Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Raíssa
Obrigada pela resposta, Rodrigo.
E a região de Montparnasse? Ali fica um monte de hotéis conveniados. Estamos avaliando as opções, pois além das atrações turísticas também queremos um lugar que tenha uma vida noturna legal.
E Montmatre? Sabemos do charme, mas não sei se é suficiente pelas razões que falei…
Rodrigo Lavalle
Raíssa, em termos de distância Montparnasse e a rue Rochambeau são parecidas mas, na região dessa última, há mais variedade e opções de vida noturna.
Montmartre é muito escondido.
Abraços.
Raíssa
Olá, Rodrigo!
Meu namorado e eu pretendemos alugar um quarto através do serviço Airbnb na divisa do 9eme – 10eme arrondissement, precisamente na Rue Rochambeau.
Essa região é segura e bem integrada às atrações da cidade?
Obrigada pela ajuda. As respostas em outros comentários e posts tambem estão nos ajudando muito.
Rodrigo Lavalle
Raíssa, é segura sim mas pouco turística. Vocês terão que usar o metrô (no caso a linha 7) para chegar até o “centro turístico” da cidade ou até mesmo caminhar se vocês gostarem (não e tão longe).
Abraços.
Fernanda
Olá! Irei a Paris em Julho deste ano em
Lua de mel… O hotel que iremos ficar é o Atlantic hotel na Rue de Londres. Esse lugar é tranquilo para chegar um pouco mais tarde utilizado o metrô, por exemplo? Como é a nossa primeira viagem internacional fico com um pouco de receio. Quero conhecer Paris tanto de dia como a noite, por isso a minha preocupação quanto ao local. Parabéns pelo trabalho! Nos ajuda bastante!
Rodrigo Lavalle
Fernanda, por se tratar do entorno de uma estação de trem, pode haver alguns moradores de rua e bêbados na região mas ela é tranquila sim.
Abraços.
André
E esse é o meu problema. Se tudo der certo, me mudo para Paris ou adjacências para estudo por 2 anos em 2016. Minha família irá junto, o que inclui um cachorro médio e uma gato. Como os apartamentos são pequenos, penso em alugar um casa para evitar esse problema. Você poderia me indicar os melhores bairros ou subúrbios para se morar em casa em Paris?
Rodrigo Lavalle
André, pesquise as cidades de Saint Germain en Laye e Sceaux. Neuilly-sur-Seine é interessante mas bem mais cara.
Abraços.
Elba Marcia f. Teixeira
Bom dia!!pretendo ir a Paris em outubro e o pacote inclui um hotel chamado General no 11 arrondismant.E´ um bom lugar pra ficar?Ja´ estive em Paris e fiquei na rigião do Opera.Adorei…Desde já agradeço a atenção.Obrigada pelo lindo trabalho de voces.
Rodrigo Lavalle
Elba, a região é boa e segurança, sem grandes atrativos turísticos. Ela não fica tão central quanto a região da Opéra. Você vai estar próxima à Place de la République (muitas opções de metrô), do Marais (https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/06/o-marais-em-imagens/) e da região do Canal Saint Martin (https://www.conexaoparis.com.br/2012/07/18/passeio-pelo-canal-saint-martin/).
Abraços.
Cristiane
Olá Rodrigo,
acompanho seu blog há algum tempo e finalmente vou realizar o sonho de conhecer Paris. Vou comemorar com meu marido nossos 10 anos de casamento. Ele fez uma reserva “surpresa” no Adagio Tour Eiffel, mas achei meio isolado e confirmei minha suspeita nos comentários do seu blog. Estou infinitamente na dúvida. Pode nos dar uma dica de local com movimento à noite, mas romântico e com fácil acesso às demais partes da cidade. Adoramos andar a pé e por ser nossa primeira vez em Paris provavelmente vamos nos concentrar nos roteiros clássicos. Abraços, Cristiane
Rodrigo Lavalle
Cristiane, aqui estão nossas dicas de hotéis românticos e bem localizados: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-dormir/hoteis-de-charme-paris/.
Abraços.
mara
Bom dia ! Parabéns pelo blog, excelentes dicas.
Estou indo a Paris com mais três pessoas dia 27/04 e reservamos o Hotel Du Bois Champs Elysees. Gostaria de saber quanto ao deslocamento para pontos turísticos, metrô e ônibus se é fácil ou seria melhor outra região. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Mara, a região é boa e segura. Os deslocamentos serão simples. Na estação Charles de Gaulle – Étoile (8 minutos de caminhada do hotel) vocês poderão pegar o metrô linha 1 para ir até os principais pontos turísticos da cidade. Peguem a linha 6 para irem à Torre Eiffel.
Abraços.
luciana
Rodrigo,tudo bem/ja ouviu falar da Airbnb?achei um studio super simpatico Odeon/Notre Dame.gostaria de sua opiniao.Obrigada
Rodrigo Lavalle
Luciana, esse site é super conhecido, confiável e utilizado no mundo inteiro. Quanto aos apartamento, tem de tudo, coisas boas e ruins.
Abraços.
Paula
Olá Rodrigo, tudo bem? Estou indo a Paris no início de abril e ficarei no Hotel Du Parc – Montparnasse. Ele fica na rua Jolivet, 75014, quase esquina com Boulevard Edgar Quinet. e próximo à Gare Montparnasse O que acha desse local? É seguro? Afastado demais? Sabe se por perto há restaurantes? Desde já agradeço e parabenizo pelo lindo e imprescindível blog de utilidade pública!
Rodrigo Lavalle
Paula, o local é seguro. Um pouco afastado do centro turístico, vocês terão sempre que usar o transporte público. Próximo, nos boulevares Raspail e Montparnasse, você vai encontrar muitos restaurantes. Leia esses artigos sobre a região: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/montparnasse/.
Abraços.
Helena Jahara
Boa tarde Rodrigo. Somos 6 adultos e 1 criança de 10 anos. Estou criando um roteiro que caiba para adultos e criança. Pretendemos ir aos principais pontos turísticos e poucos museus (Louvre e D`Orsay). Mas todos gostam de caminhar, comer, admirar a cidade. Qual (s) região vc indica e por quê? Vc conhece alguém que pudesse nos acompanhar nos passeios fora da cidade? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Helena, fique em Saint Germain ou no Marais, são regiões mais simpáticas, centrais e com muitas opções de restaurantes e lojas.
Vocês querem um guia ou um serviço de transfer? Escreva para as empresas de traslado e passeios que nós indicamos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/.
Abraços.