Alguns leitores nos sugeriram escrever sobre os bairros de Paris. Informações sobre as características básicas dos 20 arrondissements (distritos) da cidade pode ajudar na escolha de hotéis ou apartamentos para alugar.
Veja abaixo as características básicas dos bairros de Paris, sem esgotar o assunto com descrições precisas dos diversos sub-bairros e de certas ruas que às vezes fogem das características maiores.
O parisiense se orienta em termos de margem esquerda, margem direita, bairros do oeste e bairros do leste parisiense. Leiam o artigo que escrevi sobre a maneira parisiense de classificar e se orientar em Paris.
O ideal para o turista que quer evitar longas viagens de metrô seria escolher os bairros do centro da cidade. Estou falando dos arrondissements (bairros) 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, o sul do 9. Estes são os bairros mais bonitos, onde se encontram os principais pontos turísticos da cidade. Os principais museus e monumentos também. Uma amiga, parisiense radical, diz que Paris termina nos limites destes bairros citados. O resto não é Paris. Eu não concordo com ela mas enquanto turista gostaria de saber que a Paris imaginária, a Paris dos sonhos difundida em cartões postais e filmes está concentrada nos arrondissements acima citados.
Característica-chave dos bairros parisienses
O 1° é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4° é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5° é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6° e o 7° os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7° burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6° elegante e intelectual (a Saint Germain icônica).
O 8° o bairro da alta costura, dos negócios, da avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9° o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, FNAC, Gap, Fauchon…
O norte do 16° é o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12°, 13°, 14°, 15° e 17° são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12°, 13°, 14° e 15° são bairros de classe média, o 17° oeste bairro residencial elitista o 17° leste mais popular.
O 10°, 11°, 18°, 19° e 20° são os bairros populares da cidade sendo que o 10° e o 11° estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.
Não se esqueçam que isso são linhas gerais, a Montmartre turística, por exemplo, se encontra no 18°.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Qualidades e defeitos dos bairros de Paris. Onde se hospedar?
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1089 Comentários
Renata
Olá, eu e marido iremos pela 1ª vez a Paris em fevereiro. Ainda não conhecemos nada de Europa e não faço ideia de onde ficar. Minha mãe me indicou a Rue de Rennes, mas achei muito longe dos principais pontos turísticos e dos pontos de parada do ônibus hop on hop off em que faremos o city tour. Busquei hoteis próximos ao Louvre, na Rue de Rivoli, mas tenho medo de não ser uma boa localização. Alguma sugestão?
Rodrigo Lavalle
Renata, perto do Louvre e na rue de Rivoli, existem hotéis ótimos, alguns dos melhores de Paris. A região é ótima e super central. Nesse link você encontra as sugestões do Conexão Paris de hotéis na região: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/1o-arrondissement-paris/.
Abraços.
Hewerton
Olá Lina!
Primeiramente gostaria de agradecer pelas inúmeras dicas, certamente facilitarão e muito nossas vidas!!! Então, estaremos em Paris entre os dias 17/01/14 e 23/01/14, chegaremos de trem de Amsterdam pela estação Gare du Nord. Estamos em dúvida sobre qual hotel se hospedar, temos duas opções bem distintas e gostaríamos de sua opinião:
1º opção: Hôtel La Manufacture – 8 Rue Philippe De Champagne Paris 75013 (Place d’Italie),
2º opção: Hôtel Libertel Montmartre Duperré – 32 rue Duperré – 75 009 Paris (Pigalle).
Muito Obrigado!!!
Rodrigo Lavalle
Hewerton, eu prefiro o Hôtel Libertel, a região é mais movimentada e interessante. Nos dois casos você estará um pouco afastado do “centro turístico” da cidade.
Abraços.
Gabriela Gastão
A Localização do Hotel La Demeure é: 51 Boulevard Saint Marcel, Paris, 75013 França 0800-762-1295.
Obrigada
Gabriela Gastão
O que você acha da localização do Hotel La Demeure?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Gabriela, boa localização. Região bonita e tranquila.
Abraços.
Ana
Obrigada, Rodrigo. Adorei o blog, todas as dicas que encontrei e a rapidez com que vocês respondem!
Abraços
Ana
Olá,
Estarei em Paris com meus filhos em Janeiro de 2014. Estou pesquisando hoteis e apartamentos self-catering. Vi um que fica no centro de Paris Metrô Goncourt e République, 10, rue Bichat 75010.
Você recomenda? É seguro? Fica muito distante dos pontos turísticos? Alguma ideia do tempo de viagem de metrô até as principais atrações? É uma área simpática?
Obrigada
Ana
Rodrigo Lavalle
Ana, é uma região em transformação de algo mais “áspero” para algo mais “cool”. Se você andar na rua Bichat até o fim dela você chega na região do Canal Saint-Martin que possui muitos restaurantes e lojas legais. Foge um pouco do turismo tradicional. Eu particularmente adoro a região. Em Goncourt você pode pegar a linha 11 e trocar pela linha 1 (a linha mais “turística”) em Hôtel de Ville. Isso demora uns 20 minutos.
Abraços.
Fabio
Lina, estarei passando o reveillon em paris e reservei o hotel Crowne Plaza Republique, me falaram que a região da Pl de La republique é mau frequentada , esta informação é procedente?
Obrigado pela ajuda
Rodrigo Lavalle
Oi, Fábio, a Place de la Republique fica no limite entre vários arrondissements, alguns bons e outros nem tanto. De lá você pode ir a pé para dois dos quartiers que eu mais gosto em Paris: o Marais e o Canal Saint-Martin. Antigamente (2 anos atrás) haviam muitos moradores de rua por ali mas hoje em dia a praça foi reformada e virou um espaço público bem utilizado pela população em geral. Além disso por lá passam muitas e importantes linhas de metrô. Pode ir tranquilo.
Abraços.
Leonardo
Lina, parabéns pelo blog. O hotel Staycity próximo ao Garre de l´Lest é um bom lugar para se hospedar?
Lina
Leonardo
A região da Gare de L’Est não é bonita. Normalmente as estações ferroviárias atraem população um pouco marginal.
Estes são os defeitos. As qualidades: estar em Paris (porque muitos leitores se hospedam fora de Paris), muitos meios de transporte. E, o mais importante, a área não é nem mais nem menos perigosa que as outras regiões de Paris. Se gostou do hotel e do preço, fique nele.
Marcela
Lina, obrigada pela resposta! Sem dúvida nenhuma! Eu não estava nem um pouco preocupada, minha amiga que me assustou. Estarei na cidade dos meus sonhos e serei a pessoa mais feliz do mundo por 5 dias, afinal a primeira vez em Paris ninguém esquece não é mesmo? Obrigada por tudo! Bjs
Marcela
Corrigindo 10 emè, o que vc acha? É ruim mesmo? “Reservei um apartamento no 2 emè, porém uma conhecida que esteve em Paris me disse que o lugar é péssimo, cheio de árabes. Eu não vejo motivo para ser péssimo por causa dos. Vc conhece a rua Feaubourg Saint Denis? “Me ajude, fiquei super preocupada!Obrigada!Lina
Lina
Marcela
O 10ème é um bairro popular e com população de origem das antigas colônias francesas. Não se trata de um lugar perigoso. Não é bonito. Mas pelos menos você está em Paris, não é?