Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Lourivaldo De Lima
Rodrigo, muuuito bom seu blog parabéns cara!
Queria um help, viajo para França em 14/02 fico lá uma semana. tens um bairro em especial para me indicar? de preferencia que facilite minha locomoção na cidade. se tiver mais alguma dica fique avontade todas as que li até agora estão me ajudando muito a definir meu roteiro.
abraço
Rodrigo Lavalle
Lourivaldo, o blog é todo de dicas! Os bairros/distritos mais centrais são o 1°, 2°, 4°, 5°. Regiões do Louvre, do Marais, Saint-Germain, da Opéra, da Madeleine.
Abraços.
Isabela
Olá! parabéns pelo blog, muito bom mesmo. Minha irmã mora em Paris pois estuda em Sorbonne, mas a dona do apartamento com quem ela divide vive brigando com o namorado e minha irmã não agüenta mais viver lá. A localização é muito boa, é na montparnasse Bievenue. Ela quer se mudar para um bairro mais barato ( no caso alugar um local só pra ela), mas ela n sabe onde exatamente…..alguma dica?
Rodrigo Lavalle
Isabela, bairros mais baratos são os mais afastados. Tente no 18, 19 e 20 arrondissements.
Abraços.
Ana Cristina
Oi .. Parabens pelo Blog.
Estou fazendo um curso em roeun ..mas no final do mês vou ficar 3 dias no distrito 5 ai no jardim de Luxembourg .. gostava de saber se é fácil ir a Torre eiffel , disneyland e l’ouvre partindo dai …abraços
Rodrigo Lavalle
Ana, é fácil sim. O metrô de Paris cobre a cidade toda. Para ir à Disney você tem que pegar o trem RER A4.
Abraços.
Diogo
Olá Rodrigo! Tudo bem? Parabéns pelo BLOG! Tentarei ser objetivo. Estou matriculado em um curso em Argenteuil, fora de Paris. Procuro um lugar para alugar (studio ou alojamento de estudante) preferencialmente em Argenteuil ou Colombes para não despender muito tempo em transporte público. Me indicaram Paris. Vi que nem sempre o mais perto é o mais curto em termos de transporte. Vc teria também alguma(s) dica(s) de onde ficar em Paris (seguro e tranquilo) em que gastasse menos tempo no metrô até Argenteuil? Obrigado e Abraços, Diogo
Rodrigo Lavalle
Diogo, não conheço Argenteuil mas pesquisando vi que o acesso de Paris até lá se dá por trem que sai da Gare Saint-Lazare. O ideal seria você ficar na região, arrondissements 8, 9 ou 17.
Abraços.
Bernardo
Rodrigo,
Eu e meu namorado ficaremos em Paris de 30/12 a 06/01/2015. Iremos alugar um apartamento. Li tudo sobre os bairros, mas ainda não consegui bater o martelo sobre o local ideial. Gostamos de curtir a noite, adoramos comer bem e barato e adoraríamos conhecer a cidade a pé, recorrendo ao metro nos momentos de maior cansaço mesmo. Nosso foco está em Marais, St. Germain e Bastille. Acho Marais mais perto dos pontos turísticos. Bastille exigirá maiores pernadas, o que no inverno pode não ser a melhor opção. Qual dois 2 oferece a melhor vida noturna? E o que você diz de St. Germain, vale a pena? Tem vida agitada a noite? Dá pra fazer muita coisa a pé? Você sugere outro bairro?
Obrigado desde já pela atenção.
Abraços
Rodrigo Lavalle
Bernardo, opte pelo Marais, a região é cheia de lojas interessante, bares, cafés, restaurantes e pequenas boates. Saint-Germain é meio careta.
Abraços.
joao de paula
Ola rodrigo, tudo bem
Amigo, ficarei no holiday in canal de la villette.
O que acha da regiao ?
Um grande abraço
Joao
Rodrigo Lavalle
João, exatamente onde fica o hotel, às margens do canal, é uma região bem simpática. Existem 2 cinemas e vários bares ao longo desse canal. Para além do canal não existe muita coisa.
Abraços.
Natália
Olá Rodrigo, primeiramente parabens pelo site! Adoro, cheio de informações bacanas.
Vamos lá, preciso de uma ajudinha sua! Rsrs
Em junho/15 estarei em lua de mel e ficarei 7 dias em Paris. Primeira vez na cidade, então buscamos bairros mais centrais, que dê para fazer coisas a pé, bares, restaurantes, lojas, seja seguro, enfim. Olhando alguns hoteis achei 1 otimo custo beneficio no 3 eme: Paris France Hotel. Fica bem do ladinho doa estação Temple. Mas vc n citou o 3eme no seu post. Ele nao e central? E um bom lugar para se hospedar?
Outra perguntinha: mes de junho faz mt calor?
Achei alguns bons hoteis sem ar/ventilador, mas n sei como ta o clima ao certo. Fim d primavera (13 a 20 de junho)
Abraço!
Rodrigo Lavalle
Natália, o 3 é central mas não tanto quanto o 1 e o 4 e algumas áreas do 5, 6 e 8. Perto da estação Temple é ótimo, fica próximo ao Marais (bairro super cool cheio de lojas, bares e restaurantes) e da Place de la République onde passam várias linhas de metrô. Junho ainda não é quente de precisar usar ar condicionado.
Abraços.
antonio
ola boa noite estou indo em dezebro agora meu hotel e em montparnasse oque que voce acha da regiao?
Rodrigo Lavalle
Antônio, a região é boa e segura com boas opções de restaurantes. Leia os artigos que escrevemos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/passear/por-bairro-passear/montparnasse/.
Abraços.
Maria Machado
Rodrigo, boa tarde
Tenho encontrado várias opções para locação, é-me sempre pedido os dados pessoais,tais como o e,mail e passward. Como existem muitas vigarices tenho receio de encontrar alguém que pretenda viciar os meus dados. Como fazer para resolver esta questão?
Rodrigo Lavalle
Maria, você tem que se cadastrar nos sites para poder efetuar as transações. É a senha de cadastro no respectivo site que está sendo pedida. Esses sites são seguros e extremamente conhecidos na França. Além deles não sei te informar como você poderia alugar um apartamento de longa temporada sem estar em Paris.
Abraços.
Franklin goncalves
Pretendo passar três meses em paris. No seu entendimento qual seriam as melhores opções tendo presente a segurança e tranquilidade das regiões. Somos um casal de idosos com boa autonomia.
Rodrigo Lavalle
Franklin, a região de Saint-Germain e do Marais.
Abraços.