguns meses. Tenho uma proposta de locação na Residence les ricollets (http://www.international-recollets-paris.org/), que fica em frente à Gare de l’est. Vou com esposa e uma filha de 10 anos.
Esta região da cidade é segura? É considerada uma região sensível?
Obrigado,
Paulo
Rodrigo Lavalle
Paulo, não é a região mais linda e bucólica de Paris mas não é motivo de preocupação. Você vai estar bem próximo do Canal Saint Martin que é um região efervescente e jovem. Leia nossos artigos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/canal-saint-martin.
Abraços.
Neftalí
Oi josi, o hotel em si é bom, mas a localização (Porte de la Chapelle) é bem ruim, meio suja, com mendigos, e um pouco afastada. Se der, pague um pouco mais e fique no Novotel Tour Eiffel, Les Halles ou Montparnasse. A sua impressão de Paris vai mudar da água para o bom vinho francês.
josi
Olá Rodrigo! Vou a Paris em maio e como sou afiliada da RCI eles possuem hotel Novotel no 18 aroundissement…La Chapelle. Estou um pouco receosa pelo que vi do local. O que você acha? Merci!!!
Rodrigo Lavalle
Josi, é uma região meio “áspera”, vamos colocar dessa forma, e afastada do centro turístico. Você iria se sentir insegura. Não há outras opções?
Abraços.
Henrique Cesilla
Rodrigo, primeiramente parabens e obrigado pelo blog. Muito legal mesmo, com assuntos que acho que a maioria das pessoas que pensam em viajar gostariam de saber.
Tenho duas duvidas, possuo cidadania italiana, e gostaria de saber se isso facilita de alguma forma uma procura de emprego ai na França, e também se vc saberia me dizer qt custa mais ou menos viver em um desses distritos mais afastados de Paris.
Rodrigo Lavalle
Henrique, tendo cidadania/passaporte italiano você pode trabalhar/arrumar emprego como se fosse um francês.
Abraços.