Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Maria Clara
Olá! Vou para Paris na primeira semana de Novembro e estou pensando em ficar no hotel France Louvre, fica na Rua de Rivoli entre as estações do Hotel de Ville e St. Paul. Ao que tudo indica isso fica no Le Marais. O que vocês acham da localização, principalmente quanto à segurança já que estou indo com a minha mãe? E há vários mercadinhos e lancherias nessa região? Outra coisa que me preocupa é o barulho à noite…
Ainda se vocês souberem me responder, tenho 18 anos e cidadania italiana, tenho entrads de graça nos museus que tem essa política dos 18 aos 26?
Muito obrigada desde já!
Rodrigo Lavalle
Maria Clara, localização boa e segura. Região com muitas opções de lojas, cafés, restaurantes. Geralmente as janelas isolam o barulho e o frio. Você só teria entrada de graça nos museus se residisse na Europa.
Abraços.
Selma Carvalho
Rodrigo,
Vamos a Paris em outubro e ainda estou escolhendo hotel. Hoje pensei em fechar com o Best Western Premier Louvre St Honoré devido à localização. Me preocupo com o ambiente das ruas próximas à noite. É uma região mau frequentada e perigosa?
Rodrigo Lavalle
Selma, a região é bem central e segura. Não há com o que se preocupar.
Abraços.
Gabriela
Olá Rodrigo,
Vou para Paris em dezembro e reservei um hotel em Saint German des Pres. Como é inverno e escurece cedo gostaria de uma área mais movimentada até tarde, que seja mais segura. Escolhi certo ou devo mudar? Obrigada.
Tássia
Vale a pena se hospedar na região do Palais Royal? Estou vendo apartamentos por ali e gostaria de saber se é uma área segura e de fácil acesso.
Obrigada!
Abraços.
Rodrigo Lavalle
Tássia, vale a pena sim. A região é segura e super central.
Abraços.
Flavia
Ola rodrigo! Farei um estagio no hopital st louis, e achei um ap bacana no 3eme arrondissement entre as estaçoes temple e arts et metiers, mas voce nao fala do 3eme nesse post. Nao seria um lugar legal de ficar? Gostaria de ficar em um local mais seguro, e que tivesse comercio proximo, locais para passear a noite… O que acha?
Rodrigo Lavalle
Flávia o 3ème é um bairro excelente e fica relativamente perto do Hôpital St Louis. A região é comercial e possui muitos restaurantes, bares, cafés e lojas.
Abraços.
FERNANDA
Olá, vou passar uma semana em Paris com meu marido e, a princípio, estou pensando em reservar um quarto no Radisson Blu Le Dokhan’s Hotel (Trocadero). O que acha?? Muito longe ou dá pra conhecer bem os pontos turísticos (a pé ou metrô)?? Também vamos fazer um bate e volta até Londres, é muito longe a estação??
Rodrigo Lavalle
Fernanda, o Trocadéro é uma região nobre e sofisticada. Você consegue ir andando até alguns pontos turísticos e para outros você terá que pegar o metrô (super simples e rápido). A estação de onde sai o trem para Londres é a Gare du Nord, fica um pouco afastada mas nada que o metrô não resolva.
Abraços.
Chris Nava
Rodrigo, boa noite! Vou fazer uma viagem a trabalho em Setembro para Paris. Uma semana desfrutando do Paris Week Design, estou na dúvida se fico no Grand Hotel Palais Royal, próximo ao Louvre, ou Madison Hotel na Saint Germain. Somos duas mulheres, e estou comerceio da região do Louvre ser perigosa a noite. Att. Chris Nava
Rodrigo Lavalle
Chris, a região do Louvre não é perigosa a noite. Eu ficaria no Grand Hotel Palais Royal. O Palais Royal é charmosíssimo e você vai estar mais central e próxima de tudo: rue Saint Honoré e suas lojas, Opéra, Marais.
Abraços.
Reinaldo
Ola.
primeiro quero dizer que o teu site é muito bom, estou aprendendo muito com ele, muito esclarecedor.
Estou indo pela primeira vez a Paris pra ficar 25 dias em dezembro e janeiro e estou um pouco apreensivo, pois acabei optando por um hotel que me parece distante dos lugares que pretendo conhecer. Vou ficar no hotel Buttes, que fica no bairro 19. O que me conforta nele é o valor e bem próximo ter o metrô. Me preocupo com o fato de não falar francês e acabar tento dificuldade para chegar nos lugares que pretendo conhecer.
Você conhece a região?
att.,
Rodrigo Lavalle
Reinaldo, estude e tenha o mapa do metrô com você (você pode imprimí-lo a partir desse link http://www.ratp.fr/plan-interactif/, à direita da página em “Impression”). Descubra a estação de metrô mais próxima do local que você pretende conhecer e descubra no mapa qual linha e qual trajeto você deverá fazer.
Essa região, apesar de não ser muito central, é bem animada. De um lado há o Canal d’Ourcq com 2 cinemas, bares e restaurantes e do outro o Canal Saint-Martin com muitos bares, restaurantes e lojas.
Abraços.
Bruno
Caro Rodrigo, irei passar 1 semana em Paris no ano que vem. A empresa de turismo está recomendando o Elysees Opera Hotel, localizado na Rue de Turin, 17. Você acha que vale a pena se hospedar lá? O acesso a metrô e à região turística fica prejudicada? É segura a região? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Bruno, a região é segura. Talvez um pouco escondida. Você está perto da gare Saint-Lazare (muitas opções de metrô) e relativamente perto da região da Opéra.
Abraços.
Jean Franciscon
Rodrigo boa noite
Vou trabalhar em Bobigny e estamos procurando um local para morar, não queremos alugar algo grande talvez um apartamento, tenho 2 filhos uma de 07 e outro de 06, penso em ter escola boa pública mas com o sistema CLIN de adaptação das crianças e talvez eu e minha esposa faremos um curso de francês para acelerar o aprendizado e cultura francesa.
O que você sugere amigo? Que local seria interessante?
Muito obrigado
Rodrigo Lavalle
Jean, não sei te informar quais escolas possuem esse sitema CLIN. Bobigny é servida pela linha 5 de metrô, considerando regiões próximas a essa linha que seriam interessantes de morar teríamos, por ordem de proximidade à Bobigny: boulevard Richard-Lenoir, Bastilha, região do Jardins des Plantes e Place d’Italie. Não descarte a possibilidade de morar em Bobigny. Pesquise com pessoas que trabalhem na empresa onde você vai trabalhar, não baseie sua escolha somente na minha opinião.
Abraços.